Maison GH Mumm apresenta champagne para viajantes degustarem no espaço infinito com gravidade zero
Os futuros turistas espaciais poderão não apenas admirar seu planeta de dentro da nave, mas também degustar um belo champanhe. Designers criaram uma garrafa de alta tecnologia para a Maison GH Mumm que empurra pequenas esferas sob gravidade zero. Assim, chega ao mercado Mumm Cordon Rouge Stellar, o primeiro champagne projetado para ser degustado em viagens espaciais. Veja o vídeo: https://lachampagnedesophieclaeys.fr/le-mumm-cordon-rouge-stellar-le-rituel-de-degustation-dans-lespace-collaboration-mumm-axiom-space/
Ousadia e inovação são duas palavras inerentes à Maison Mumm. Mas desta vez, a lendária casa francesa de Champagnes e marca No 1 na França, se superou. Iniciado em 2017 , este ambicioso projeto nasceu em total conformidade às especificações e requisitos de segurança adaptados ao espaço, e graças à colaboração entre Maison Mumm e Axiom Space. Mumm Cordon Rouge Stellar será testado na próxima missão Axiom Space, com vistas à experiência do ritual de uma degustação clássica em condições espaciais reais.
Cercada dos melhores especialistas no metier, a Maison Mumm empreendeu a pesquisa e experimentação em colaboração com Octave de Gaulle, fundador da agência SPADE especializada no design de objetos espaciais, o Centre National d’Etudes Spatiales (CNES) e Jean-François Clervoy, astronauta francês da ESA, veterano de três missões espaciais com a NASA – principalmente durante três campanhas de vôo de teste. Laurent Fresnet, Chef de Caves da Maison Mumm, também realizou um vôo parabólico para garantir o respeito às características organolépticas e a integridade do líquido, para depois finalizar o lote específico deste cuvée.
As condições para degustar Champagne na ausência de gravidade diferem fisiologicamente, com uma alteração perceptível do olfato. A efervescência do Champagne também é modificada: as borbulhas não sobem mais à superfície, não liberam as moléculas de aroma que contêm. A sequência sensorial é específica: a visão é solicitada primeiro, depois o cuvée – em forma espumosa – entra em contato com os lábios e a boca. Uma vez que entra na boca, esta espuma reveste as paredes por ação capilar. Com a diminuição do olfato, a percepção geral do vinho muda. Algumas notas são percebidas mais do que outras.
Tendo em conta estes parâmetros específicos, Laurent Fresnet selecionou um lote de Mumm Cordon Rouge feito com uvas da safra de 2016 – sendo a maioria Pinot Noir, a casta emblemática e assinatura da Casa – e completou (até 36%) com vinhos de reserva dos últimos cinco anos. “ O meu objetivo foi preservar o frescor e a potência de Mumm Cordon Rouge, reforçar a intensidade dos seus aromas com um maior envelhecimento e uma dosagem de licor elaborado com vinhos envelhecidos em barricas de carvalho” explica Laurent Fresnet, responsável pelas caves da Maison Mumm. Com envelhecimento prolongado até cinco anos e um licor de dosagem elaborado a partir de vinhos envelhecidos em barricas de carvalho, o liquido traz um toque de baunilha e notas de patisserie. Assim, Laurent Fresnet reforça as características do estilo Mumm para se adaptar às condições de degustação onde os sentidos – olfativo e gustativo – são alterados.
O teste
A aeronave especial Airbus Zero-G realizou uma série de manobras parabólicas para criar picos de 20 segundos em gravidade zero.É claro que o público-alvo não serão os astronautas da ISS, pois estão proibidos de beber álcool na estação orbital. No entanto, o desenvolvimento ativo do turismo espacial encampado pela Blue Origin, de Jeff Bezos já está previsto. Os turistas não precisam realizar nenhuma tarefa, por isso é permitido consumir um pouco de álcool.
Sob condições de gravidade zero, é extremamente difícil derramar líquido de uma garrafa. Claro, havia uma opção usando um canudo, mas os fãs de champanhe dificilmente se deixariam ser tão humilhados. Em busca de uma solução elegante, há três anos, a equipe do Mumm se voltou para De Gaulle. Ele inventou uma garrafa com dois compartimentos. O champagne está localizado no topo, e abaixo da válvula, controlada por um dedo.
Pegue o champanhe!
Em seguida, foi necessário garantir que a bebida não se espalhasse no espaço sob ausência de peso. Para fazer isso, foi criado um arco de alumínio formando um anel acima do topo da garrafa. O champagne aparece no ar sob esferas divididas. Você pode tomar um gole no ar ou usar um copo especial. Aqueles que experimentaram a bebida descrevem vividamente o momento em que a espuma na boca se transforma em um líquido. Eles dizem que nada igual a isso já foi experimentado na Terra. Agora, Mumm está procurando parceiros comerciais para testar o champanhe em futuras viagens no espaço.