Saiba como usar esse acessório aliado do seu vinho
Sabe para que serve e como usar um decanter? O Sommelier da Wine Traider – plataforma de vinho raros e antigos, Gustavo Giacchero explica o propósito desse acessório comum usado em vinhos de guarda.
Giacchero mostra o passo a passo do uso, como cuidar desse recipiente, explica sua finalidade e quais vinhos não devemos decantar.
Porque usar um decanter?
Decantar, trata-se de separar o líquido de suas partículas. Além de desprender as resíduos sólidas (borras) que podem ter na bebida, o decanter também enaltece as notas aromáticas e gustativas mais importantes e presentes no vinho. “O álcool que exala na decantação exclui aquela sensação quente que tem na bebida; consequentemente os aromas se tornam mais perceptíveis e por fim, o vinho se torna mais equilibrado”, explica Giacchero.
Passo a passo do uso
Segundo Gustavo, é importante respeitar as etapas, com cuidados com a limpeza até a forma de despejar o vinho na taça. “Primeiro, é importante identificar se o decanter está devidamente limpo, sem nenhuma impureza ou poeira; depois devemos tirar a cápsula do gargalo da garrafa, pois sem a mesma, é possível identificar com maior facilidade alguma partícula sólida no vinho ao fazer o ato de decantação”.
O sommelier conta que se deve passar o líquido devagar da garrafa para o decanter, mas com uma dica importante: “o finalzinho da garrafa não deve ir diretamente para o decanter, e sim para uma taça. Caso tenha sedimentos, ficará separado de toda bebida que está dentro do utensílio”.
Que vinhos não se decanta?
O decanter é indicado para vinhos mais encorpados, com uma certa idade de evolução na garrafa e também rótulos que não são filtrados (informação consta no contra-rótulo). Já os vinhos leves e delicados, não são recomendados a serem colocados em decantação.
A Wine Traider é especialista em rótulos importantes e as sugestões, que certamente vão precisar de um decanter são:
CHÂTEAU LATOUR 1989 (R$ 6.900)
Serviço: Wine Traider – Marketplace do vinho