
Curso conta com uma parceria inédita da instituição com a Vinícola Salton
Profissionais do segmento do vinho e do espumante podem ter acesso a um curso que nasce como um marco na educação do setor. Unindo teoria e prática, a Unisinos elaborou a pós-graduação “Estratégias, Inovação e Tendências Globais no Mercado de Vinhos e Espumantes“. A inovadora iniciativa já está disponível e conta com uma parceria inédita da instituição de ensino com a Salton. A união das marcas combina teoria acadêmica de ponta com a prática e a experiência direta da vinícola.
Com 12 disciplinas e disponível no formato digital, a pós-graduação tem como principal objetivo capacitar enólogos, sommeliers, gestores e empreendedores a dominar as estratégias e inovações que definem o mercado global, preparando-os para se destacarem em um ambiente competitivo. “O curso permite que os alunos possam ver, em uma referência do setor, a materialidade de como os conhecimentos e competências ensinados são mobilizados de fato no mercado através das distintas narrativas de profissionais e gestores da Salton. Entendemos que esta combinação de excelência acadêmica com excelência de performance no mercado faz com que os alunos possam apropriar-se de uma jornada formativa robusta e complementar”, avalia Alexandre Pereira, coordenador do projeto Unisinos Performance.
As áreas temáticas da pós-graduação cobrem uma ampla gama de tópicos essenciais para o sucesso na indústria. Elas incluem desde a governança corporativa e ética, fundamentais para uma gestão responsável, até a inovação em embalagens e viticultura de precisão, que impulsionam a modernização e a sustentabilidade. A análise detalhada da legislação e regulamentação e as tendências emergentes no mercado garantem que os profissionais estejam equipados para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades do setor.
Júlio César Kunz, que é sommelier e tem mais de 20 anos de experiência no mundo do vinho, é um dos professores da iniciativa. O profissional, que também é diretor institucional da Associação Brasileira de Sommeliers -RS (ABS-RS), ministra a disciplina Planejamento Estratégico de Empresas. “O mundo do vinho desperta paixões importantes e isso é muito positivo do ponto de vista de engajamento das pessoas com a cultura do vinho. No entanto, essa paixão muitas vezes faz com que as pessoas se empolguem muito em entrar e investir nesse meio, mas sem um pensamento de negócio propriamente. E essa pós-graduação ajuda as pessoas a pensar o mundo do vinho como um mundo de negócios, que movimenta investimento e economia em diversos lugares do mundo e que pode ser, evidentemente, bastante rentável e estratégico. A minha disciplina fala justamente sobre estratégia e traz para perto algo que deveria ser intrínseco ao mundo do vinho, que é o pensamento de longo prazo. Entre plantar uma videira e se ter realmente o próprio vinho tem um espaço de praticamente 10 anos. Então o foco dessa disciplina é como unir esse pensamento de longo prazo em um mundo que muda tão rapidamente”, destaca Kunz.
Ao mesmo tempo em que aprendem a teoria dos principais temas que cercam o universo do vinho e dos espumantes, os alunos terão acesso a conteúdos exclusivos que contam como esses assuntos são aplicados na prática pela Salton. “Essa pós-graduação proporciona uma combinação única de conhecimentos teóricos e práticos, promovendo muita inovação e excelência no setor de vinhos e espumantes. A Salton é uma empresa centenária: 114 anos de história requer muito conhecimento e reinvenção. O consumidor está no centro das nossas estratégias, para que ele sempre escolha uma garrafa de Salton para brindar o momento de alegria dele da maneira que ele quiser“, destaca Luciana Salton, diretora executiva da companhia.
A pós-graduação conta com um modelo 100% EAD e digital. Os alunos podem, portanto, montar seu plano de aprendizado de acordo com suas necessidades e horários. O curso tem produção da OVO_educa, que é uma das uma das principais empresas de educação do Brasil. Além das disciplinas regulares do curso, os alunos têm acesso a módulos livres, que contam com orientações práticas de temas como harmonização, serviço e técnicas de venda.
Todas as informações da pós-graduação estão no link: https://www.