
Depois dos premiados Chardonnay e Viognier, vinícola apresenta vinhos com as uvas Montepulciano e Pinot Noir com passagem por barricas de carvalho, no emblemático castelo no Vale do Quilombo, na Serra Gaúcha
Com mais de 60 prêmios conquistados nos principais concursos do Brasil e do exterior, incluindo medalhas de ouro no Chardonnay du Monde e no Decanter World Wine Awards, a vinícola brasileira Amitié tem conseguido surpreender os consumidores com propostas ousadas.
Uma delas é a linha superpremium OAK Barrel Colletcion, originalmente formada por dois rótulos de variedades brancas (Chardonnay e Viognier), que neste mês ganham duas novas castas, ambas tintas: Montepulciano, uva pouco cultivada no Brasil, e Pinot Noir, conhecida por sua delicadeza e complexidade.
Os dois novos rótulos foram apresentados em primeiríssima mão na Wine Experiente no dia 9, na Adega do Castelo Saint Andrews, durante o evento que deu início à programação especial do Fim de Semana Especial dos Pais. Estarão presentes na degustação as sócias proprietárias da Amitié: a enóloga Juciane Casagrande Doro e a sommelière Andreia Gentilini.
Elas comentaram os quatro vinhos Amitié OAK Barrel Collection e revelaram como se desafiaram a criar uma coleção marcada pela passagem por madeira. “Um dos grandes desafios é definir o tempo de barrica adequado para o perfil de cada uva”, afirmou Juciane. No OAK Barrel Montepulciano, o tempo definido de passagem por barricas de carvalho foi de oito meses, resultando em um vinho com aromas acentuados de frutas negras, alcaçuz e leve defumado, lembrando charcutaria. A edição é limitada: apenas 4 mil garrafas.

Para Andreia Gentilini, o OAK Barrel Pinot Noir traz “uma persistência surpreendente, característica rara de se encontrar nesta uva, marcada por finais menos longos”. Segundo ela, o vinho possui toques terrosos, frutados, e notas de café e chocolate. Ele chega ao mercado em tiragem limitadíssima de 2 mil garrafas.
Os vinhos OAK Barrel Montepulciano, OAK Barrel Pinot Noir, OAK Barrel Chardonnay e OAK Barrel Viognier são comercializados individualmente e na versão box – uma bela caixa de madeira com os quatro produtos.
Sobre a Adega do Castelo Saint Andrews
A Adega do Castelo foi premiada seis vezes, pela Wine Spectator, por apresentar no elegante restaurante Primrose uma das melhores cartas de vinhos do mundo. Com climatização ideal, acomoda adequadamente preciosidades e garrafas em edições limitadas.

O chef do hotel pode finalizar jantares para os hóspedes e visitantes e a cozinha é projetada para oferecer uma experiência enogastronômica completa. A Adega funciona diariamente, mediante reserva antecipada.
Prêmios Castelo Saint Andrews
- Melhor Hotel Boutique
- Melhor Hotel Romântico de Luxo da América do Sul
- Melhor Hotel de Luxo de Montanha da América do Sul
Para reservas e mais informações, o Castelo Saint Andrews pode ser contatado diretamente pelos números (54) 9.8156-9433 e (54) 9.9957-4220 ou pelo e-mail reservas@saintandrews.com.br.