All4Wine

Notícias, novidades e fornecedores do mundo do vinho

Notícias, novidades e fornecedores do mundo do vinho

Dia da Sangria: bebida refrescante e de menor teor alcoólico tem adeptos no mundo inteiro

Foto: Divulgação

Neste 20 de dezembro, saiba um pouco mais sobre a história dessa bebida e como harmonizar, com dicas do sommelier da Cantu Grupo Wine

A Sangria, conhecida por sua refrescância e charme nas mesas ao redor do mundo, ganha novas nuances quando explorada a diversidade de vinhos que podem compor a bebida. Com baixo teor alcoólico e uma paleta de sabores que agrada aos mais distintos paladares, a Sangria vai bem tanto em reuniões descontraídas entre amigos quanto em celebrações mais especiais. Existem versões da Sangria conforme a localidade, mas o que não pode faltar, além do vinho escolhido para seu preparo, são as frutas cortadas em cubinhos. Pode ser melão, laranja, uvas, kiwi, abacaxi, morango e maçã, junto de um licor de frutas e água gaseificada – que pode ser substituída por refrigerante de limão.

O dia 20 de dezembro foi escolhido como o Dia Mundial da Sangria e os primeiros registros da bebida ocorreram por volta de 1700, na Península Ibérica, na região de Andaluzia, na Espanha. Depois, popularizou-se em Portugal, Grécia e Inglaterra. Na América do Sul, a bebida também tem seus apreciadores, tanto que Peru, Equador, Uruguai, Venezuela e Brasil dedicam-se à produção.

Uma curiosidade é que quando o vinho branco se torna a base, a Sangria se transforma num Clericó, revelando uma identidade única e cativante. Para aproveitar essa data, o sommelier da Cantu Grupo Wine, Sérgio Cruz, indica dois rótulos da Tradicional, da Espanha, que são Sangrias já prontas para beber ou misturar com frutas.

 

As embalagens por si só já chamam a atenção. Elaborada a partir das variedades de uvas Sauvignon Blanc e Tempranillo, a Lolea Tinto apresenta uma fusão única, reunindo não só o sabor das uvas, mas também a adição harmoniosa de suco de limão e laranja, enriquecido por nuances de frutas vermelhas e a delicada presença de baunilha em sua composição.

Já Lolea Branco é uma Sangria produzida a partir das castas Airén, Chardonnay e Macabeo, com suco de laranja e limão, e aprimorada por sutis notas de canela e a exuberância de sabores tropicais.

“A Sangria, com suas raízes na ensolarada Espanha, destaca-se pela diversidade de sabores, revelando-se uma verdadeira obra-prima de harmonização entre vinhos, frutas e especiarias. É uma bebida refrescante e de baixo teor alcoólico. Minha sugestão é harmonizar a Sangria tinta e branca com aperitivos de frutos do mar e pratos autênticos da culinária japonesa”, destaca o sommelier.

Dicas de compra:

Lolea n° 1 – https://www.emporiodomundo.com.br/produtos/lolea-sangria-tinto-n-1-espanha/

Lolea n° 2 – https://www.emporioitie.com.br/produtos/sangria-espanhola-lolea-branco-750ml/

Divulgação: Hercog Comunicação

Utilizamos cookies em nosso site seguindo os Termos Gerais de Uso e Política de Privacidade.
Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.