Notícias, novidades e fornecedores do mundo do vinho

Notícias, novidades e fornecedores do mundo do vinho

Sul de Minas conquista Indicação de Procedência (IP) para os vinhos de Inverno

Crédito/Foto: Divulgação

 

Um Marco para a Vinícola Barbara Eliodora

A vinícola Barbara Eliodora, localizada em São Gonçalo do Sapucaí, no sul de Minas Gerais, acaba de receber uma importante conquista: a Indicação de Procedência (IP) para seus vinhos finos, um reconhecimento concedido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). A partir de agora, todos os rótulos da vinícola terão o selo “I.P Vinhos de Inverno Sul de Minas”, sinalizando a qualidade e a origem distinta das bebidas produzidas na região.

A Indicação de Procedência, uma denominação que vem ganhando destaque no Brasil e no mundo, tem como objetivo reconhecer as regiões com características únicas que favorecem a produção de vinhos de excelência. No Brasil, outras regiões já possuem essa denominação, como o Vale dos Vinhedos e Altos de Pinto Bandeira.

Para obter a IP “Vinhos de Inverno Sul de Minas”, os vinhos da região devem seguir rigorosos critérios de produção. A técnica da dupla poda, ou poda invertida, é um dos principais diferenciais da vinícola Barbara Eliodora. Essa técnica consiste em realizar duas podas nas videiras – uma em agosto e outra em janeiro – invertendo o ciclo natural da planta, o que possibilita a colheita no inverno. Essa abordagem ajuda a evitar os períodos chuvosos e favorece a obtenção de vinhos de qualidade superior, com uma ótima concentração de aromas e sabores.7

 

Crédito/Foto: Divulgação

 

As vinícolas que obtêm o selo Vinhos de Inverno Sul de Minas precisam utilizar uvas da categoria Vitis vinifera, sendo permitidas variedades como Syrah, Merlot, Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon, Marselan, Tempranillo, Petit Verdot, Pinot Noir e Grenache para vinhos tintos e rosados. Para os vinhos brancos, as castas permitidas são Sauvignon Blanc, Viognier, Marsanne e Chardonnay.

A área geográfica contemplada pela IP abrange aproximadamente 4.200 km², envolvendo cidades como São João da Mata, Cordislândia, São Gonçalo do Sapucaí, Três Corações, Três Pontas, Campos Gerais, Boa Esperança, Bom Sucesso, Ibituruna e Ijaci. O reconhecimento da IP é resultado de um minucioso processo conduzido por um comitê formado por enólogos e engenheiros agrônomos, que realizaram a análise detalhada das práticas vinícolas na região.

A vinícola Barbara Eliodora, que já é uma das mais premiadas do Brasil, tem se destacado no cenário internacional. Desde a sua fundação em 2015, foi pioneira na técnica da dupla poda na região e, em 2024, foi premiada pela revista britânica Decanter como o melhor vinho brasileiro, além de conquistar diversos prêmios internacionais, incluindo o Syrah do Mundo. Seu nome é uma homenagem à poetisa Barbara Eliodora, um símbolo da Inconfidência Mineira, refletindo o orgulho da história e da cultura da região.

Com a nova Indicação de Procedência, a vinícola Barbara Eliodora e toda a região do sul de Minas ganham ainda mais visibilidade e reconhecimento, consolidando-se como um polo importante na produção de vinhos finos no Brasil.

SERVIÇO:
Vinícola Barbara Eliodora
Rod. Fernão Dias, km. 788, São Gonçalo do Sapucaí, MG, 
Tel: (35) 3652-1759
www.vinicolabarbaraeliodora.com.br
Instagram: @vinicola.barbaraeliodora

Texto publicado em: 11/03/2025

Glaucia Balbachan

É editora do site enogastronômico Empratado (www.empratado.com.br). Já foi colaboradora para a Revista Marie Claire, Site Fashion Up e Revista Adega. Tem expertise em ministrar aulas de vinho e comunicação e MKT digital de vinhos. É pós-graduada em jornalismo gastronômico pela FAAP e pós-graduada no Senac/SP em História e arte da gastronomia. É diplomada pela Wset (Wine & Spirit Education Trust) e membro da francesa Fijev (Fédération Internationale dês Journalistes et Ecrivains dês Vins et Spiritueux).

Glaucia Balbachan

Utilizamos cookies em nosso site seguindo os Termos Gerais de Uso e Política de Privacidade.
Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.