All4Wine

Notícias, novidades e fornecedores do mundo do vinho

Notícias, novidades e fornecedores do mundo do vinho

Quem disse que vinho só combina com inverno?

Foto: Divulgação

Vinícola Santa Rita traz ao Brasil o 120 Delight, um vinho de baixa caloria e teor alcoólico que é uma boa pedida para os períodos de temperaturas mais quentes

Chegando oficialmente ao público brasileiro, o 120 Delight é mais uma das apostas da centenária Vinícola Santa Rita. Disponível no Chile desde 2021 pela Vinícola que está consolidada entre as maiores do seu país, o vinho agora também já pode ser encontrado nas gôndolas e e-commerce do Grupo Pão de Açúcar, em todo o Brasil.

Para quem acha que vinho só combina com o inverno, o 120 Delight é uma prova de que escolhendo o rótulo certo é possível harmonizá-lo com qualquer época do ano. Trata-se de um vinho com baixa caloria e baixo teor alcoólico disponível nas uvas Cabernet Sauvignon, Moscato e Pinot Grigio que combina perfeitamente com a leveza e astral de estações como a Primavera e o Verão.

O produto foi pensado para atender às necessidades dos consumidores que, cada vez mais, buscam opções de bebidas alcoólicas com baixa caloria e baixo teor alcoólico. Depois de um tempo de estudo, em que a vinícola consultou consumidores para definir se seria uma opção viável, chegou-se na formulação do vinho com cerca de 30% menos teor alcóolico e 28% menos calorias por taça do que a linha convencional do 120 Reserva, rótulo carro-chefe da vinícola chilena no Brasil e o vinho mais vendido no Chile.

O enólogo Oscar Sallas, responsável pela formulação dos rótulos, explica que apesar de serem vinhos com menos álcool e por isso sentir-se menos corpo e intensidade, a qualidade e o estilo do vinho se mantem da mesma forma que o original.

E em relação ao processo de produção, no caso dos vinhos brancos, são colhidos nas mesmas uvas que os vinhos convencionais, mas no início da estação, por isso são mais frescos e aromáticos. Já nos tintos, utiliza-se o mesmo vinho convencional, ao qual se baixa o teor alcoólico, mas acrescenta-se também um percentual do vinho branco, previamente desalcoolizado. Este primeiro passou por todo o processo de vinificação, armazenado em madeira e tudo o que normalmente é feito.

“Apesar de ser simultaneamente branco e tinto, mais diluído do que um vinho convencional, o tinto preserva a estrutura fenólica, a adstringência, enquanto o branco a sensação aromática típica da casta. Portanto, possuem a mesma lógica de harmonização dos vinhos convencionais. Obviamente, que eles acabam sendo um pouco mais leves. Por isso, é importante não consumi-los com nada que seja muito pesado, para que não esconda o vinho”, completa Oscar Sallas.

Ficha técnica – Linha 120 Delight

120 Reserva Especial DeLight Carbenet Sauvignon 2021

Este Cabernet Sauvignon de baixo teor alcoólico apresenta intensa coloração vermelho rubi. No nariz apresenta notas de frutas vermelhas, especialmente framboesa, cerejas e morangos. Na boca é macio com uma suculência longa e um final fresco e agradável.

Harmonizações sugeridas: salada acompanhada de uma proteína magra ou um bom ensopado.
Ano: 2021
Variedade: 100% Cabernet Sauvignon
Região: Valle Central
Álcool: 8,9% vol.
pH: 3,79
Acidez total: 4,8 g/l (exp. em Ácido Tartárico)
Açúcar residual: 6,35 g/l. 

120 Reserva Especial Delight Pinot Grigio 2021

Vinho verde claro. No nariz é fresco, com delicadas notas cítricas e florais. Na boca apresenta uma acidez suave e equilibrada, com toques minerais e frutados. É fresco e tem um final leve e agradável.

Harmonizações sugeridas: ideal para acompanhar aperitivos vegetarianos, saladas ou pratos leves com baixo teor proteico.
Ano: 2021
Variedade: 85% Pinot Grigio 15% Moscatel
Região: Valle Central
Álcool: 9,3% vol.
pH: 3,35
Acidez total: 6,6 g/l (exp. em Ácido Tartárico)
Açúcar residual: 12,2 g/l. 

120 Reserva Especial DeLight Moscato 2021

No nariz, o 120 Moscato Delight mostra muita lichia, gengibre, jasmim, frutas e notas de flores cítricas, típicas da variedade. No paladar é delicado, oleoso, profundo e com final refrescante.

Harmonizações sugeridas: este vinho combina delicadamente doçura, acidez e frutado, ideal como aperitivo e sobremesa.
Ano: 2021
Variedade: 100% Moscatel
Região: Valle Central
Álcool: 9,2% vol.
pH: 3,2
Acidez total: 6,7 g/l (exp. em Ácido Tartárico)
Açúcar residual: 77 g/l.

Onde encontrar: lojas físicas e e-commerce do Grupo Pão de Açúcar. 

Sobre a vinícola Santa Rita

Fundada em 1880, no Chile, a Vinícola Santa Rita já foi premiada mais de 10 vezes como no ranking As Marcas de Vinho Mais Admiradas do Mundo, elaborado pela revista inglesa Drinks International, que classifica os 50 melhores produtores de vinho do mundo inteiro. Também por 10 vezes consecutivas, a marca levou o título de Winery of the Year, oferecido pela revista Wine & Spirits.

Divulgação: Pipah Comunicação

Utilizamos cookies em nosso site seguindo os Termos Gerais de Uso e Política de Privacidade.
Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.