All4Wine

Notícias, novidades e fornecedores do mundo do vinho

Notícias, novidades e fornecedores do mundo do vinho

Vieira de Sousa lança Reserva tinto 2011 em garrafão de 5 litros

Foto: Divulgação / Grande Consumo

A Vieira de Sousa lança o Vieira de Sousa Reserva tinto 2011 – Edição Especial Garrafão 5L, com estágio de um ano em barricas de carvalho e de uma década em garrafões de cinco litros, um formato que apela à tradição, mas inusitado e raro nos dias de hoje, ainda mais para um vinho de categoria premium.

Para a região dos vinhos do Porto e Douro, o ano de 2011 está referenciado como o melhor deste século. Nesse ano, a primavera trouxe consigo frescura e chuva abundante, essenciais para o crescimento saudável das vinhas, enquanto o verão apresentou temperaturas elevadas e um clima seco. Agosto, em particular, destacou-se pela sua intensidade, contribuindo para a maturação uniforme das vinhas da família Vieira de Sousa.

Vindimadas no início de setembro, as uvas foram transportadas em pequenas caixas até à adega. Após desengaçadas, a fermentação alcoólica decorreu durante uma semana, em cubas de inox com controlo de temperatura. As condições naturais do ano, aliadas ao trabalho na adega e a um estágio de 12 meses em barricas novas de carvalho francês, deram origem a um vinho fora do estilo de vinhos que a enóloga Luísa Vieira de Sousa tinha idealizado.

Vieira de Sousa Reserva tinto 2011

Resultante de um “blend” de 80% de Touriga Francesa e 20% de Touriga Nacional, com uvas da Quinta da Água Alta, em Gouvinhas, na margem direita do rio Douro, o Vieira de Sousa Reserva tinto 2011 – Edição Especial Garrafão 5L mostrou-se tudo menos um vinho tranquilo (nome que se dá aos vinhos de mesa, DOC Douro, por oposição aos fortificados, como é o vinho do Porto). Certa do potencial de envelhecimento deste tinto, Luísa Vieira de Sousa aventurou-se a “domá-lo” por via do engarrafamento num grande formato, o que aconteceu em 2013. Desde então, tem sido provado, ano após ano, e consumido em eventos familiares e festas de amigos.

O ano de 2023 ditou-lhe uma nova vida: passados 10 de estágio em cave, o Vieira de Sousa Reserva tinto 2011 – Edição Especial Garrafão 5L apresenta uma cor profunda e aromas intensos de fruta e algumas especiarias, revelando estar “pronto” para ser lançado no mercado, a nível nacional e internacional.

Com um packaging desenhado em parceria com o Bisarro Studio, este é um vinho limitado a 150 garrafões, estando, por agora, 50 alocadas ao mercado nacional, com um PVP de 245 euros.

Utilizamos cookies em nosso site seguindo os Termos Gerais de Uso e Política de Privacidade.
Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.