All4Wine

Notícias, novidades e fornecedores do mundo do vinho

Notícias, novidades e fornecedores do mundo do vinho

Vinho, Ozempic e felicidade

por Marcelo Copello


Em matéria recente na revista alemã especializada em vinhos, Meiningers International, a jornalista Felicity Carter levanta um tema que vêm preocupando a indústria do vinho: a febre de consumo de medicamentos para emagrecimento, como Ozempic, Ribelsus e Wegovy.

Esses remédios, originalmente criados para combater a diabetes, causam uma perda dramática de peso, cortando totalmente o apetite, e também o desejo de consumir álcool.

O consumo deste tipo de medicamento pelos que querem perder peso rápido e sem sentir fome explodiu no mundo em 2023. As consequências para a indústria de bebidas e alimentos é grande, principalmente no vinho e nos restaurantes. Como o medicamento custa caro, cerca de R$ 900 por mês, ele é mais consumido pelas classes A e B, justamente as que mais consomem vinhos e frequentam bons restaurantes.

Uma pesquisa do Morgan Stanley’s AlphaWise alerta que quem toma esses remédios consome 62% menos álcool e cerca de 20% destes não consome álcool nenhum.

No entanto, existem outros fatores a serem considerados. Os efeitos colaterais são diversos: náuseas, diarreia, vômitos, refluxo, gastrite, queda de cabelo, pedra nos rins ou vesícula, entre outros. Somente um terço dos usuários segue com o medicamento depois de um ano.

Utilizamos cookies em nosso site seguindo os Termos Gerais de Uso e Política de Privacidade.
Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.