All4Wine

Notícias, novidades e fornecedores do mundo do vinho

Notícias, novidades e fornecedores do mundo do vinho

Pesquisar
Close this search box.

Vinho grego disponível no Brasil traz rótulo inspirado em evidências arqueológicas de vestidos das antigas cretenses

Crédito/Foto: Divulgação

 

Importado pela Monte Dictis, Lyrarakis Liatiko foi destaque no site de Jancis Robinson, uma das mais respeitadas críticas de vinho no mundo

Editora-sênior e redatora do site de Jancis Robinson – autoridade máxima no mundo do vinho e primeira pessoa fora do segmento a conquistar o cobiçado título de Master of Wine -, Julia Harding, também MW, dedicou sua mais recente coluna a uma preciosidade grega: o Lyrarakis Liatiko, que chega ao Brasil pela importadora Monte Dictis.

Definindo o vinho como “um tinto fino, sedutoramente perfumado e com muita personalidade”, Julia Harding detalha a complexa logística de produção do Lyrarakis Liatiko, elaborado com uvas de 138 vinhedos pertencentes a 66 agricultores (muito deles pequenos produtores na casa dos 80 anos), além das vinhas da própria vinícola.

Harding destaca que o Lyrarakis Liatiko é uma introdução perfeita a esta uva e aos distintos vinhos tintos de Creta, e traz uma informação importante sobre o design do rótulo, inspirado em evidências arqueológicas de vestidos das antigas mulheres cretenses, representando a sociedade matriarcal da ilha.

A “alma feminina” do vinho está estampada no selo ‘Woman Winemaker’, indicativo de que ele foi elaborado por um grupo de enólogas que integram a vinícola.

Georges Karakaxis, empresário grego fundador da Monte Dictis, chama a atenção para a cor rubi clara e aromas de frutas silvestres deste Liatiko, e para sua profundidade e pureza no paladar, com taninos finos e acabamento suculento.

Retomando a intrincada organização que envolve a produção do vinho, no artigo, que pode ser lido em www.jancisrobinson.com/articles/lyrarakis-liatiko-2022-crete, a Master of Wine explica que para combinar os frutos de diversas regiões e colheitas ao longo de várias semanas, são feitas cinco vinificações. Os vinhos são naturalmente estabilizados e veganos. As informações foram fornecidas por Bart Lyrarakis, CEO e membro da 2ª geração da vinícola, fundada pelos irmãos Manolis e Sotiris, em 1966, em Alagni.

 

www.montedictis.com | @montedictis_
(48) 3036.1430 | (11) 99543.2087

Texto publicado em: 24/07/2024
 - Divulgação: ch2a.com.br

Utilizamos cookies em nosso site seguindo os Termos Gerais de Uso e Política de Privacidade.
Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.