All4Wine

Notícias, novidades e fornecedores do mundo do vinho

Notícias, novidades e fornecedores do mundo do vinho

Vinho feito em parceria entre Ambev e Galvão Bueno quer deixar de lado a rivalidade entre o Brasil e a Argentina

Crédito/Foto: Divulgação

 

Unindo o melhor dos dois países, futebol e vinho, a Vinícola Brasileira Bueno Wines em parceria com a Bodega Argentina Dante Robino lança Bien Amigos em edição limitada

Um vinho que com a intensidade latina que se complementa em sensações de equilíbrio da mistura da tradicional uva argentina Malbec e a uva brasileira Merlot. Esse é o Bien Amigos, um vinho em edição limitada com 18.000 garrafas, lançado para deixar de lado a rivalidade com os Hermanos. O vinho é uma parceria entre a Bodega Argentina Dante Robino e a Bueno Wines e tem tudo para render uma saborosa experiência para o paladar.

O número de garrafas da edição não foi uma escolha aleatória: ele representa a trajetória de Galvão Bueno atuando em Copas do Mundo. Desde sua estreia narrando Alemanha Ocidental x Austrália na Copa de 1974, até o último jogo desta edição do torneio, em andamento agora no Catar, Galvão somará pouco mais de dezoito mil dias como narrador da competição.

“A rivalidade com a Argentina é muito mais no campo do futebol do que qualquer outra coisa, e eu alimentei isso por muitos anos. Mas fora dos campos, a história é outra. Brasil e Argentina juntos têm uma marca muito forte e nossa expectativa é que Bien Amigos seja um sucesso. Criar um vinho em conjunto com nossos hermanos e em parceria com a Bodega Argentina Dante Robino é uma vitória e motivo de orgulho. Um sinal de que o nosso empreendimento realmente deu certo.”, comemora Galvão Bueno, fundador e chairman da Bueno Wines.

A Bodega Argentina Dante Robino, que faz o blend com a Bueno Wines, que se uniu a Ambev em 2020, faz parte da MATCH, unidade de negócios da Ambev dedicada a desenvolver e acelerar inovações que ofereçam brindes que vão além de cerveja.

“Queremos que Dante Robino seja uma marca icônica no Brasil e não poderíamos começar essa história de um jeito mais autêntico. Bien Amigos é a materialização da união entre brasileiros e hermanos, que no futebol sabemos que não acontece, mas que no vinho é super possível. Chegamos no blend portunhol perfeito!”, celebra Patrícia Faria, Head de marketing em MATCH na Ambev.

Segundo Daniela Cachich, presidente da divisão MATCH – Misturas, Álcool, Tendências e Cheers – o lançamento de Bien Amigos mostra como a Ambev quer trazer mais opções aos consumidores. “Queremos fortalecer novas categorias, continuar em um ritmo de inovação constante, trazer novas parcerias e focados no encantamento dos consumidores, os que já são nossos e os que querem brindar com produtos do portfólio Ambev.”, afirma a executiva.

“Para nós, da Bueno Wines, o Bien Amigos é um importante passo no nosso propósito que é democratizar o vinho no Brasil. Logo, esperamos que ele chegue à mesa dos brasileiros e aos momentos de comemoração, de vitória. Já estamos desenvolvendo este projeto há um tempo, mas obviamente a Copa do Mundo seria o momento mais propício para o lançamento. O clássico dos clássicos, Brasil X Argentina, em pleno Mundial é tudo que queríamos e corremos para que acontecesse.” Afirma Leticia Galvão Bueno, CEO do Grupo Bueno Wines, confiante no sucesso do novo rótulo da marca.

 

O blend entre Brasil e Argentina

Jovial de estrutura média, o Bien Amigos é um vinho com intensidade que se complementa em sensações de equilíbrio em boca. Criado pelas mãos dos especialistas das duas vinícolas, possui notas de frutas vermelhas maduras, destacando-se ameixa e mirtilo com toques de pimenta negra. Para apreciar ainda mais o seu sabor, recomenda-se a harmonização com assados de carne vermelha, feijoadas e finger foods a base de queijos e charcutaria.

 

Ficha Técnica:
Terroir: Região: Campanha Gaúcha – RS
Solo: Areno Argiloso de topografia plana
Clima: Quente e subúmido
Variedade(s): Merlot e Malbec
Colheita: Manual e seletiva

 

Vinificação:
Identificação do perfil da uva no vinhedo;
Seleção de cachos;
Desengace total, sem esmagamento;
Enchimento do tanque de aço inoxidável por gravidade;
Maceração pré-fermentativa a frio;
Fermentação alcoólica e maceração a temperatura controlada de 18°C a 23°C;
Maceração pós-fermentativa;
Descube por gravidade e separação do vinho flor do vinho prensa;
Fermentação malolática espontânea e completa

 

Degustação:
Análise visual: Coloração violáceo profundo;
Análise olfativa: Notas de frutas vermelhas maduras, destacando-se ameixa e mirtilo com toques de pimenta negra;
Análise gustativa: De estrutura média, jovialidade e intensidade se complementam em sensações de equilíbrio em boca;

 

Serviço e Harmonização:
Harmonização: Assados de carne vermelha, feijoadas e finger foods a base de queijos e charcutaria;
Temperatura de Serviço: Entre 16º e 18ºC
Taça recomendada: Bordeaux

Utilizamos cookies em nosso site seguindo os Termos Gerais de Uso e Política de Privacidade.
Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.