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The House of Suntory experience 2025: Hibiki e Roku listening sessions

Créditos: Rubens Kato @kato78)

 

A terceira edição do evento retorna este ano com uma nova jornada sensorial, unindo a tradição dos listening bars japoneses à coquetelaria, gastronomia e música, em experiências imersivas por três capitais brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.

Em sua terceira edição, The House of Suntory Experience 2025: Hibiki e Roku Listening Sessions expande sua proposta e convida o público para uma imersão que combina música, gastronomia, coquetelaria e omotenashi. Inspirado nos Listening Bars japoneses, espaços que valorizam a experiência musical de forma cuidadosa, o evento deste ano, intitulado The House of Suntory Experience 2025: Hibiki e Roku Listening Sessions, explora a relação entre som e sabor, em uma ativação dos cinco sentidos. Serão duas sessões distintas: Hibiki Listening Sessions, que celebra a vertente musical do jazz japonês que deu origem ao movimento dos listening bars no Japão, harmonizada ao Hibiki Whisky, o mais premiado da The House of Suntory, e Roku Listening Sessions, que transportará os convidados através da riqueza cultural da música eletrônica japonesa, harmonizada ao Roku Gin.

Com base em estudos que indicam que as frequências sonoras influenciam a percepção de gostos e sabores, The House of Suntory Experience 2025Hibiki e Roku Listening Sessions apresentará essa conexão entre tradição e inovação, oferecendo uma nova perspectiva sobre os rituais da coquetelaria japonesa.

“Nós, na Suntory Global Spirits, temos o desafio constante de criar experiências imersivas e inesquecíveis para nossos consumidores desde 2023. Nosso objetivo é sempre integrar os valores e filosofia da The House of Suntory, combinando nosso DNA com parceiros estratégicos e promovendo o encontro enriquecedor das culturas brasileira e japonesa.”diz Lizandra Freitas, presidente do grupo japonês Suntory Global Spirits na América do Sul e Central, proprietária do whisky Hibiki e gin Roku.

 

Listening Bars: Onde Música e Degustação se Encontram

A escolha dos Listening Bars como cenário do evento reforça a conexão entre Japão e Brasil. Inspirados nos Jazz Kissa, tradicionais cafés de audição de jazz que surgiram no Japão na década de 1920 e se tornaram conhecidos por proporcionar uma experiência sonora de alta fidelidade, esses espaços evoluíram ao longo do tempo para incorporar novas sonoridades, unindo jazz, música eletrônica e coquetelaria, hoje tendência em diversas capitais pelo mundo.

Nesta edição, a curadoria musical fica por conta de Camilo Rocha, a coquetelaria é assinada por Alex Mesquita, e a filosofia Omotenashi — a arte japonesa da hospitalidade, que valoriza a atenção aos detalhes, a empatia e o acolhimento genuíno — é incorporada nas sessões com a consultoria de Yasmin Yonashiro, proporcionando uma experiência única aos convidados das duas sessões. O evento acontecerá em três cidades, com experiências exclusivas e excelência gastronômica no Kotchi Bar, em São Paulo; no Elena Horto, no Rio de Janeiro, e em Brasília.

 

Sessão Jazz Hibiki e Sessão Roku Eletrônica, serão duas sessões distintas que celebram as icônicas marcas de whisky e gin, respectivamente, da The House of Suntory

As sessões do The House of Suntory Experience 2025: Hibiki e Roku Listening Sessions são apresentadas em dois formatos: Hibiki Sessão Jazz e Roku Sessão Eletrônica. A Hibiki Listening Sessions celebra um dos maiores ícones do luxo japonês, explorando a tradição e sofisticação de Hibiki, um blended whisky super premium reverenciado e premiado mundialmente, conectando-se com as várias vertentes do jazz japonês. Em contraste, a Roku Listening Sessions se encontra com a modernidade, apresentando um gin artesanal infusionado com seis botânicos japoneses, incluindo yuzu, folha e flor de cerejeira, e chá verde sencha, acompanhado por batidas e texturas eletrônicas.

“A curadoria das sessões distintas explora as paletas diversas da música eletrônica e do jazz japonês, construindo uma experiência sensorial que aguça os cinco sentidos através de ondas sonoras e conectando cores, sabores e sons de forma única.” diz Camilo Rocha, pesquisador musical.

A curadoria sensorial da The House of Suntory Experience 2025: Hibiki e Roku Listening Sessions foi feita por especialistas para uma máxima imersão no evento, e conta com um time para traduzir a essência das marcas em uma experiência completa:

  • Camilo Rocha – DJ, jornalista e pesquisador musical, assina a curadoria sonora, conectando ritmos e frequências que potencializam a experiência gustativa.
  • Alex Mesquita – Mixologista renomado, responsável pela criação de coquetéis exclusivos alinhados às nuances musicais e à harmonização sensorial.
  • Yasmin Yonashiro – Especialista em omotenashi, a arte japonesa da hospitalidade que valoriza atenção aos detalhes e um serviço genuíno. Sommelière, ela combina sua expertise para criar experiências refinadas, elevando a conexão com a tradição e os rituais de degustação.

“O omotenashi vai além de um bom serviço; é sobre criar uma conexão genuína com os convidados, onde cada detalhe importa. No The House of Suntory Experience, unimos tradição e inovação, oferecendo uma experiência sensorial única, onde o sabor e o som se encontram em perfeita harmonia.” diz Yasmin Yonashiro – Especialista em omotenashi.

 

UMA EXPERIÊNCIA MULTISSENSORIAL COM HIBIKI E ROKU

A experiência sensorial vivida nas Hibiki e Roku Listening Sessionsexploram a relação entre as frequências sonoras e a percepção gustativa dos cinco gostos – doce, salgado, azedo, amargo e umami – potencializados por sons especialmente selecionados. Frequências mais altas, como as de um piano, ressaltam o dulçor, enquanto sons médios, típicos de instrumentos de sopro, aguçam o gosto salgado. Sons agudos, provenientes de instrumentos de metal, acentuam a acidez, e frequências baixas intensificam o amargor. Para o umami, são utilizados sons graves, com toques de subgraves. Além disso, cada gosto será representado por uma cor inspirada na simbologia japonesa: magenta para o doce, amarelo claro para o salgado, verde-água para o azedo, verde escuro para o amargo e roxo para o umami. Dessa forma, os convidados e clientes terão uma experiência multissensorial que une som, gostos e cultura.

 

ALTA COQUETELARIA E GASTRONOMIA

Os drinks foram elaborados exclusivamente para o evento por Alex Mesquita, mixologista e bartender premiado, que traz à sua criação o conceito da tradição e modernidade dos rótulos Hibiki Roku. A experiência sensorial se desdobra em cinco gostos – doce, salgado, azedo, amargo e umami – harmonizados com a gastronomia dos chefs Makoto Okuwa e Inés de Los Santos (no Kotchi) e Itamar Araújo (Elena Horto – RJ). Esses sabores são potencializados não apenas pelo paladar, mas também pela audição, combinando a bebida e a comida com a música, com jazz no whisky e música eletrônica no gin.

“O nosso desafio na harmonização foi criar sabores que dialoguem com os rótulos icônicos de Hibiki e Roku, equilibrando tradição e modernidade. Esse trabalho colaborativo, realizado junto aos chefs dos restaurantes, busca agradar ao máximo de paladares possíveis. Sabemos que os gostos são subjetivos, mas garantimos uma experiência premium e repleta de sabores marcantes e até então, nunca provados antes para nossos clientes e convidados”, diz Alex Mesquita.

 

UMA JORNADA DE EXPANSÃO

Desde sua primeira edição, The House of Suntory Experience evoluiu para se tornar referência no universo das experiências premium. Em 2023, a iniciativa celebrou os 100 anos da The House of Suntory com jantares ritualísticos de alta gastronomia e coquetelaria autoral. Já em 2024, o evento aprofundou a dualidade entre o Japão tradicional e contemporâneo, ampliando sua relevância cultural e impacto no mercado.

Em 2025, a experiência se expande além de São Paulo, chegando também ao Rio de Janeiro e Brasília. Unindo curadoria musical e uma imersão sensorial que desperta os cinco sentidos, as sessões de Hibiki e Roku Listening Sessions proporcionam uma conexão profunda entre gastronomia, rótulos premium da marca e a riqueza da cultura japonesa. Uma jornada que harmoniza sabores, sons e texturas, convidando o público a degustar, ouvir e sentir de forma única. Kampai!

 

Sobre The House of Suntory

Há cem anos, The House of Suntory é reconhecida pelo pioneirismo na produção de whiskies artesanais japoneses. Com um portfólio de marcas super premium e de luxo, a marca une história, cultura e tradição, elevando a arte da destilaria japonesa a um patamar de excelência.

Lançado em 1989 em comemoração ao 90 aniversário da Suntory, Hibikirepresenta a harmonia e filosofia da cultura japonesa, expressas nas 24 facetas do design da sua garrafa que representam as 24 horas do dia e as 24 micro estações do calendário tradicional japonês. Hibiki já ganhou medalhas de ouro nas mais reconhecidas competições internacionais.

Roku é um gin artesanal premium japonês que combina seis botânicos nativos do Japão, cuidadosamente destilados separadamente para preservar suas características individuais e realçar seus sabores únicos. O resultado é um gin de perfil complexo e harmonioso, que expressa a sensibilidade japonesa na arte da destilação. Sua garrafa hexagonal, elegante e minimalista, simboliza o significado de “Roku” – que quer dizer “seis” em japonês – e traz em relevo os botânicos utilizados, refletindo a estética e a tradição do Japão.

O portfólio no Brasil também inclui os single malts Yamazaki e Hakuchu e o single grain The Chita (componentes do blend de Hibiki), além do Roku Gin e da Haku Vodka. O portfólio The Hose of Suntory reforça o espírito tradicional da cultura japonesa, por meio dos ingredientes e do design de suas garrafas, destacando-se no mercado brasileiro.

 

SERVIÇO:
The House of Suntory Experience 2025
PRAÇAS, DATAS E HORÁRIOS

São Paulo

Kotchi Bar
Rua Padre João Manuel, 1231 – Cerqueira César, São Paulo

Rio de Janeiro

Elena
Rua Pacheco Leão, 758 – Jardim Botânico, Rio de Janeiro

Instagram: @thehouseofsuntory_experience

Texto publicado em: 29/04/2025
 - Divulgação: taopr.com.br

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