No dia 23, da semana passada, pude participar do evento Gambero Rosso, no hotel Unique, em São Paulo – evento promovido por Cristina Neves, que reuniu quase 50 produtores italianos. Eles apresentaram uma média de 150 vinhos a jornalistas, profissionais da área gastronômica e amantes do vinho, que foram até São Paulo, justamente para conhecer as novas safras e as vinícolas que buscam importadores no Brasil (em torno de 20).
Os chefes do Hotel Unique, Emmanuel Bassoleil e Robson Ribeiro serviram um buffet baseado em uma gastronomia mais leve, vegana e saborosa!
No mesmo evento foram feitas três Masterclass de vinhos e foram premiados por Marco Sabellico (editor sênior do guia Vini d’Italia e especialista em vinhos) os mais autênticos restaurantes italianos, wine bars e pizzarias de São Paulo, de acordo com as classificações do guia digital Top Italian Restaurants.
No Brasil, no ano passado, as exportações de vinhos italianos registraram um crescimento de 19,4% (cerca de US$ 43 milhões) em relação a 2020. O vinho italiano ostenta uma quota de mercado de 9% do total de vinhos importados, igual à da França e atrás de Portugal, Argentina e Chile. Nos últimos 3 anos, a demanda brasileira por vinhos cresceu 28%.
O vinho italiano tem uma qualidade de altíssimo nível, que surpreende até o degustador mais experiente! O guia Vini d’Italia é o resultado de um ano de trabalho de uma equipe de especialistas que viaja por toda Itália, entrevistando produtores e visitando vinícolas. Para o guia de 2023, foram analisadas 2.626 vinícolas e um total de 25.421 vinhos. Para cada um dos vinhos, foi dada a pontuação clássica, que varia de 1 a 3 taças (bicchieri), de acordo com a qualidade do vinho. 2.093 vinhos chegaram à final e 455 ganharam o cobiçado reconhecimento: os Tre Bicchieri. Apesar das adversidades criadas pela crise pandêmica, os produtores têm demonstrado excelentes produtos e boa capacidade de planejamento para expansão internacional.
A seguir, as vinícolas que estiveram presentes no evento:
Andreola, Argiano, Batasiolo, Borgo Conventi, Cantina Tollo, Cantine Settesoli, Conte Collalto, Cusumano, Enrico Serafino, Famiglia Cecchi, Famiglia Cotarella, Felline, Ferrari, Firriato, Fontana Fredda, Genagricola, Italo Cescon, Le Rocche, Malatestiane, Masciarelli, Masi, Medici Ermete & Figli, Monte del Frà, Nicosia, Ottella, Pasqua, Piccini 1882, Pio Cesare, Produttori di Manduria, Ridolfi, Rocca di Castagnoli, Rubinelli Vajol, Ruffino, Santa Margherita Gruppo Vinicolo, San Felice, San Salvatore, Serego Alighieri, Tenuta Il Palagio, Tenuta Sant’Antonio, Tenute Ambrogio e Giovanni Folonari, Tenute del Cerro, Tenute Rubino, Tenute Tomasella, Torrevento, Vallepicciola, Varvaglione, Velenosi, Villa Sandi e Zorzettig.
Um agradecimento especial ao meu amigo Chico Cineasta (@vinhospelomundo), por algumas fotos feitas e outras cedidas.
Sobre Alessandra Gomes Rodrigues
Bacharel em Química pela Universidade de Brasília – UnB (Universidade de Brasília) em 2000 e Pós graduada “Técnico Esperto della Filiera Vitivinicola” no Istituto Garibaldi, Roma, Itália em 2003.
Sommelière – Associazione Italiana di Sommeliers – Roma – 2004 – Itália
Pesquisadora no Laboratório de Química Analítica e Metrologia (LAQAM), do Instituto Nacional de Tecnologia (INT), de 2010 a 2011, desenvolvendo um projeto de comparação entre vinhos tradicionais e biológicos, seguindo normativas brasileiras e estrangeiras. Publicação do artigo “A questão dos agroquímicos na viticultura e na produção de vinhos – uma breve revisão” pela revista Embrapa, n° 28.
Patente “Degustazione di Caffè Espresso Italiano” – Sassari – 2011 – Itália
Italiano Expresso Specialist – Sassari – 2011 – Itália
Finalista do concurso “Melhor Sommelier do RJ do Sul da França” na ABS – 2013.
Destaque Gourmet 2016/2017 – 29ª Super Rio Expofood – Federazione Italiana Cuochi, Associazione Cuochi Fiorentini, AICC e SINDINAPI.
Cursos, consultorias e treinamentos sobre vinhos, em restaurantes no Rio de Janeiro. Inclusive para um dos melhores bares do mundo, no Rio de Janeiro, segundo o The Guardian.
Atividades constantes de sommelière e de intérprete em eventos de vinhos em várias cidades do Brasil.
E-mail: alessandra_sommelier@hotmail.com
Instagram: ale.sommelier
Cel.: 21 98172 931
Blog: http://sidurienogastronomiaitaliana.wordpress.com