All4Wine

Notícias, novidades e fornecedores do mundo do vinho

Notícias, novidades e fornecedores do mundo do vinho

Quatro dicas para harmonizar macarrão com vinhos

Foto: Divulgação

No Dia do Macarrão, confira as dicas de Domenique Soler Rodrigues, da Wine, para um explosão de aromas e sabores na companhia da sua receita predileta 

O dia 25 de outubro é marcado pela celebração a um prato muito amado e conhecido, que encanta aos brasileiros pela praticidade e inúmeras possibilidades de combinações. É o Dia do Macarrão, instituído em 1995 em Roma, com objetivo de difundir o consumo do prato.

Embora o macarrão tenha se popularizado no mundo pelos italianos, sua origem histórica é incerta e datada anteriormente. Há pesquisas que associam sua origem aos povos da Assíria e da Babilônia, em 2.500 a.C e outras apontam que se trata de uma iguaria criada pelos chineses.

No Brasil, o macarrão está incorporado à nossa rotina alimentar, com diferentes formatos de massas e diversos molhos, que permitem criar verdadeiras experiências únicas. “Cada receita requer uma harmonização com um vinho especial para que possa abrilhantar ainda mais a refeição e trazer uma explosão de aromas e sabores”, explica Domenique Soler Rodrigues, especialista da Wine, maior clube de assinatura de vinhos do mundo e líder no ranking de importação do Brasil.

Conheça a seguir algumas opções para harmonizar receitas de macarrão com vinhos.

1 – Macarrão ao molho branco e camarões

Para acompanhar a combinação de camarões e molho branco, a pedida certa é um vinho rosé  frutado, bem refrescante e com a acidez na medida certa. Para essa harmonização, a indicação é o Insaciable D.O.Ca Rioja Garnacha 2021. Jovem, com corpo leve para médio e uma acidez vibrante, esse rótulo espanhol elaborado com a uva garnacha vai ganhar seu coração.

2 – Macarrão com almôndegas

Para esta versão queridinha dos brasileiros, que leva molho de tomate e proteína da carne moída, a recomendação é um exemplar de vinho tinto como italiano Fantinel Borgo Tesis D.O.C. Friuli Refosco dal Peduncolo Rosso 2019, que possui a estrutura ideal para equilibrar a acidez do molho de tomate e intensificar os sabores do prato. Mamma- Mia!

3 – Macarrão ao molho de 4 queijos 

Para a harmonização perfeita deste prato, o ideal é um vinho branco com uma acidez marcante, com potencial para limpar o paladar da gordura do queijo e trazer ainda mais vida ao momento. Uma sugestão é o argentino Chac Chac Reserva Chardonnay 2021, elaborado a partir da uva Chardonnay.

4 – Macarrão ao pesto com tomate cereja e muçarela de búfala

Por último e não menos importante, vale apostar numa receita diferente, leve e muito saborosa com especiarias, tomate e muçarela de búfala. Para acompanhar essa combinação de sabores, vale apostar em um espumante leve como o chileno Espumante U By Undurraga D.O. Valle Central Brut, que com seus toques cítricos, acidez e frescor deixarão a ocasião ainda mais incrível.

Os vinhos citados acima podem ser encontrados no site da Wine

Divulgação: Bruno Costa

Utilizamos cookies em nosso site seguindo os Termos Gerais de Uso e Política de Privacidade.
Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.