All4Wine

Notícias, novidades e fornecedores do mundo do vinho

Notícias, novidades e fornecedores do mundo do vinho

Sommelier do a bela Sintra acaba de entrar para a Confraria mais antiga de Portugal


Alex Sacramento, sommelier do restaurante a bela Sintra, acaba de receber a honraria e se efetivar como membro da Confraria dos Enófilos da Bairrada em Portugal

Neste dia 25 de novembro, a Confraria de Enófilos da Bairrada, intitulou como um dos confrades, o único sommelier de restaurante do Brasil, Alex Sacramento que trabalha no português a bela Sintra, em São Paulo. Essa solenidade aconteceu no Palácio do Buçaco, em Portugal. Ainda, Alex foi efetivado como membro da AEP -Associação dos Escanções de Portugal.

A Confraria de Enófilos da Bairrada nasceu com os monges que desejavam enaltecer os vinhos da região e perdura até os dias de hoje com confrades muito importantes, como o atual Presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, e é considerada a confraria mais antiga de Portugal e a 3ª mais antiga do mundo. A missão sempre foi de elevar os vinhos da região da Bairrada, que se estende de Coimbra até Agueda e na província da Beira Litoral à região do Centro. Na maioria, os vitivinicultores são de pequenas propriedades e tem produção de vinhos de altíssima excelência, sobressaindo a uva que lidera os vinhedos da região, a baga.

 

Um dos maiores e melhores produtores da região é o lusitano Luis Pato que carrega uma trajetória histórica e bem-sucedida no mundo do vinho português com vários rótulos como o Quinta do Ribeirinha. Também é confrade da Bairrada e chegou a ser o presidente no passado.

Outros produtores menores, mas com excelência que ganham destaque é o Nelson Neves, que foi o primeiro a plantar uva merlot na região.  A propriedade familiar onde estão plantadas as vinhas de casta Merlot tem cerca de 5 hectares e a região é conhecida pelos solos argilo-calcários e pelo micro­clima, cujo verão com dias relativamente quentes e noites frias a torna de eleição para a produção de uvas Merlot em Portugal.

Alex Sacramento – mais sobre sua carreira

Sommelier há 23 anos em restaurantes e importadoras renomadas do Brasil, atua com maestria no restaurante a bela Sintra. Trabalhou no extinto Café Antique, Figueira Rubaiyat, redes de hotéis Accor e Grande Hotel, além das importadoras World Wine e Expand e, na Vinícola Villa Francioni.

Fez sua formação em 2003 na ABS São Paulo, em 2007 se formou como Spanish Wine Educator – The Wine Academy of Spain em 2008 e 2009 e cursando nível 1 e 2, na Wine & Spirit Education Trust (WSET).

Deu treinamento sobre vinhos para clientes de restaurantes, empórios, supermercados e hoje atua no desenvolvimento a carta de vinhos; manutenção da adega; controle de estoque, compra e serviço na sala dos restaurantes do Grupo a bela Sintra. “Gosto muito do que faço, principalmente atuar diretamente com o cliente.”, diz o sommelier

Já esteve na França, na Espanha, em Portugal, na Itália, no Chile, na Argentina e no Uruguai, colecionando mais de 100 vinícolas visitadas entre elas a D. Romane Conti e a que mais impressionou foi a Hospices de Beaune, na Borgonha, que era um hospital antigamente e se tornou uma vinícola simples mais ao mesmo tempo sofisticada.

SERVIÇO:
Restaurante A bela Sintra
Rua Bela Cintra, 2325 – Jardins – SP
Tel.: (11) 3891 1090/0740

Divulgação: Virou Noticia Assessoria

Utilizamos cookies em nosso site seguindo os Termos Gerais de Uso e Política de Privacidade.
Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.