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Veja como foi a 3ª edição da Wine South America com recorde de público e de negócios

Foto: Vagão Filmes

Feira encerrou nesta sexta-feira, em Bento Gonçalves, e reuniu mais de 360 marcas nacionais e internacionais

A maior e principal feira profissional de vinhos da América Latina, a Wine South America, encerra sua 3ª edição nesta sexta-feira (23) com recorde de público e de negócios, além de intensa participação internacional. Mais de 7 mil compradores de todas as regiões do Brasil e de 13 países participaram da programação durante os três dias de evento. A Wine South America foi realizada na Fundaparque, em Bento Gonçalves – município localizado em ponto estratégico no Sul do Brasil, já que fica próximo de países como Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai.

Além de valorizar os principais e os novos terroirs do Brasil, a feira reuniu 360 marcas nacionais e internacionais, com a presença de países como Argentina, Chile, Eslovênia, Espanha, França, Geórgia, Itália, Portugal, Romênia e Uruguai. “A edição da WSA deste ano foi histórica em todos os sentidos. Tivemos um crescimento de 20% no número de marcas expositoras, além do recorde de público. Também ultrapassamos a marca de R$ 20 milhões em negócios, superando assim a nossa última edição presencial, realizada em 2019”, avalia Marcos Milanez Milaneze, diretor da WSA.

Muitos expositores nacionais participaram da WSA pela primeira vez, como foi o caso da Vinícola Araucária, de São José dos Pinhais, do Paraná. “Não tinha ideia do quanto era grande esse evento e com tanto público qualificado nos três dias, com os corredores sempre cheios. Veio gente do Brasil todo, tivemos contato com compradores do Norte e Nordeste do país e foi muito vantajoso – não só para os compradores, mas para os visitantes também, que puderam conhecer nosso produto”, avalia Diego Schechtel, responsável comercial da vinícola. O empreendimento esteve presente no espaço Terroirs do Brasil, que foi disponibilizado pelo Sebrae Nacional.

Bento Gonçalves, palco da WSA, é a cidade que abrange a única Denominação de Origem (D.O) do Brasil. “A produção gaúcha representa cerca de 50% da produção nacional de uva. E uma feira dentro do maior polo produtor é muito importante e gratificante porque o setor precisa desse movimento dos compradores, do movimento turístico, hoteleiro e gastronômico que um evento deste porte traz para a nossa região. A feira movimenta pessoas do país inteiro para prestigiar o setor como um todo”, avalia Daniel Panizzi, presidente da União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra).

A próxima edição da WSA já está confirmada e será realizada em 2023.

Rodadas de negócios reuniram compradores de todas as regiões do Brasil

Durante os três dias de feira, compradores de todas as regiões do Brasil participaram de mais de mil rodadas de negócios promovidas em diversos pontos da WSA. A feira, que é direcionada especialmente a profissionais do segmento do vinho, reuniu importadoras e exportadoras do Brasil, além de lojas especializadas, empórios, wine bars, restaurantes, hotéis, mercados e supermercados, distribuidoras e atacadistas.

O interesse dos compradores foi o principal ponto destacado pelas vinícolas nacionais que participaram das reuniões. “Participei da edição de 2019 da WSA e notei um crescimento na quantidade de compradores qualificados. Foi muito positivo, as conversas devem evoluir fora da feira”, avalia Natália Taffarel, diretora comercial da vinícola Cave Antiga, de Farroupilha.

Programação contemplou dezenas de masterclass, palestras e painéis

Mais do que conferir as novidades do setor vitivinícola, o visitante da WSA teve acesso a uma série de eventos paralelos durante a feira. Dezenas de masterclass, palestras e painéis foram realizados nos três dias de evento. “Além de promover negócios, a WSA tem como propósito fomentar conhecimento e networking na cadeia vitivinícola. Durante os dois últimos anos, inclusive, realizamos vários projetos digitais que potencializam a comercialização de vinhos durante todo o ano”, ressalta Jussara Konrad, gestora da WSA.

A Itália também foi um dos destaques da programação da feira, apresentando cerca de 200 rótulos aos visitantes. A participação italiana na 3ª edição do evento foi promovida pela ITA – Italian Trade Agency e fez parte de um amplo programa de iniciativas voltadas para o trade e o consumidor. “Ao longo de três dias de feira, pudemos apresentar a um qualificado público de profissionais do mundo do vinho uma seleção de quase 200 rótulos produzidos por cerca de 80 vinícolas de 14 das 20 regiões italianas. Foi uma verdadeira celebração à rica diversidade vitivinícola italiana, um brinde de sabores que somente um país único como a Itália pode oferecer. E a Wine South America foi o palco perfeito para divulgar entre os brasileiros toda essa diversidade”, afirma o analista de mercado da ITA, Ronaldo Padovani.

Reforçando a estreita relação Brasil-Itália, a agência do governo italiano promoveu a vinda do Master of Wine italiano, Gabriele Gorelli, que esteve no Brasil pela primeira vez e especialmente para a WSA. “Tive minha primeira experiência com o vinho brasileiro há dez anos e foi algo muito simples. Agora o Brasil tem mais know-how e habilidade em produzir vinhos de categoria mundial, especialmente brancos e espumantes. E os tintos, especialmente os do Sul, tem uma mensagem bem clara: não são necessariamente Novo Mundo, tem uma personalidade clássica. Por isso, acho que os vinhos italianos são perfeitos e combinam tanto com o Brasil”, afirma.

 Confira a seguir outros destaques da programação da WSA deste ano:

Espaço Masterclass: Com a curadoria da ABS-RS, o Espaço Masterclass foi projetado para ser um local de convivência e de aprendizado. Durante a WSA, o ambiente reuniu profissionais do vinho que tinham como objetivo aprofundar seus conhecimentos e realizar degustações.

Raio-X do Mercado de Vinhos: Uma mesa redonda realizada durante a WSA com representantes do setor discutiu os números da cadeia e revelou otimismo para a cadeia do vinho. No período acumulado de 12 meses, foi contabilizada uma leve queda de 3% na soma da comercialização pelas vinícolas brasileiras com as importações. A pequena baixa é atribuída ao forte crescimento registrado na pandemia, que chegava a dois dígitos.

Hacka Vitis – Voltado à inovação para o setor vitivinícola, o Hacka Vitis é uma parceria com o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). Por meio dele, alunos da instituição desenvolveram soluções para os principais desafios da cadeia. Esse é o primeiro Hacka Vitis realizado com foco exclusivo no setor de vinhos.

Fraudes e Descaminhos de Vinhos: O painel debateu as operações que combatem a entrada irregular de vinhos, especialmente na fronteira do Brasil. O encontro teve a participação do Delegado da Receita Federal, Mark Tollemache e de representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Melhor Sommelier do RS: Luiz Gustavo da Silva Buske conquistou o título de Melhor Sommelier do Rio Grande do Sul. O anúncio foi feito durante a WSA, após prova prática realizada ao lado dos também sommeliers Emmanuel Vinicius Franco de Abreu e Nasser Augustus Najar. O concurso, que está em sua segunda edição, foi promovido pela seccional gaúcha da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-RS).

– Enoturismo: A promoção do enoturismo esteve presente na WSA, possibilitando ao comprador conhecer as vinícolas, o local de produção de vinhos e espumantes, e vivenciar assim a emoção atrás dos rótulos.

Além do vinho: Além de produtores de vinho, espumante e suco de uva, integraram o rol de expositores os setores de azeite de oliva e cachaça artesanal.

FOTOS DO EVENTO

Marcos Milanez Milaneze diretor da WSA discursando durante a abertura da WSA 2022

 

Alessandro Giolai falou em nome do Grupo VeronaFiere

 

Daniel Panizzi, Presidente da UVIBRA

 

Embaixador da Itália, Francesco Azzarello

 

Alberto Carlos Bica, Analista de negócios internacionais da gerência de agronegócios da APEX-Brasil

 

Cesar Mauricio Samuel do Nascimento, Gerente regional Serra Gaucha do Sebrae nacional

 

Secretário Estadual de desenvolvimento econômico, Joel Maraschin

 

Prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Segabinazzi Siqueira

 

Entrada da feira já com uma fila de espera para a abertura

 

Proprietárias da Amitié Espumantes e vinhos – Andreia Gentilini Milan e de Juciane Casagrande

 

Vinhos da Amitié

 

A Amitié trouxe seus espumantes para apresentar na feira

 

O maior estande da feira, Casa Valduga, trouxe alem da sua linha completa de produtos, os lançamentos feitos no dia anterior.

 

Lançamento dos espumantes Premium durante a feira

 

Lançamento dos espumantes Premium durante a feira

 

Lançamento dos espumantes Premium durante a feira

 

Becas Sparkling, linha de vinhos com bolhas da Casa Valduga

 

Estande Casa Valduga. Foto: Vagão Filmes

 

 

Diretores da Vinícola Barcarola butique – Marcelo Petroli

 

Masterclass Azeite de Oliva – com Arthur Rocha, Paulo Gustavo Celso e Juliano Garavaglia

 

Masterclass Syrah em colheita de inverno – Andreia Milan e Mauricio Roloff

 

Masterclass Syrah em colheita de inverno – Andreia Milan e Mauricio Roloff

 

Masterclass Syrah em colheita de inverno – Andreia Milan e Mauricio Roloff

 

Masterclass Syrah em colheita de inverno – Andreia Milan e Mauricio Roloff

 

Masterclass Syrah em colheita de inverno – Andreia Milan e Mauricio Roloff

 

Degustação Best Wines – Marcelo Copello e Ricardo Castilho

 

Degustação Best Wines – Ricardo Castilho e Marcelo Copello

 

Degustação Best Wines – Ricardo Castilho e Marcelo Copello

 

Degustação Best Wines – Ricardo Castilho e Marcelo Copello – Vinhos apresentados

 

Encontro com Carlos Abarzua, enólogo da Cave Geisse durante a degustação Best Wines

 

Masterclass Safras antigas de vinhos do Brasil apresentada por Paulo Brammer

 

Masterclass Safras antigas de vinhos do Brasil apresentada por Paulo Brammer

 

Masterclass Safras antigas de vinhos do Brasil apresentada por Paulo Brammer

 

Masterclass Safras antigas de vinhos do Brasil apresentada por Paulo Brammer

 

Masterclass charuto e cachaça com Gabriel Lourenço e Wagner Selbach

 

Masterclass charuto e cachaça com Gabriel Lourenço e Wagner Selbach

 

Masterclass charuto e cachaça com Gabriel Lourenço e Wagner Selbach

 

Masterclass charuto e cachaça com Gabriel Lourenço e Wagner Selbach

 

Masterclass charuto e cachaça com Gabriel Lourenço e Wagner Selbach

 

Hotel & Spa do Vinho, Autograph Collection – Aldemir Dadalt e Deborah Villas-Bôas Dadalt e Andrison dos Santos

 

Vinícola Torcello – Rogério Carlos Valduga, diretor da vinícola

 

Vinícola Dunamis

 

Livia, Nara Pötter, Gabriela Pötter da Vinícola Guatambu

 

 

Vinícola Dom Candido

 

Vinícola Luiz Argenta – Daiane Argenta diretora da vinícola

 

Terragnolo Vinícola & pousada – Shana Larentis Valduga

 

Valle Bello vinho – Ivan Cesar Lazzarotto

 

Vinícola Larentis – Rejane Larentis diretora da vinícola

 

Vinícola Aurora – Jéssica Deon do marketing e o gerente comercial

 

Vinícola Ravanello de Gramado – Alexandre Ravanello

 

Estande da Maison Forestier – Diretor e supervisor comercial

 

Rodada de negócios

 

Rodada de negócios

 

Rodada de negócios

 

Rodada de negócios

 

A Vinícola Lovatel participou da rodada de negócios – Jhonatan Lovatel

 

Clube Ecowine

 

Concurso de Melhor sommelier do RS

 

Concurso de Melhor sommelier do RS

 

Concurso de Melhor sommelier do RS

 

O Chile se fez presente com um pavilhão com varias vinícolas

 

O Chile se fez presente com um pavilhão com varias vinícolas

 

A Italia trouxe várias vinícolas para apresentar seus vinhos

 

Movimento no pavilhão da Itália

 

Ruas movimentadas durante a feira nos 3 dias

 

Durante os 3 dias a visitação foi grande e continua – Crédito Vagão Filmes

 

Movimento intenso nos 3 dias – Crédito Vagão Filmes

 

Vinícolas de Monte Belo

 

Estande Fabio Cordella Cantine com vinho de jogadores campeões

 

Estande Fabio Cordella Cantine

 

Luiz Porto Vinhos Finos – Danilo Borges

 

Vinícola Miolo

 

Smurfit Kappa

 

Smurfit Kappa

 

Vinícola Mena Kaho

 

Vinícola Mena Kaho – Gabriel Cogorni

 

Vinícola Abreu & Garcia, vinhos de altitude

 

Vinhos de altitude

 

Estande da Casa Perini

 

Estande Pizzato

 

Marcos Dauer da Bacchus

 

Estande Cata Terroirs

 

Vinícola Vilena – Ademir Dotti e a enóloga Anelise Muraro

 

Vinícola Serra do Sol no pavilhão de vinhos de altitude – Mauricio Milesqui

 

Os presentes puderam degustar vinhos de várias uvas e lugares durante o evento

 

Os visitantes aproveitaram o painel iluminado da entrada do pavilhão para tirarem fotografias e guardar memória da visita

 

Cantina Mattiello vinhos e espumantes – Viviane Mattiello Stanger

 

Vinícola Giaretta

 

Vinícola Araucária no pavilhão do Sebrae

 

Monte Vêneto Cooperativa de sucos

 

Vinhedos Capoani

 

Ferrer Miranda

 

Tonini Essence

 

Flavia Milaneze, Jussara Conrad e Marcos Milanez Milanese

 

Turma da Milanez & Milaneze que trabalhou incessantemente para apresentar esta feira maravilhosa.

 

Wine South America 2022 – Renato Hazan

 

O diretor jornalista Renato Hazan do All 4 Wine fez a cobertura dos 3 dias do Wine South America 2022
Divulgação: CH2A Comunicação (Texto)

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