All4Wine

Notícias, novidades e fornecedores do mundo do vinho

Notícias, novidades e fornecedores do mundo do vinho

Conheça exemplares de vinhos 100% veganos

Sommelière da Wine apresenta seleção especial de rótulos para celebrar o Dia Mundial do Veganismo

A pergunta que não quer calar no Dia Mundial do Veganismo é: como escolher um vinho 100% livre de produtos de origem animal? Talvez o questionamento possa parecer estranho, já que o vinho é uma bebida elaborada apenas com uvas, mas a grande verdade  é que alguns exemplares podem ser inadequados para o público vegano. Para diferenciá-los, vale observar como é realizada a produção de cada vinícola, pois alguns podem conter produtos de origem animal utilizados ao longo do seu processo produtivo.

“Há vinícolas que os incluem, por exemplo, nas etapas finais da produção, processos como a clarificação e a filtragem de resíduos sólidos. Para clarificar o vinhos e torná-los límpidos e separar todas as impurezas capturadas pela clarificação, é possível utilizar caseína (proteína do leite), albumina (proteína do ovo), clara de ovo, gelatina animal e isinglass (cola de peixe)”, comenta Marina Bufarah de Souza, sommelière da Wine, maior clube de assinatura de vinhos do mundo e líder no ranking de importação do Brasil.

A boa notícia é que nem todo vinho passa pelos processos de clarificação e filtragem, mas quando passam, os produtores podem optar pelo uso de produtos minerais, o que torna a bebida adequada para veganos. Porém, ainda não existe obrigatoriedade de informar nos rótulos se um vinho é vegan friendly ou não. As certificações que atualmente são exibidas algumas garrafas podem ser caras e burocráticas, o que impossibilita que alguns produtores, sobretudo os menores, as adquiram.

“O segredo é sempre verificar o rótulo e o contrarrótulo, além de checar as fichas técnicas, que podem especificar essa informação. Então, apaixonado por vinhos e adepto ao veganismo, saiba que existem cada vez mais opções pensadas pelos produtores”, complementa a sommelière da Wine.

Confira a seguir uma seleção pra lá de especial, que contempla rótulos veganos para todos os gostos.

1- Espumante Ballade by Miolo Brut

As deliciosas borbulhas do Espumante Ballade by Miolo Brut, elaborado no Vale do São Francisco, com as variedades Chenin Blanc, Sauvignon Blanc e Verdejo, são uma agradável surpresa. A linha Ballade é uma parceria exclusiva da Wine com a Miolo, que traz vinhos tranquilos e espumantes de diferentes estilos, todos adequados para veganos.

2 – Baron Philippe de Rothschild Mas Andes Sauvignon Blanc 2020

Para os amantes de vinhos brancos, esta é uma alternativa bem refrescante. O Baron Philippe de Rothschild Mas Andes Sauvignon Blanc 2020 traz uma acidez vibrante, perfeita para os dias de verão. Elaborado pela vinícola chilena Baron Philippe de Rothschild, apresenta toda a expertise da famosa dinastia de produtores franceses e a máxima expressão de um terroir que combina as melhores variedades de uvas. Todos os vinhos desta linha são veganos, o que abre um leque bem variado de opções entre tintos, brancos e rosés.

3 – Esteban Martín D.O.P. Cariñena Garnacha Rosado 2020

Não poderia ficar de fora desta lista a versatilidade dos rosés. Para representar a categoria, a sugestão é o Esteban Martín D.O.P. Cariñena Garnacha Rosado 2020, produzido no nordeste da Espanha e com notas de framboesa, cereja e rosas. Além de veganos, os vinhos da vinícola também são orgânicos, resultado de uma abordagem sustentável no cultivo das uvas sem agrotóxicos.

4 – Pérez Cruz Winemakers Selection D.O. Maipo Andes 2021

É no Vale do Maipo Andes, região central do Chile, que desde 2002 a Viña Perez Cruz entrega uma identidade única a seus vinhos, elaborados em vinhedos de baixos rendimentos, sem utilização de componentes de origem animal, num dos terroirs mais reconhecidos pela excelência com as variedades tintas. No exemplar Pérez Cruz Winemakers Selection D.O. Maipo Andes 2021, a Cabernet Sauvignon é a grande protagonista, expressando frutas vermelhas, com elegante toque herbáceo e de especiarias, bem como bom volume, potência e equilíbrio em boca.

https://www.wine.com.br/

Divulgação: Bruno Costa

Utilizamos cookies em nosso site seguindo os Termos Gerais de Uso e Política de Privacidade.
Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.