Notícias, novidades e fornecedores do mundo do vinho

Notícias, novidades e fornecedores do mundo do vinho

Vinho Don Melchor 2021 é escolhido “vinho do ano” pela Wine Spectator

Crédito/Foto: Divulgação

 

A Vinã Don Melchor, subsidiária da Viña Concha y Toro, recebeu a honra de ter o seu icônico vinho Don Melchor, safra 2021, com o primeiro lugar na prestigiosa lista dos 100 Melhores Vinhos de 2024 da Wine Spectator

A indústria vinícola chilena alcançou um marco significativo com Don Melchor 2021 sendo eleito o vinho número 1 no ranking dos 100 Melhores Vinhos de 2024 da Wine Spectator. Este icônico Cabernet Sauvignon é produzido por uma das subsidiárias da Viña Cocha y Toro, Viña Don Melchor.

Wine Spectator, um dos principais meios globais de comunicação especializado, avaliou este ano cerca de 10.500 vinhos de todo o mundo e a sua equipa editorial selecionou os mais interessantes para a sua lista anual dos 100 melhores. Os 100 melhores vinhos são escolhidos com base na qualidade, valor, disponibilidade e num “fator X” – a história por trás do vinho.

No seu comunicado oficial de anúncio dos seus 10 Melhores Vinhos de 2024, a Wine Spectator declara que Don Melchor se posicionou como uma referência de excelência, tanto no Chile como no mundo, sendo a sua colheita de 2021 a vencedora deste grande reconhecimento: “O vinho chileno estabeleceu novos padrões nos últimos anos. A abordagem meticulosa de Don Melchor ao longo de mais de três décadas garantiu seu legado como uma verdadeira referência para o país e transformou Don Melchor em um dos Cabernets mais cobiçados do Chile. Hoje é homenageado como o ‘Vinho do Ano 2024’ da Wine Spectator”.

Com a colheita de 2021, este ano Don Melchor comemora 35 anos. Ao longo desta carreira de sucesso, Don Melchor tem-se caracterizado pela sua extraordinária qualidade e consistência, obtendo os mais altos reconhecimentos concedidos pela mídia especializada a um vinho chileno, posicionando-se como um ícone e verdadeira referência na indústria vitivinícola global. Ao mesmo tempo, com esta notável distinção, a sua vinha localizada em Puente Alto é coroada como um dos grandes terroirs do mundo para a produção de vinhos de alta qualidade.

“É motivo de orgulho e gratidão que Don Melchor 2021 tenha sido eleito número um pela prestigiada revista Wine Spectator. Para mim esta é sem dúvida a maior distinção recebida por Don Melchor, na sua notável carreira. Isto, por um lado, é consequência de possuir o terroir Puente Alto, uma das melhores origens do mundo para a produção da casta Cabernet Sauvignon, bem como, é resultado da consistência indiscutível que este vinho tem demonstrado ao longo dos anos, sendo esta a quarta vez que nosso icônico Cabernet Sauvignon está entre os dez melhores vinhos desta publicação”, destaca Eduardo Guilisasti, Gerente Geral da Viña Concha y Toro. “Aspiramos continuar a trabalhar, colheita após colheita, em conjunto com as nossas equipas agrícolas e técnicas, para procurar qualidades sustentáveis ​​e crescentes ao longo do tempo”, acrescenta.

“É uma grande honra receber esse reconhecimento. Pessoalmente acredito que, para produzir um grande vinho, é necessário ter uma visão clara de onde se quer chegar, mantendo-se fiel à essência do terroir, pois é ele quem verdadeiramente nos guia. Temos consciência disso e é por isso que em cada uma das suas colheitas procuramos expressar a beleza do equilíbrio perfeito do terroir de Puente Alto. Don Melchor nasce do solo pedregoso desta origem, do vento frio que desce da cordilheira dos Andes, das suas vinhas envelhecidas e do trabalho cuidadoso do homem na vinha, tornando-se assim um lugar único no mundo para produzir um grande Cabernet Sauvignon de caráter chileno e andino. Este importante reconhecimento, portanto, não só coroa este terroir excepcional, mas também o trabalho dedicado, meticuloso e comprometido de tantas pessoas que buscaram a excelência de Don Melchor ano após ano”, explica Enrique Tirado, Gerente Geral e Enólogo da Viña Don Melchor desde 1997.

“Em seus ombros, Don Melchor soube carregar com orgulho, excelência e elegância um grande Cabernet Sauvignon chileno, cuja origem e legado remontam a mais de 150 anos de história, e cujas vinhas foram trazidas de Bordeaux, na França. Seu material genético está guardado há gerações, representando um valor único na indústria vitivinícola global”, explica Isabel Guilisasti, Vice-Presidente de Vinhos Finos da Viña Concha y Toro, e acrescenta: “Recebemos este prestigiado reconhecimento com a responsabilidade de continuar entregando a cada nova colheita do Don Melchor, a nossa profunda e histórica vocação para a excelência, e o forte compromisso de preservar, através de diversas práticas e inovações agroecológicas, este precioso lugar para as gerações futuras. Não podemos deixar de agradecer a todos os nossos clientes e distribuidores pelo seu grande compromisso em levar Don Melchor aos nossos consumidores em todo o mundo.”

A lista completa dos 100 Melhores Vinhos do Ano 2024 da Wine Spectator está publicada em www.winespectator.com, e também aparecerá na edição impressa de 31 de dezembro de 2024.

 

Sobre Don Melchor 2021

“A colheita de 2021 proporcionou-nos vinhos muito expressivos, cheios de concentração, densos e longos, que se destacam pela fruta e pela qualidade textural de cada casta cultivada na vinha Don Melchor, apresentando um fino equilíbrio entre delicadeza e energia, com sabores e aromas extremamente expressivos”, Enrique Tirado descreve a colheita 2021 de Don Melchor.

O lote final do vinho, vencedor do primeiro lugar entre os melhores vinhos de 2024 pela Wine Spectator, inclui 93% Cabernet Sauvignon, 4% Cabernet Franc e 3% Merlot. Estagiou 15 meses em barricas de carvalho francês, onde 68% correspondem a barricas novas, e 32% a barricas de segundo uso. Depois continua a envelhecer por mais um ano, desenvolvendo assim a complexidade e elegância próprias de Don Melchor.

Todos os anos, na cidade de Lamarque, Bordeaux, França, Enrique Tirado reúne-se com Eric Boissenot, filho do renomado consultor de Bordeaux Jacques Boissenot e que assessora centenas de vinícolas, incluindo Château Mouton-Rothschild, Château Latour e Château Léoville Las Cases de Bordeaux. Junto com ele, o enólogo degusta entre 150 e 200 lotes de vinhos da vinha Don Melchor, selecionando apenas aqueles que, na proporção exata, determinarão uma nova colheita do icônico Cabernet Sauvignon, Don Melchor.

Mais informações em www.donmelchor.com

Texto publicado em: 27/11/2024
 - Divulgação: bvolt.com.br

Utilizamos cookies em nosso site seguindo os Termos Gerais de Uso e Política de Privacidade.
Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.