Além do dinamismo do mercado asiático, que dobrou de tamanho, a melhoria do mix de produtos, o aumento de preços e o câmbio favorável compensaram a queda no volume de vendas
A receita da Viña Concha y Toro aumentou 9,4% ano-a-ano no terceiro trimestre de 2022, caracterizado por uma produção global complexa e situação macroeconômica.
As vendas líquidas atingiram Ch$ 223.656 milhões no trimestre, devido ao aumento dos preços dos produtos, câmbio favorável e forte crescimento nos mercados asiáticos, que compensou a queda de 4,7% nos volumes vendidos.
Essa queda foi impulsionada pelo ajuste ocorrido nos principais mercados da empresa em um cenário de aumento de preços e altos volumes de vendas ao longo de 2021, juntamente com redução de estoques entre os principais distribuidores em um ambiente financeiro mais restritivo e com taxas de juros mais altas.
“No terceiro trimestre, continuamos enfrentando uma situação macroeconômica e produtiva global altamente complexa, marcada por fortes pressões inflacionárias que resultaram em ajustes significativos em nossos principais mercados”, disse o CEO da Viña Concha y Toro, Eduardo Guilisasti.
O lucro bruto da empresa no trimestre cresceu 7,9% para Ch$ 89.479 milhões, enquanto o lucro líquido caiu 16,8% para Ch$ 25.225 milhões. Nos primeiros nove meses de 2022, as vendas consolidadas da Viña Concha y Toro cresceram 7,9% para Ch$ 623.892 milhões, enquanto o lucro líquido foi de Ch$ 66.104 milhões, uma queda de 2,9% em relação ao mesmo período de 2021.
“Apesar desse cenário, implementamos aumentos de preços na maioria dos nossos mercados sem perder participação para produtos prioritários, demonstrando a força de nossas marcas. Isso é fundamental para lidar com a nova realidade de custos e alcançar um crescimento sustentável e rentável para a empresa”, acrescentou Guilisasti.
O CEO da Viña Concha y Toro também destacou a melhoria do mix de vendas, com produtos premium ou superiores respondendo por 49,2% da receita; o desempenho do segmento de vinhos super e ultra premium, que continuou a apresentar um sólido crescimento de dois dígitos (+35,8% em valor); e os excelentes resultados da joint venture Almaviva, que voltou a ser muito bem recebida este ano na Place de Bordeaux.
Mercado asiático dobra de tamanho
Os mercados de exportação da Viña Concha y Toro registraram um crescimento de 15,5% em valor no trimestre, como resultado de menores vendas nos principais mercados, incluindo Reino Unido (-5,3% em valor), Estados Unidos (-6,7%) e Chile (- 2,8%), compensado pelo forte dinamismo na Ásia – em particular na China e no Japão – bem como no Caribe e Canadá, entre outros.
Os resultados na Ásia indicam uma mudança significativa, com esse mercado respondendo por 10,4% das vendas da empresa no terceiro trimestre de 2022, comparado a 7,2% no segundo trimestre e 5,7% no 3T2021, dobrando de tamanho em relação ao ano passado.
As vendas na Ásia dobraram ano a ano no terceiro trimestre (+98,9%), com um aumento de 67,6% no volume, impulsionado principalmente pelo crescimento de 122% no volume no Japão, 47,8% na China e 149,4% no Sudeste Ásia. Marcas-chave nas categorias Principal e Invest (vinhos Premium e superior) tiveram um forte desempenho em toda a região.