Cooperativa que é líder de mercado nacional de vinhos finos brasileiros levará novidades que vão de espumante com D.O. Altos de Pinto Bandeira até produtos sem álcool. Dois novos vinhos brancos da linha Varietal e kit Pequenas Partilhas completam a lista
A Cooperativa Vinícola Aurora apresentará cinco novos produtos durante a edição deste ano da ProWine, de 1º a 3 de outubro, em São Paulo (SP). Quem visitar o estande da marca líder de mercado nacional em vinhos finos brasileiros poderá conferir lançamentos como a versão rosé do espumante Aurora Extra Brut Denominação de Origem (D.O.) Altos de Pinto Bandeira.
Outros destaques são para os dois novos rótulos da linha Varietal, os brancos Viognier e Malvasia Aromática, e também para a apresentação de duas opções de bebidas não alcoólicas, feitas à base de uvas viníferas: Aurora Zero Álcool Cabernet Sauvignon/Merlot e Aurora Zero Álcool Riesling Itálico.
A cooperativa também mostrará em primeira mão o kit Confraria Pequenas Partilhas Notáveis da América, linha com vinhos de variedades icônicas em seus países de origem. O estojo inclui os quatro rótulos da linha (Cabernet Franc do Brasil; Carménère do Chile; Malbec da Argentina; e Tannat do Uruguai), guias e notas para degustação com análises visual, olfativa e gustativa, fichas-técnicas dos produtos, corta-gotas e saca-rolha.
O diretor de Marketing e Vendas da Cooperativa Vinícola Aurora, Rodrigo Valerio, diz que a participação em uma das principais feiras do setor da América Latina tem como objetivo estreitar ainda mais o relacionamento com e-commerces e lojas especializadas. Valerio acrescenta que os lançamentos estão alinhados às mudanças nos padrões de consumo, com crescimento das vendas de vinhos e espumantes brancos e rosés no mercado interno e tendências de maior consumo de bebidas não alcoólicas pelo público jovem.
“Com o avanço da Aurora no desenvolvimento de linhas de maior valor agregado, geramos no cliente a expectativa de produtos onde a história, a elaboração e tudo que envolve o mundo vitivinícola faz mais sentido. É isso que encontrarão em nosso estande na ProWine”, antecipa.
O diretor também cita dados de redução da sazonalidade dos espumantes e da tendência de produtos com menos álcool ou mesmo não alcoólicos, que obtiverem um crescimento de vendas de 150% nos primeiros oito meses do ano na Aurora. De acordo com a Ideal BI, em 2019, o último trimestre do ano representava 55% da venda total das borbulhas, e em 2023 essa fatia caiu para 46%. Outra informação da empresa de inteligência de mercado revela que o mercado de espumantes no Brasil tem ampliado ano a ano, atingindo seu recorde histórico em 2023, com 36,5 milhões de litros.
“Estamos fazendo uma série de investimentos para ampliar ainda mais a nossa linha de espumantes. Já tivemos um crescimento de 10% nas vendas em 2023, percentual que deve se repetir neste ano. Quanto ao foco na linha com Denominação de Origem Altos de Pinto Bandeira é fundamental para mostrarmos a tipicidade dos produtos, um caminho que ainda precisa ser trilhado junto ao consumidor brasileiro”, acredita.
Da Serra Gaúcha para o mundo
A Vinícola Aurora receberá em seu estande, importadores, distribuidores, atacadistas, varejistas e profissionais do vinho, das mais diversas regiões do Brasil e do mundo. A cooperativa tem uma história de quase 70 anos levando as bebidas gaúchas para todos os continentes. Na última década, triplicou o volume vendido ao mercado internacional.
Só em 2023, a Aurora negociou 1,4 milhão de litros de vinhos, espumantes e sucos de uva para 17 países, um crescimento de 43,6%. As borbulhas foram as que mais se destacaram no ano passado, com um total de 72 mil litros exportados, uma expansão de 154% em relação a 2022.
As iniciativas promovidas pela cooperativa podem ser acompanhadas em vinicolaaurora.com.br.