Mais uma mulher à frente da operação no Brasil trazendo detalhes desde o container refrigerado da Itália para o Brasil até o stand com uvas glera – as uvas do prosecco – naturais.
A premiada marca italiana Vignarosa, que chegou ao Brasil em junho deste ano com um evento de lançamento no Palácio Tangará, esteve presente na ProWine SP 2022, a maior feira de negócios de vinhos e destilados da América Latina, que aconteceu nos dias 27 a 29 – no Expo Center Norte, em São Paulo reunindo profissionais do setor de todo país e do mundo.
Última descendente da família italiana no Brasil, a empresária Luciana Secches de Freitas, está à frente da Operação Vignarosa Brasil, em resgate à tradição familiar, ao crescimento da cultura do vinho no Brasil e à procura do brasileiro pelo prosecco italiano e está com seu time recebendo os profissionais e apresentando os rótulos e se emocionando ao contar a história da família.
A Vignarosa é uma vinícola do século XVIII e vem crescendo junto à evolução do prosecco no mundo trazendo detalhes apaixonantes em toda construção desta marca. Ao longo dos 200 anos recebeu diversas premiações em toda a Europa e hoje seus rótulos são exportados para a Inglaterra, China, França, Áustria, Suíça, Venezuela, Polônia, Irlanda, Sérvia, Austrália e Alemanha. E, agora no Brasil.
“É uma honra resgatar a história da minha avó Maria Madalena que deixou a Itália com meu avô Antônio para vir ao Brasil deixando para trás a família na Itália produzindo prosecco. Quando provei me apaixonei e depois de anos estudando o mercado brasileiro vi que nós merecíamos trazer para cá o verdadeiro prosecco italiano. É um misto de honra ancestral, empreender, aculturar o brasileiro em relação ao prosecco e unir a cultura italiana à brasileira”, celebra a empresária.
A vinícola está localizada nas Colinas do Prosecco, em Colle Umberto Treviso, entre Veneza e Cortina d’Ampezzo, região que em 2019 foi declarada Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco e intitulada zona oficial de produção de prosecco no mundo.
Neste primeiro momento, traz para o mercado brasileiro, os rótulos Vignarosa Extra Dry “40”; Extra Dry “Park”; Dry “Park”; Brut “Park”; Brut “Amorino” e os vinhos tintos Cabernet Franc e Refosco. Nos containers para o Brasil, os vinhos que são produzidos a partir da colheita fresca da uva para garantir a maior qualidade e durabilidade uma vez que serão exportados, ou seja, uma vez contratado o container as uvas são colhidas e os espumantes preparados para envio para que cheguem frescos. Cada container é refrigerado a fim de manter a qualidade e o sabor ideal.
“Estamos notando a surpresa das pessoas ao provarem nosso tinto Refosco, por ser uma uva da região na Itália e um pouco raro no Brasil. E nosso prosecco italiano. Somos um dos únicos na feira”, comemora.
Os vinhos, espumantes e proseccos Vignarosa podem ser encontrados no e-commerce
www.vignarosa.com.br.