Clima frio, uma boa garrafa de vinho e uma excelente companhia. Para muitos a combinação é perfeita para os dias em que o inverno dá as caras. Há algumas semanas as temperaturas baixaram em diversas regiões do Brasil e fez aumentar em 39% a procura por vinhos nos últimos três meses no país, especialmente entre os mais jovens.
De abril a junho, as buscas pelo termo “vinho” no Google somaram 495.000 pesquisas. Enquanto isso, no trimestre anterior – de janeiro a março – a procura pelo assunto foi de 355.000. As informações são estimativas levantadas pela plataforma Ubersuggest, especializada em dados de buscas.
Segundo a ferramenta, a maior parte das buscas (38%) é feita pelos mais jovens, com idades entre 18 e 24 anos. Já os usuários entre 25 e 34 anos representam 32% das pesquisas por “vinho” no Google.
“Assim como a comida pode ser um artifício usado para trazer conforto nos dias mais frios, o vinho também costuma ser diretamente relacionado às temporadas ou regiões de temperaturas mais baixas. Outro motivo é o fato do vinho ser consumido em uma temperatura um pouco mais alta que outras bebidas, sendo ótimas para o inverno”, explicou João Bosco Campos, especialista em vinhos e CEO do Grupo Vila Porto.
Entre as uvas mais consumidas no Brasil, ótimas opções para períodos mais frios são a Malbec, a Cabernet Sauvignon e a Merlot. Os tintos das três castas acompanham muito bem pratos que também são ótimas alternativas para um cardápio perfeito para o frio, como polenta com ragu, uma tábua de queijos amarelos ou uma carne vermelha na brasa.