All4Wine

Notícias, novidades e fornecedores do mundo do vinho

Notícias, novidades e fornecedores do mundo do vinho

Segredos da Uva Syrah e seleção de rótulos imperdíveis para brindar

Foto: Divulgação

Sommelier da Cantu mostra como estes são vinhos de caráter e versáteis

Em comemoração ao dia da uva Syrah, que este ano é comemorado dia 28 de julho, também conhecida como Shiraz em algumas regiões, é importante destacar a relevância dessa variedade no mundo do vinho. O sommelier Sérgio Cruz, da Cantu Importadora, compartilha algumas curiosidades sobre essa uva versátil, além de apresentar alguns vinhos do portfólio da importadora disponíveis para os brasileiros.

Embora acredite-se que a origem da uva Syrah tenha sido na antiga cidade de Shiraz, no atual Irã, foi na região do Vale do Rhône, na França, que ela se tornou mundialmente conhecida e a mais cultivada para produzir vinhos famosos, como o Côte-Rôtie e o Hermitage.

“A uva Syrah possui uma notável capacidade de adaptação, sendo usada para produzir tanto vinhos tintos encorpados, ricos e intensos, quanto vinhos mais leves e frutados, dependendo do terroir e do estilo de vinificação. Sua presença é marcante em diversos países, incluindo Austrália, Estados Unidos, África do Sul, Chile e Espanha. O interessante é que, apesar de ser cultivada em diferentes regiões, os vinhos produzidos apresentam características distintas dos vinhos franceses, demonstrando a riqueza dessa variedade”, explica o sommelier.

Na Austrália, os vinhos Syrah são verdadeiros ícones e destacam-se por sua potência e intensidade frutada. Um exemplo é o australiano Yellow Tail Syrah, um vinho moderno e jovem com aromas frutados e especiarias doces, de paladar vibrante, que harmoniza perfeitamente com uma pizza de pepperoni.

No Chile, a uva Syrah também tem papel de destaque. O Ventisquero Grey Syrah, que passa por um período de amadurecimento de 18 meses em barricas francesas e mais oito meses em garrafa, é uma varietal Single Block de personalidade marcante, com taninos redondos e maduros. Ele combina excelentemente com pratos de carne de caça, como Javali assado, podendo até mesmo levar um pouco de Syrah na receita para aprimorar a experiência.

Outro vinho chileno que se destaca no portfólio da importadora é o Pangea Ventisquero Syrah, que repousa por 18 meses em barricas francesas e é produzido na região Valle Apalta. Com aromas de frutas pretas, mirtilo e cerejas, este vinho possui boa estrutura, acidez equilibrada e taninos perfeitos. Para Sérgio Cruz, a harmonização perfeita para esse vinho é com um churrasco de Tomahawk marinado com ervas frescas e especiarias.

“As características da uva Syrah são notáveis, com sua casca grossa e escura contribuindo para a rica cor vermelha da bebida. Além disso, a alta concentração de taninos e os sabores de frutas escuras, como ameixa e cereja, tornam os vinhos produzidos com essa uva uma experiência sensorial única. Os exemplares mais premium têm um excelente potencial de envelhecimento, podendo ser guardados por décadas, o que resulta em uma evolução de sabores e texturas, tornando-os mais complexos e suaves com o passar do tempo.”, conclui Sérgio Cruz.

A uva Syrah continua sendo uma das preferidas entre os enófilos e produtores de vinho em todo o mundo, e suas características distintas a tornam uma variedade fascinante para apreciar e explorar. No dia 28 de julho, é o momento perfeito para celebrar essa uva tão especial e brindar com os vinhos excepcionais que ela proporciona.

Divulgação: Hercog Comunicação

Utilizamos cookies em nosso site seguindo os Termos Gerais de Uso e Política de Privacidade.
Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.