Na dúvida em qual estilo de vinho comprar? Que tal conhecer e provar os excelentes vinhos produzidos na região portuguesa do Tejo?
Já é fato: os vinhos portugueses conquistaram de vez o brasileiro. Só no primeiro semestre do ano passado foram exportados para o Brasil cerca de 42,3%, um total de 32 milhões de euros. E com esses números atrativos, regiões produtoras portuguesas lançam novidades, participam de ações e feiras no Brasil para estar presentes e em contato direto com parceiros de negócios e consumidores. Caso dos vinhos do Tejo, que são fáceis de encontrar nas gôndolas dos supermercados e nas gôndolas virtuais de importadoras, lojas e marketplaces.
Diferenciais da região
Composta por três zonas vitivinícolas distintas: Bairro a Norte, Charneca a Sul e o Campo, o Tejo é uma das regiões produtoras de vinho mais antigas de Portugal. Suas primeiras vinhas plantadas datam da época romana e estas três zonas dividem-se ainda em seis sub-regiões: Almeirim, Cartaxo, Chamusca, Coruche, Santarém e Tomar.
Por estar localizado no centro de Portugal, no interior da famosa cidade de Lisboa, os vinhedos do Tejo são compostos por solo arenoso e clima temperado, o que confere vinhos de potencialidade natural com correta graduação alcóolica no final da fermentação. São vinhos fáceis de beber, muito por causa dos taninos equilibrados e aroma puro, sem defeito. O resultado são vinhos gastronômicos, aquele que pede sempre para acompanhar algo para comer.
Conheça as uvas da região
Tintas: Touriga Nacional, Trincadeira, Castelao, Aragones, Syrah, Cabernet Sauvignon e Merlot.
Brancas: Fernão Pires, Arinto, Alvarinho, Verdelho, Viognier, Sauvignon Blanc, Chardonnay.
Quer conhecer mais sobre os vinhos do Tejo? Acesse: CVRTejo – Vinhos do Tejo
CVR Tejo
A Comissão Vitivinícola Regional do Tejo (CVR Tejo), que tem como atual presidente o profissional João Silvestre, foi criada a 24 de novembro de 2008. É uma associação que representa a produção e o comércio do setor vitivinícola da região. A sua competência consiste em controlar o cumprimento das regras e a certificação dos vinhos brancos, roses, tintos, espumantes, licorosos e vinagres produzidos na região com direito a Denominação de Origem do Tejo (DO do Tejo) e a Indicação Geográfica Tejo (IG Tejo). Todos os vinhos certificados pela CVR Tejo têm o selo de garantia ‘Tejo’ no rótulo. Tem como missão ajudar os produtores a aumentar a sua presença nos mercados estratégicos, como o Brasil, levando vinhos empolgantes e estilos diferenciados.