O mercado de whiskies raros cresceu 540% na última década, de acordo com o índice de investimentos de luxo da consultoria imobiliária mais importante do Reino Unido
O single malt se posiciona como objeto de desejo dos investidores de luxo. Nos últimos anos, seu valor colecionável aumentou em maior proporção do que o preço do barril de petróleo bruto Brent e do ouro, posicionando-o entre os analistas financeiros e corretores como um dos ativos mais cobiçados para investir e vender na atualidade.
De acordo com o índice da consultoria Rare Whisky 101, mais de 172 mil garrafas de scotch foram vendidas no ano passado com um valor de £75 milhões, o que significa um aumento de 29,97% em relação ao recorde de 2019 (£57 milhões), alcançando um incremento de 19,88% em relação ao recorde do mesmo ano com quase 144 mil garrafas de whisky vendidas em 2021.
O momento ideal para investir em um whisky único
O whisky escocês é incrivelmente diverso e oferece aos colecionadores uma excelente oportunidade de investimento. O aumento em 582% do valor do whisky nos últimos dez anos é acompanhado de umarevalorização do single malt, de acordo com o recente relatório The Wealth Report da consultoria imobiliária Knight Frank, que lhe concedeu a categoria de ativo rentável, ainda mais lucrativo do que obras de arte. Além disso, esse relatório inclui pela primeira vez o whisky como investimento de luxo, cujo valor multiplicou 40% em 2018.
Esse fenômeno a nível mundial é semelhante ao mercado de arte, porém a diferença é que o single malt é feito para beber. O que é particular é a escassez e raridade que fazem com que essas expressões se tornem altamente desejadas e aumentem seu valor no mercado de colecionadores. De acordo com o Knight Frank Rare Whisky 100 Index, um relatório que reflete a evolução dos preços de 100 das garrafas de whisky escocês mais buscadas em leilões no Reino Unido, o valor desses destilados subiu quase 600% na última década.
Outra tendência no mundo dos destilados é o Whisky Money (investir em whisky) que surge da paixão por single malts finos e raros. O whisky é o novo “ouro líquido”, pois é um item que gera fortes laços sentimentais, além de ser reflexo de uma tradição milenar. Um destilado que, ao contrário de outros objetos, aumenta seu valor ao longo do tempo. O valor depende de sua raridade ou escassez, pois quanto mais difícil de encontrar, maior será o seu custo e provavelmente valorizará.
Mas o que significa ser um whisky de luxo?
Os single malts são provenientes de cinco regiões protegidas da Escócia: Campbeltown, Islay, Highland, Lowland e Speyside. Cada região adiciona características próprias no perfil de aroma e sabor do whisly, sendo equivalente à uva ou terroir no caso dos vinhos. Diferente de outros whiskies escoceses, os single malts são produzidos com cevada maltada em uma única destilaria. Além disso, são destilados pelo menos duas vezes em alambiques de cobre e envelhecidos exclusivamente em barris de carvalho por pelo menos três anos. É no envelhecimento que a madeira dos barris irá interagir com o álcool, influenciada pelo clima e pelas características naturais de cada região, conferindo personalidade própria para cada spirit, e tornando-ogradativamente mais complexo.
A cor natural tem papel fundamental em um single malt como The Macallan. Um whisky de qualidade superior tem 100% de sua cor extraída unicamente da madeira em que é amadurecido, sem a adição de qualquer corante. Como a madeira é um produto natural, cada árvore é diferente, o que, por sua vez, confere diferentes sabores e cores ao whisky durante a maturação. A habilidade dos whisky makers garante que a cor seja a mais consistente possível de um lote ao outro, por meio da gestão e seleção de barris que proporcionam o espectro de cores naturais essenciais para um whisky de malte único.
A reputação de uma destilaria é construída sobre bases sólidas, resultando em um produto de excelente qualidade e caráter diferenciado, e baseada em um conjunto de princípios irredutíveis. The Macallan eleva a arte de fazer whisky a outro nível. Cada expressão simboliza a alta qualidade de uma das mais antigas destilarias do mundo através de uma experiência única devido ao seu extraordinário compromisso com a produção de whisky, resultado de quase dois séculos de processos artesanais, cuidadosamente guardados por mestres destiladores que levam consigo a excelência em seu DNA.
The Macallan, o melhor single malt para começar uma coleção
Há alguns anos, foi quebrado o recorde da garrafa de whisky mais cara da história: The Macallan 1926 Fine & Rare Collection 60 Year Old, que foi leiloada ao vivo pela Sotheby’s por U$ 1,9 milhão, o que significa uma verdadeira homenagem ao legado de The Macallan no passado, presente e futuro. É uma peça de museu, destilada em 1926, que foi engarrafada em 1986.
O whisky daquele barril tão especial foi suficiente para apenas 40 garrafas na primeira edição, das quais 24 passaram pelas mãos de artistas do calibre de Sir Peter Blake e Valerio Adami. O curioso é que essa mesma expressão de The Macallan foi vendida há 15 anos por U$ 20 mil.
Uma expressão do whisky mais precioso do mundo é ideal para iniciar uma coleção pessoal. Não há outro whisky que possa competir com The Macallan em estilo, rigor, exigência e qualidade atemporal. Cada expressão é diferente, nascida da busca contínua pelo extraordinário pela combinação magistral de arte e ciência.