All4Wine

Notícias, novidades e fornecedores do mundo do vinho

Notícias, novidades e fornecedores do mundo do vinho

Yeferson Avila é o novo campeão global do Bartenders & Baristas Challenge

Foto: Divulgação

Yeferson Avila, bartender do Cardinal Bar e do restaurante Mar y Zielo, na Colômbia, é o grande campeão global da sexta edição do Licor 43 Bartenders & Baristas Challenge, edição que marcou o retorno da competição em formato presencial após três anos sendo realizada virtualmente.

A final, realizada em Gran Canária, na Espanha, reuniu os melhores profissionais da mixologia e do barismo do mundo todo para mostrarem suas experiências e criatividade na arte de combinar Licor 43 e café. Esta edição contou com finalistas de nove nacionalidades, como o Brasil – representado pelo bartender paulistano Andre Caveagna, Espanha, Reino Unido, México, Estônia, Austrália, Alemanha, Colômbia e Estados Unidos.

O bartender Yeferson Avila agradou geral o time de jurados e levou a melhor com o drink Armonía, receita que leva 23ml de Licor 43, 30ml de café espresso, 40ml de extrato de abacaxi e 2gr de coco torrado. Em segundo ficou o mexicano, Cristian Ponce, com o Alquimista 43, coquetel composto por 30ml de Licor 43, 30ml de café espresso, 25ml de vermute rosso, 2 dashes de angostura bitters e casca de laranja como guarnição.

Na terceira colocação ficou o estoniano Raimond Ummus com o drink Ruibarbo 43, que leva 40ml de Licor 43, 12.5ml de café espresso, 10ml do sumo do abacaxi, 20ml de suco de lima, 11g de ruibarbo, 7g de gengibre e uma guarnição composta por folhas de abacaxi e flores.

O vencedor ainda levou um cheque para investir em equipamentos profissionais e cursos de desenvolvimento de carreira e já está garantido como um dos jurados para a grande final do ano que vem.

Nesta edição o painel de jurados foi liderado pelo holandês campeão internacional de barismo Marijin Gijsbers, envolvido com a competição desde 2019, pela mixologista americana Lynnete Marrero, conhecida por criar a primeira competição de speed bartender feminina do mundo, a Speed Rack, e, ao lado deles a brasileira de Natal campeã global de 2021, Thalita Freire, com seu drink Tropicália, que leva suco de maracujá entre os ingredientes da receita.

“Foi muito bom estar de volta à nossas finais presenciais globais e regionais, onde todos os finalistas puderam se conhecer e trocar experiências”, diz o diretor global de marketing e inovação da Zamora Company, Julian Fernandez.

“Gran Canária é o lar da plantação de onde obtemos o café para o Licor 43 Baristo, e por isso nos sentimos em casa aqui também. Além disso, essa é uma viagem educativa e todos os participantes ficaram imersos no universo de Licor 43 e do café, para que juntos possamos estimular a criatividade de cada um para drinks com café.

O café faz parte da história do Licor 43, desde o Café Asiatico em Cartagena até o Café Barraquito em Tenerife, na década de 1950, para o Carajillo, a famosa combinação que leva Licor 43, café espresso e gelo. “O Carajillo foi um catalizador para que as pessoas enxergassem as infinitas possibilidades de combinar ingredientes para drinks e até sobremesas com licor 43”, explica Tomas Lellis Vieira – gerente da Zamora Company para a América Latina e um dos jurados dessa edição da etapa nacional. “ A competição vem crescendo ano após ano em todo o mundo e o mais legal é acompanhar o desenvolvimento e a troca de conhecimento entre Bartenders & Baristas do mundo todo”, finaliza Vieira.

Divulgação: Lucia Paes de Barros Assessoria de Comunicação

Utilizamos cookies em nosso site seguindo os Termos Gerais de Uso e Política de Privacidade.
Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.