A 7ª edição das feiras São Paulo Wine Trade Fair e Cachaça Trade Fair aconteceram entre os dias 18 a 20 de abril de 2023 no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo.
O evento mostra mais um ano a importância do encontro dos profissionais e produtores do setor produtivo de vinho e cachaça.
Como evento híbrido, a feira aconteceu paralelamente também no formato online.
A empresária Zoraida Lobato, organizadora do evento, comenta que durante a pandemia o brasileiro descobriu o mundo do vinho, uma bebida que as pessoas tomam com os amigos, com a família e com os filhos. E essa bebida automaticamente se tornou um hábito, aumentando a demanda. Sobre a cachaça, ela observa como melhorou de qualidade, e hoje é uma bebida sofisticada, que agora está nos melhores restaurantes e bares. “O que acontece nesse cenário é um aumento da demanda, e esses são dois setores que estão em ascensão”.
Durante a feira, aconteceu pelo 22º ano o CVDB – Concurso Vinhos e destilados do Brasil
O concurso, que teve como presidente Eduardo Viotti, contou com nomes de peso dentre os jurados como, Mikaela Paim, Renato Frascino, Didú Russo, Álvaro Cézar Galvão, João Almeida, Paulo Greca, Marite Dal’osto, Daniela Romanno, Cristiane Faria, Márcio Dal’Osto, Almir Anjos, Leandro Dias, Joel Silveira Leite, Bernard Burtschy, Agilson Gavioli, Jairo Martins, Léo Albertino e Rodrigo Sepulveda. ( Saiba mais sobre os jurados)
Programa de palestras ocorridas durante a feira
- Vinho no Vale do Rio São Francisco: produção de vinho fino no semi-árido brasileiro – Palestrante :Ricardo Henriques – Diretor enólogo da vinicola Rio Sol
- Serviço de vinho para bares e restaurantes: do clássico ao contemporâneo – Palestrante Fhoresp
- Qualidade em vinhos de Uvas não viniferas
- Castas hibridas exclusivas brasileiras – Palestrante Marco Botton -Diretor Embrapa
- VINHO à MESA – mesa redonda oportunidades e dificuldades para o vinho de mesa no mercado nacional – Jornalistas Produtores, compradores, enologos e entidades governamentais
- Como gerir com sucesso uma pequena empresa de vinho e outras bebidas – palestrante Fernando Brengel
- Planejamento e elaboração de carta de vinhos Palestrante : Celso dos Santos Silva
- Harmonização com vinhos e outras bebidas • Palestrante: Elvis Campello
- Como otimizar a operação das bebidas no bares e restaurantes – Palestrante: Francisco Dantas
- Glasware e assessórios no serviço do vinho Palestrante Augusto Nascimento
- Gin Artesanal: produção sabor e coquetelaria.
Top 10 anuncia seus vencedores
Concurso Top 10
A organização anunciou os vencedores do Top 10 deste ano. O concurso escolheu os melhores vinhos e destilados apresentados durante o evento, provados às cegas por equipes de degustadores e jornalistas especializados em cada uma dessas categorias.
Essa é a quinta edição do concurso, presidido pelo jornalista especializado Eduardo Viotti, que realiza há 21 anos o Concurso de Vinhos e Destilados do Brasil. Com extensa experiência nesse segmento, Viotti participa como jurado internacional dos principais concursos do mundo.
Entre os vinhos, foram escolhidos os melhores nas categorias: brancos tranquilos, tintos tranquilos, secos, rosados, tranquilos e espumantes brancos, rosados ou tintos.
Já na categoria dos destilados, foram escolhidos os melhores produzidos à base de cana-de-açúcar, de bagaço de uva (grapa), de vinho (Brandy ou conhaque), gins, vodcas, licores, tequilas e rum.
Na categoria de vinhos, os vencedores foram: Antonio Dias Pinot Noir, do Rio Grande do Sul; Baglio ONuri Nerello Mascalese, da Sicília, na Itália; Tannat Safra Histórica, do Rio Grande do Sul; RA Emociones, de Mendoza, na Argentina; Peposo Podere Montale, da Toscana, Itália; Syrah Elqui Wine, de Coquimbo, no Chile; Bordeaux Petit Boyer, de Bordéus, na França; Mythos, de Tejo, Portugal; Zanotto Reserva, do Rio Grande do Sul; e Altisimo Ricominciare Codice, de Mendoza.
Na categoria de destilados, os vencedores foram: Gogó da Ema, de Alagoas; Cachaça Valente Carvalho, de Brotas, São Paulo; Cachaça Brisa Ouro Figueira, de São Paulo; Cachaça Ituana Carvalho, de Itu, São Paulo; Cachaça Galeão Umburana Ouro, de Ubai, Minas Gerais; Vodca Montmartre Tridestilada, da Zona da Mata, Minas Gerais; Dry Gim Van Gorden, de Itupeva, São Paulo; Capueira Gin, de Goiânia; Antonio Dias Brandy 12 anos, de Alto Uruguai, no Rio Grande do Sul; e Café (saborizada), da Império da Kaxasa.
FOTOS DO EVENTO: