All4Wine

Notícias, novidades e fornecedores do mundo do vinho

Notícias, novidades e fornecedores do mundo do vinho

Umani Ronchi – Vinícola do Ano do Gambero Rosso

A Umani Ronchi é uma vinícola biológica, sustentável, enoturística, com uma média de 210 hectares de vinhedos rigorosamente autóctones e principalmente  com mais de 170 hectares plantados na região Marche, e com uma boa parte também, na região Abruzzo.

Essa vinícola pertencente à família Bianchi-Bernetti, é a vinícola do ano para o guia Vini d’Italia 2024, do Gambero Rosso – o principal e que está entre os mais longevos – editor do setor Wine&Food na Itália. A Umani Ronchi é a primeira vinícola na história enológica da região Marche, a receber esse reconhecimento em um “álbum de ouro”. Durante muitos anos, ela viu outras vinícolas do país estarem em primeiro lugar, mas agora, foi a vez dela!

Quem gerencia a empresa e que recebeu o prêmio, no dia 15 de outubro, no Palazzo Brancaccio, em Roma, foi Michele Bernetti. Seu pai, Massimo (fundador e que ainda trabalha!) começou a desenvolver o trabalho com seus vinhos no exterior, há 50 anos. Uma visão de pioneiro, que hoje é demonstrada no faturamento de mais de 15 milhões de euros (+11% em relação ao ano anterior) realizado graças às vendas de 2/3 de Verdicchio, Rosso Conero, Pecorino, Montepulciano d’Abruzzo e outros vinhos, em 60 países do mundo.


Michele Bernetti
é o presidente do Istituto Marchigiano de Tutela de Vinhos (IMT) – um maxi consórcio composto por 16 denominações e 519 sócios; é também conselheiro da Unione Italiana Vini (UIV) e da Federvini. Ele diz: “Estamos obviamente muito contentes por esse reconhecimento, que premia o trabalho da nossa equipe e  que também tem uma certa propensão à inovação, de processos e de produtos. Compartilhamos esse prêmio com todo o território, que é uma terra que exprime produtos autóctones de grande potencial, seja nas Marche que em Abruzzo, lugar em que chegamos recentemente, já intuindo que as fronteiras dos vinhedos não são as mesmas geográfico-administrativas. Talvez um dia, consigamos unir nossas forças nos mercados internacionais.”

Parabéns à Umani Ronchi (que também faz parte do Istituto Grandi Marchi – que possui grandes famílias de embaixadores do vinho italiano no mundo), ao Michele e à toda equipe da vinícola! Prêmio mais que merecido!

Alessandra Gomes Rodrigues

“Técnico Esperto della Filiera Vitivinicola” no Instituto Garibaldi, Roma, Itália. Sommelière – Associazione Italiana di Sommeliers – Roma – 2004 – Itália.  Finalista do concurso “Melhor Sommelier do RJ do Sul da França” na ABS em 2013. Atua com cursos, eventos, consultorias e treinamentos sobre vinhos, em restaurantes no Rio de Janeiro. Atividades constantes de sommelière e de intérprete em eventos de vinhos em várias cidades do Brasil. Publicação do artigo “A questão dos agroquímicos na viticultura e na produção de vinhos – uma breve revisão” pela revista Embrapa, n° 28.

E-mail: alessandra_sommelier@hotmail.com
Instagram: @ale.sommelier/@siduri_enogastronomia_italiana
Cel.: +55 (21) 98172-5931
Blog: http://sidurienogastronomiaitaliana.wordpress.com

Utilizamos cookies em nosso site seguindo os Termos Gerais de Uso e Política de Privacidade.
Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.