All4Wine

Notícias, novidades e fornecedores do mundo do vinho

Notícias, novidades e fornecedores do mundo do vinho

Quero aprender sobre vinhos. Que curso devo fazer?

por Estela Mayra
Foto: Divulgação

Se você está pensando em começar a estudar sobre o tema, provavelmente já se deparou com diversas possibilidades. Qual será a melhor?

Antes de falarmos dos cursos propriamente, vale pensar qual o objetivo deste estudo: você busca conhecer mais sobre vinhos para poder curtir e beber melhor ou quer se especializar para trabalhar na área? Dependendo da resposta, há diferentes possibilidades.

Qual curso de vinhos para quem quer trabalhar no setor?
Como muitas respostas no mundo do vinho, depende. Existem diversas profissões dentro do setor, e para cada uma delas há cursos específicos. Antes de decidir onde estudar, é importante escolher qual área de atuação você pretende.

De forma breve, pode escolher ser viticultor/a (e atuar no vinhedo, cuidando das videiras e das uvas), enólogo/a (e trabalhar na produção do vinho), sommelier/ère (e ser especialista em vinhos e outras bebidas, fazendo o serviço e cuidando da gestão de portfólio de restaurantes e lojas), ou você pode atuar em outros setores do negócio, como administração ou marketing, por exemplo.

Normalmente, viticultura e enologia andam lado a lado, e os cursos abrangem as duas áreas. Neste caso, é necessário uma formação acadêmica, ou seja, uma faculdade. Formações são encontradas no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), em Bento Gonçalves, ou mesmo no Instituto Federal de São Paulo (IFSP), na região de São Roque. Na grade você vai se deparar com matérias como química, microbiologia, manejo da videira, entre outros.

Se quer trabalhar como sommelier, com foco em serviço e degustação, existem algumas opções.Começamos pela Associação Brasileira de Sommeliers (ABS), que oferece uma formação tradicional com cursos em diversos estados do Brasil. Em São Paulo também temos o Curso Livre de Sommelier, fornecido pelo Senac, e a formação da escola Ciclo das Vinhas, ministrada por Alexandra Corvo.

Em se tratando de formações internacionais, temos a instituição americana International Sommelier Guild (ISG), cujos cursos são ministrados no Brasil por 2 escolas parceiras: a Eno Cultura e a Escola Celebrare. No Rio Grande do Sul, outra opção é o curso de Sommelier Internacional, que tem a chancela da Federazione Italiana Sommelier Albergatori e Ristoratori (FISAR).

No caso de buscar uma formação mais abrangente, para atuar em setores como marketing, compras e administração, uma ótima opção é a formação inglesa Wine & Spirit Education Trust (WSET). No Brasil os cursos são ministrados por escolas como Eno Cultura, The Wine School e Escola Celebrare.

Qual curso de vinhos para quem quer simplesmente aprender mais?

Caso o seu objetivo não seja atuar na área, mas sim buscar conhecimento e se divertir nessa jornada, existem várias vias de aprendizado. Qualquer certificação requer dedicação e recursos, por isso não há necessidade de seguir as formações. Se tiver tempo e dinheiro e assim quiser, muito bem. Valem tanto os exemplos citados acima, quanto outras opções mais simples.

Senão, é possível aprender muito por meio de cursos livres, workshops temáticos, livros e até mesmo de forma gratuita em canais do YouTube.

Boa parte das escolas mencionadas acima oferecem diferentes tipos de aulas e oficinas, online e presenciais, abordando desde os assuntos básicos e introdutórios, passando por workshops sobre diferentes países, castas ou estilo de vinho, indo para o campo das harmonizações e até mesmo para temas mais complexos, como tipos de solo, clima e suas influências nos vinhos.

Agora que você já sabe o tanto de opção que existe, basta pensar com calma em qual faz mais sentido para a sua jornada. Lembre-se que isso não é uma competição de títulos, e toda forma de adquirir conhecimento é válida. Até mais!

Estela Mayra é Analista de Marketing do Grupo Víssimo. Ela é formada em Relações Internacionais, pela ESPM e estudante do Diploma da WSET, além de possuir especialização em vinhos franceses, pela French Wine Scholar.

Utilizamos cookies em nosso site seguindo os Termos Gerais de Uso e Política de Privacidade.
Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.