Notícias, novidades e fornecedores do mundo do vinho

Notícias, novidades e fornecedores do mundo do vinho

VIK 2021 obtém a pontuação perfeita: 100 pontos de James Suckling

Foto: Divulgação

Pela primeira vez, o icônico VIK obtém 100 pontos com sua última safra, uma conquista extraordinária para uma vinícola com apenas 20 anos de história

O caminho da VIK para chegar à excelência no mundo do vinho inicia em 2004, quando os visionários Alex e Carrie Vik dão início a este grande projeto e, apenas 20 anos depois, chega este reconhecimento para toda a equipe, alcançando a pontuação perfeita: 100 pontos entregues por James Suckling ao vinho ícone do portfólio VIK em sua safra 2021.

Este vinho, cuja primeira safra foi em 2010 e comercializado a partir de 2015, inicia sua história incorporando todas as variedades de uvas da propriedade: Merlot, Syrah, Carménère, Cabernet Franc e Cabernet Sauvignon. No decorrer dos anos seguintes, evolui de 5 a 3 castas, até chegar finalmente ao corte 2021 elaborado pelo enólogo Cristian Vallejo e sua equipe, no qual se destacam as 2 variedades emblemáticas do vinhedo: 77% Cabernet Franc e 23% Cabernet Sauvignon.

A degustação do VIK 2021 foi realizada a princípios de fevereiro de 2024, data na qual o renomado crítico James Suckling e o editor-sênior Zekun Shuai de JamesSuckling.com visitaram a vinícola chilena e degustaram as novas safras e lançamentos na companhia do enólogo Cristián Vallejo. Entre os vinhos degustados, foi destaque também o novo Stone VIK 2023 com um grande reconhecimento já na sua primeira safra: 98 pontos.

Stone VIK é uma inovação que pode ser resumida no conceito de enologia circular, no qual foram combinados 3 projetos inovadores:

1- Barroir: barricas tostadas com carvalho caído que entregam uma marca única ao vinho durante o amadurecimento.
2- Fleuroir: incorporação de flores à fruta colhida, como transportadoras de levedura nativa.
3- Amphoir: ânforas elaboradas com argila da mesma propriedade da VIK.

Para obter o novo vinho Stone VIK, estas ânforas foram levadas até as alturas do vale de Millahue a mais de mil metros acima do nível do mar, onde passaram por um processo de amadurecimento de 8 meses, escoltadas por um bosque de carvalho milenar.

Suckling descreveu esta primeira edição do Stone VIK da seguinte forma: “Cor vermelho-rubi escuro com aromas de terracota triturada, terra, cogumelos, iodo, grafite, amoras, sálvia, tomilho e folha de carvalho. É como caminhar por um bosque. Com muito corpo e taninos em camadas densas que dão uma sensação aveludada de densidade, mas que em seguida permanecem ágeis e leves. Mastigável e saboroso, mas não pesado. Final suculento e com toques de chocolate. Um corte de 77% Cabernet Franc, 19% Cabernet Sauvignon e 4% Carménère. 98 pontos”.

Por sua vez, La Piu Belle 2021 e Milla Cala 2021 alcançaram também excelentes 96 pontos, os mais altos obtidos em sua história.

A nova linha “A” da VIK também recebeu grandes pontuações:
• VIK “A” Cabernet Franc 2022: 93 pontos (primeira safra lançada).
• VIK “A” Carmenere 2022: 92 pontos.
• VIK “A” Cabernet Sauvignon 2022: 92 pontos.

Para mais informações sobre a VIK, acesse o site

Texto publicado em: 13/03/2024
 - Divulgação: MktMix Assessoria de Comunicação

Utilizamos cookies em nosso site seguindo os Termos Gerais de Uso e Política de Privacidade.
Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.