
A Sogevinus acaba de ser alvo de um rebranding, passando a designar-se Kopke Group by Escotet Family Estates. Uma mudança que acontece ao fim de quase 30 anos de atividade e que visa tirar partido da sua marca de vinho do Porto mais antiga, a Kopke.
Em comunicado, o grupo adianta que passa a estar mais orientado para a valorização e diferenciação do produto, ao invés do volume, e que a mudança pretende também honrar a herança e prestígio das marcas que agora ficam sob a chancela da Kopke. No entanto, essas marcas – Burmester, Cálem, Barros, Velhotes, Quintas de São Luiz e Quinta da Boavista – continuam a manter as respetivas identidades.
O reposicionamento terá sobretudo impacto na forma como o grupo é apresentado nos mercados internacionais: os mais relevantes são Países Baixos, Dinamarca, Estados Unidos, Reino Unido, Coreia do Sul, França e Canadá, mas, de acordo com o mesmo comunicado, há um interesse crescente de outros países europeus, como Espanha, e de países sul-americanos, como o Brasil.
Visão de futuro
A integração do nome Escotet pretende refletir o envolvimento direto da família, bem como a sua visão de futuro: “construir um grupo de referência internacional a partir do Douro, a região vitivinícola demarcada e regulamentada mais antiga do mundo”.
“Esta nova identidade corporativa representa um passo estratégico na afirmação do nosso propósito: criar um grupo de vinhos com reconhecimento internacional, assente em marcas com história, excelência e autenticidade. O Kopke Group by Escotet Family Estates simboliza a ambição de elevar ainda mais o valor dos nossos vinhos e do nosso território, projetando-os de forma consistente nos mercados mais exigentes”, afirma o CEO, Pedro Braga.
Por sua vez, o presidente do conselho de administração, Juan Carlos Escotet, afirma que a ligação ao Douro é um compromisso pessoal e duradouro. “A nossa família sente uma profunda admiração pelo Douro – pela sua história, beleza e importância cultural. Associar o nosso nome a este projeto é um ato de compromisso com Portugal, com esta região única e com o futuro de um sector com enorme potencial. Queremos contribuir para que o Douro continue a ser uma referência mundial na produção de vinhos de excelência”.
Rebranding assinado pela Wonder\Why
O processo de rebranding foi conduzido pela agência de branding e comunicação Wonder\Why, em estreita colaboração com o grupo. Esta renovação da identidade envolveu uma fase de consultoria estratégica de marca, da qual emergiram novos pilares para o futuro: um novo nome, uma nova família vitivinícola e uma nova visão, mais internacional, ambiciosa e orientada para áreas como o enoturismo.
Entre os elementos da nova identidade destacam-se o novo logótipo, composto por oito cachos de uvas, que representam as oito fases da produção do vinho e os oito valores do grupo, que formam uma estrela, símbolo da orientação estratégica do grupo; o novo endosso “By Escotet Family Estates”, que reforça o compromisso da família Escotet com o Douro e com a preservação e expansão de um legado de cinco séculos, a nova assinatura “Honrar e desafiar” e um novo conceito de storytelling “Encosta Infinita”, uma metáfora para a jornada contínua do grupo, desde 1638.
Recorde-se que a Wonder\Why é também responsável por outros projetos de rebranding de destaque em Portugal, como os do Super Bock Group, do Grupo Bensaude, do Augma Group em cuidados de saúde e da Grande Consumo.