Notícias, novidades e fornecedores do mundo do vinho

Notícias, novidades e fornecedores do mundo do vinho

Viña Concha Y Toro promove Puente Alto como terroir de classe mundial

Foto: Divulgação

Berço de alguns dos mais expressivos Cabernets Sauvignon do Chile, Puente Alto dá origem ao novo vinho ícone Marques de Casa Concha Heritage, e à nova safra 2019 de Don Melchor

Através de uma série de master classes exclusivas ao redor do mundo, dois grandes vinhos de Puente Alto estão sendo apresentados – Don Melchor 2019, e o novo vinho Marques de Casa Concha Heritage 2020, este, lançado esta semana no mercado brasileiro e já a venda no Descorcha novo e-commerce da Concha Y Toro no Brasil –  https://descorcha.com/br/inicio/1403-102-marques-de-casa-concha-heritage.html#/19-formato-garrafa. A vinha, terceira maior do mundo em volume, aposta no potencial do mercado brasileiro para o consumo de vinhos premium, a partir de 150 reais, e tem a meta de levar o país ao primeiro lugar neste segmento. Hoje o Brasil é o quarto maior mercado para o Chile, atrás de Reino Unido, Estados Unidos e China. Já Puente Alto, desponta em igualdade de grandeza à terroirs consagrados, a ponto da crítica Jancis Robinson considerá-lo similar a Pauillac, Bordeaux.

Vinhedo Puente Alto
Foto: divulgação

O objetivo é continuar a posicionar a denominação de origem Puente Alto como um terroir de classe mundial em mercados como Brasil, Chile, Estados Unidos, China e outros países, que procuram promover esta origem internacionalmente, e dessa forma também apoiar a imagem do Chile como produtor de grandes vinhos. À frente dos eventos, Isabel Guilisasti, Vice-Presidente de Vinhos Finos e Imagem Corporativa da Viña Concha y Toro, e os destacados enólogos Enrique Tirado e Marcelo Papa. Ambos os vinhos – Don Melchor e Marques de Casa Concha endossam a importância que esta denominação de origem tem para o vinhedo, que desempenhou um papel fundamental na história do vinho chileno e se posicionou como uma das grandes origens do mundo para a produção de vinhos base Cabernet Sauvignon.

Marques de Casa Concha Heritage, que estreia com a safra 2020, é um blend de Bordeaux que busca expressar fielmente o terroir de onde surgiu toda aquela tradição e herança vitivinícola. As uvas são provenientes de uma seleção meticulosa dos vinhedos El Mariscal e Don Melchor. É composto principalmente por Cabernet Sauvignon (84%), Cabernet Franc (12%) e Petit Verdot (4%). Cada uma destas variedades confere uma característica específica ao lote final, que irá variar de ano para ano em função da colheita.“ É um vinho que reflete fielmente a elegância de Puente Alto e que incorpora toda a herança dessa origem, mas com um selo distinto e novo”, afirma Marcelo Papa, Enólogo e Diretor Técnico da Concha y Toro.

Por sua vez, Don Melchor, o primeiro vinho ícone da indústria chilena, lança sua safra 2019, que também é um verdadeiro reflexo de sua origem, Puente Alto, e do rigoroso trabalho liderado pelo Diretor Técnico e Enólogo da Viña Don Melchor , Enrique Tirado, por entender cada detalhe do terroir e obter a melhor expressão dele. A safra 2019 é composta por 92% Cabernet Sauvignon, 5% Cabernet Franc, 2% Merlot e 1% Petit Verdot, e passou 15 meses em barricas de carvalho francês, 72% novas e 28% de segundo uso.

“Don Melchor é para mim a busca constante da melhor expressão de cada uma das videiras dentro da vinha, a fim de alcançar em cada colheita a beleza do equilíbrio do terroir de Puente Alto. Essa é minha verdadeira obsessão. Uso todo o conhecimento e tecnologia como ferramentas para alcançar um maior entendimento, mas acima de tudo, observar e sentir cada planta e cada vinho é o que nos permite alcançar o equilíbrio perfeito em cada colheita”, diz Enrique Tirado.

Sobre Isabel Guilisasti – Vice-presidente de Imagem Corporativa, é filha de Eduardo Guilisasti, que adquiriu a Vinã Concha Y Toro, e tornou-se presidente em 1957 e principal acionista. Hoje, o irmão de Isabel, Eduardo Guilisasti, é o atual CEO da Viña Concha y Toro. Seu outro irmão, Rafael Guilisasti, é Vice-Presidente do Conselho de Administração da empresa.

Isabel obteve sua licenciatura em Arte na Universidade Católica do Chile e é conhecida por sua visão enérgica, criatividade e tremenda sensibilidade – qualidades que ela usa para posicionar a Viña Concha y Toro no mercado internacional. Don Melchor, Carmim de Peumo, Amélia, Gravas, Terrunyo, Marques de Casa Concha e Gran Reserva Serie Riberas são algumas das marcas amplamente reconhecidas por suas altas pontuações em diferentes países e publicações internacionais. A família Guilisasti está ligada ao mundo do vinho desde meados do século XX; é uma das famílias com mais longa tradição no vinho chileno.

Sobre Marcelo Papa – Enólogo premiado e Diretor Técnico da Concha Y Toro, Marcelo Papa está à frente dos vinhos Marques de Casa Concha há mais de dez anos. Foi enólogo do ano em 2004 pelo Guide to Chilean Wine, e em 2007, pela Chilean Circle of Wine Writers e Chilean Food and Wine Association. Este ano, em 2019 conquistou novamente a posição de melhor enólogo do ano pelo Chile Special Report do Tim Atkin.

Sobre Marques de Casa Concha – A permanente vocação para explorar novas variedades de terroirs do Chile dá origem à vinhos inovadores e de vanguarda como os da linha Marques de Casa Concha, rótulo de alta gama da Vinícola Concha Y Toro. Desde sua criação, Marques de Casa Concha tem sido amplamente reconhecido pela imprensa internacional e conquistado menções por 5 vezes na lista dos 100 melhores vinhos do mundo pela Wine Spectator. São vinhos fiéis a expressão de origem e variedade, e que representam a diversidade de terroirs do Chile. Experimentar novas técnicas de vinificação e manter o espírito inovador da marca, somando-se à habilidade de dar aos vinhos personalidade e sentido de origem, é o que move Marcelo Papa, enólogo de Marques de Casa Concha, a criar rótulos excepcionais, e o que faz dele um dos profissionais mais reconhecidos e respeitados do Chile.

Sobre Don Melchor – O vinhedo Don Melchor tem desempenhado importante papel na história moderna do vinho chileno. Localizado na Cordilheira dos Andes, margem norte do Rio Maipo, no Vale do Maipo, a 650 metros acima do nível do mar, o vinhedo remonta a meados do século XIX, quando as primeiras variedades francesas pré-filoxera foram importadas da França. Atualmente é formado por 127 hectares, divididos em sete lotes, dos quais 90% correspondem à Cabernet Sauvignon, 7,1% à Cabernet Franc, 1,9% à Merlot, e 1% à Petit Verdot.

Sobre Enrique Tirado – O enólogo Enrique Tirado, atual Diretor Técnico e Enólogo do vinhedo Don Melchor desenvolveu uma longa e distinta trajetória na Vinícola Concha Y Toro. Ingressou em 1993 como encarregado das marcas premium da companhia, e a partir daí assumiu como enólogo gerente, a responsabilidade pelas marcas super premium e ultra Premium, incluindo Don Melchor. Foi sua extraordinária sensibilidade enológica, junto com seu incansável rigor, dedicação e estudo dos diferentes terroirs, que o permitiu ser designado em 1997 enólogo exclusivo de Don Melchor, o vinho ícone proveniente do destacado e reconhecido vinhedo de Puente Alto, localizado aos pés da Cordilheira dos Andes, na margem norte do Rio Maipo.

Texto publicado em: 16/08/2022
 - Divulgação: Lucia Paes de Barros Assessoria de Comunicação

Utilizamos cookies em nosso site seguindo os Termos Gerais de Uso e Política de Privacidade.
Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.