All4Wine

Notícias, novidades e fornecedores do mundo do vinho

Notícias, novidades e fornecedores do mundo do vinho

Vinícola boutique formada por brasileiros e argentinos apresenta nova safra de seu “Icono”


Penedo Borges Bodega Boutique lança também o Selección de Parcelas Chardonnay 2021

A Penedo Borges Bodega Boutique, formada por sócios argentinos e brasileiros, reforça sua presença no Brasil com o lançamento do Selección de Parcelas Chardonnay 2021 e a chegada da nova safra de um de seus mais emblemáticos vinhos, o Icono Edición Aniversario 2018.

Foto: Divulgação

Conduzida por princípios que mesclam artesanato com tecnologia, oclássico com o moderno, a Penedo Borges é uma pequena vinícolalocalizada no Alto Agrelo, em Luján de Cuyo (Mendoza), e tem como principal missão resgatar o valor artesanal do vinho, a elaboração manual, a baixa intervenção e uma produção paciente, detalhista e sustentável.

Características que podem ser apreciadas no novo Selección de Parcelas Chardonnay 2021, elaborado com uvas de setores selecionados por suas qualidades únicas e vinificado individualmente em tonéis de carvalho, ressaltando a melhor expressão da casta e o DNA de Agrelo.

Renovando os tributos à trajetória da vinícola, o Icono Edición Aniversariochega ao Brasil em nova safra. Considerado uma representação do trabalho em equipe, onde cada casta entrega sua melhor versão, o vinho foi elaborado a partir de um blend da seleção das melhores parcelas e das melhores barricas da safra 2018.

Com produção limitada e linhas de vinhos praticamente exclusivas, a Penedo Borges já soma um investimento de US$ 4 milhões desde sua fundação, em 2005. As atividades foram iniciadas quando amigos brasileiros, dentre eles Euclides Penedo Borges – engenheiro carioca, dirigente e professor da Associação Brasileira de Sommeliers/RJ –, decidiram investir em vitivinicultura em Mendoza, Argentina.

Ao quadro societário da vinícola foi incorporado recentemente o competente e atual diretor de enologia Juan Manuel González (De Angeles e Gozález & González), que conta com a consultoria do respeitadíssimo especialista em viticultura Santiago Mayorga.

O trabalho com as uvas e os vinhos do projeto segue sendo acompanhado pelo sócio-fundador Euclides Penedo Borges.

Investimentos e responsabilidade social

Com ampliação recente da bodega para 190 mil litros, aumentou-se a sala de tanques de fermentação e foi construída a cave subterrânea para os protocolos de microvinificações em barrica.

Certificada como ‘Empresa B’ em 2017, a marca implementou o uso de painéis solares que hoje cobrem 80% de seu consumo de energia. Também conta com uma planta de reciclagem de efluentes líquidos, classificação de resíduos e irrigação por gotejamento em seus 48 hectares, confirmando o compromisso com o meio ambiente.

A Penedo Borges se associou ao projeto Pecum de Luz (Vinos de Luz), que realiza ações junto a ONGs locais, utilizando os vinhos como ferramenta para o financiamento de programas sociais, educativos, desportivos, de saúde e de moradia.

Enoturismo na Penedo Borges

Com a reabertura das visitações, a Penedo Borges passa a investir fortemente no enoturismo. Seu restaurante serve menu sazonal e harmonizado com os vinhos da bodega ou cestas de piquenique para aqueles que preferirem uma refeição despojada ao ar livre.

Visitas guiadas ao vinhedo e à adega, seguidas de degustação, também estão disponíveis para agendamento. E a loja da bodega, para aqueles que não resistem a trazer uma lembrancinha líquida, está aberta.

www.penedoborges.com | @penedoborges

Divulgação: CH2A Comunicação

Utilizamos cookies em nosso site seguindo os Termos Gerais de Uso e Política de Privacidade.
Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.