Notícias, novidades e fornecedores do mundo do vinho

Notícias, novidades e fornecedores do mundo do vinho

Teto 460 – Alto de las hormigas

Crédito/Foto: Divulgação

 

O terroir da Argentina e Itália apresentados por Alberto Antonini

“Um grande avanço é parar de copiar e passar a pensar em terroir, solo e uva”, conta o enólogo Alberto Antonini.

A ABS-SP serviu de palco para uma das masterclasses mais fascinantes sobre o manejo de viticultura aplicada pelas mãos virtuosas e pelo rico conhecimento do enólogo italiano Alberto Antonini.

Importados pela World Wine, Alberto Antonini apresentou suas produções na Argentina com a marca Altos Las Hormigas (Mendoza) e na Itália com os rótulos toscanos do produtor Poggiotondo.

O reputado Alberto Antonini chegou ao Brasil e ganhou rapidamente as atenções de jornalistas e apreciadores de vinho em noite memorável na sala de degustação da ABS-SP (Associação Brasileira de Sommelier).

Com Pedro Parra (PhD em Terroir), o enólogo italiano começou a entender o solo e terroir argentino, trazendo a prática da viticultura tradicional, definida por biológica e biodinâmica.

Com estudos e pesquisas em Las Hormigas, descobriram que a cada 30 metros de calicata, o solo é completamente diferente. Em Altamira (Mendoza), com isso, o cultivo das variedades Semillion, Bonarda e Malbec foram feitas de forma natural. Com noites frias garantindo vinhos bastante frescos na taça.

Para Antonini fazer vinho é conectar-se ao solo e terroir:

  • Manter o Caráter, a planta, variedade e clima;
  • Manter a integridade e trazer o caráter do vinho à tona;
  • Muita extração da uva se perde caráter;
  • Tudo ao seu tempo, fazer vinho é ter paciência;
  • A madeira em demasia vai camuflar seu caráter;
  • O viticultor precisa estar em plena conexão com a fruta, terra e tentar manter-se longe de herbicidas.
  • O mercado do vinho manipula o produtor, apenas seja autêntico’, menciona o enólogo.

 

Crédito/Foto: Divulgação

 

Altos Las Hormigas Blanco 2021

Trata-se de um blend de Semillon, Pedro Ximenez e Chenin Blanc. É agradável, frutado e floral. No paladar traz frutas de polpa branca como nectarina. É redondo, fresco, gastronômico e de fim longo.

 

Altos Las Hormigas Jardín de Homigas Meteora Malbec 2020

Elegante no nariz, frutas vermelhas maduras em destaque, toque floral de violeta e especiarias. Fermentação feita em cimento traz frescor e taninos marcantes no fim de boca. Um argentino instigante e refinado.

 

Partindo para os italianos da marca Poggiotondo provamos:

  • Poggootondo Vermentino delle Conchiglie IGT 2022

A variedade Vermentino é adorável e este vinho também. É fresco, agradável e com boas doses de frutas cítricas. Gastronômico, é longo, saboroso e marcante no final.

  • Poggiotondo Chinti Riserva ‘Vigna delle Conchiglie” DOCG 2019

Complexo, refinado, e frutado em especial morango e toque terroso. No paladar é estruturado, gastronômico e entrega frescor e taninos finos. Longo e persistênte do início ao final. Que Chianti!

 

SERVIÇO:
Altos Las Hormigas e Poggiotondo
Importadora: World Wine
Tel: (11) 4003.9463

Texto publicado em: 12/11/2024

Glaucia Balbachan

É editora do site enogastronômico Empratado (www.empratado.com.br). Já foi colaboradora para a Revista Marie Claire, Site Fashion Up e Revista Adega. Tem expertise em ministrar aulas de vinho e comunicação e MKT digital de vinhos. É pós-graduada em jornalismo gastronômico pela FAAP e pós-graduada no Senac/SP em História e arte da gastronomia. É diplomada pela Wset (Wine & Spirit Education Trust) e membro da francesa Fijev (Fédération Internationale dês Journalistes et Ecrivains dês Vins et Spiritueux).

Glaucia Balbachan

Utilizamos cookies em nosso site seguindo os Termos Gerais de Uso e Política de Privacidade.
Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.