
A Região Demarcada dos Vinhos Verdes promove, em abril, um conjunto de ações integradas no Plano de Promoção 2025, em que estarão presentes cerca de 30 produtores da região e que tem como objetivo reforçar a presença na Ásia, com novos mercados como Taiwan, Singapura e Malásia, que se juntam ao Japão, que representa já um negócio de mais de 1,6 milhões de euros, com crescimentos superiores a 20% ao ano.
Carla Cunha, diretora de marketing da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV), destaca que “em 2025, a CVRVV definiu um plano de promoção orçamentado em 2,9 milhões de euros que se distribui por mais de 10 mercados estratégicos, entre os quais se destacam novas apostas como Taiwan, Singapura e Malásia, que visam explorar outras geografias e acompanhar a tendência de crescimento que se verifica no Japão. O mercado asiático é muito recetivo aos vinhos verdes pelo seu perfil altamente gastronómico e versátil, ideal para harmonizar com a gastronomia local”.
Promoção na Ásia
A Prova Anual da Região Demarcada dos Vinhos Verdes em Taiwan contará com 13 produtores presentes e mais de 100 vinhos em prova. Paralelamente, a CVRVV promove dois seminários educativos destinados a público especializado de trade e media, conduzidos pelo sommelier e wine educator Thomas Ho, fundador da LE SOMM, que colabora com restaurantes Estrela Michelin, professor assistente na Universidade Nacional de Hotelaria e Turismo de Kaohsiung (NKUHT) e diretor executivo da Taiwan Sommelier Association (TSA).
No âmbito da ProWine Tóquio 2025, serão 16 os produtores a participar na feira internacional, para além da realização de dois seminários educativos dedicados aos temas “The native grape varieties of the Vinhos Verdes Demarcated Region” e “Unexpected wines from the Vinhos Verdes Demarcated Region”, orientados pelo sommelier e wine educator Koichi Tanabe.
Em julho e em setembro, haverá masterclasses em Singapura e na Malásia, respetivamente, projetadas para dar a conhecer a região, a variedade de estilos dos vinhos verdes e a sua adequação a vários momentos de consumo, assim como o potencial de envelhecimento e de harmonização.