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PROWINE SP 2022 – Veja como foi uma das maiores feiras de vinhos do Brasil

ProWine São Paulo: Os destaques da edição 2022 

Nos dias 27, 28 e 29 de setembro, no Expo Center Norte, a ProWine apresentou as novidades da indústria de vinhos e destilados para o mercado latino-americano, abrindo a possibilidade de construção de relacionamento do trade entre as marcas e a geração de negócios. A ocasião trouxe muitos resultados positivos, além da feira, em que os mais de 8 mil profissionais qualificados do setor puderam degustar rótulos das principais marcas de 22 países, o ProWine Fórum abordou temas importantes para a indústria, como a sustentabilidade, o mercado ilegal de bebidas, tendencias da indústria, além de diversasmasterclasses. Durante os 3 dias, a ProWine São Paulo recebeu mais de 450 expositores, 900 marcas, de 22 países. “Essa edição, consolidou a ProWine como o ponto de encontro da indústria internacional na América Latina. Nenhum outro evento no continente reúne tantos expositores e profissionais de diversos países. Além disso, o volume de negócios gerados na ProWine São Paulo 2022 superou as expectativas dos participantes e comprovou a evolução do mercado de vinhos na região.” comenta Rico Azeredo sócio da ProWine São Paulo.

Com a participação de Felipe Antunes, membro da ABRABE – Associação Brasileira de Bebidas, foi apresentado o projeto Glass is Good, que é voltado para a reciclagem de vidro. A iniciativa já englobou 900 cooperados e recuperou 109 mil toneladas de vidro, o que gerou a economia de 52 mil MWh de energia e a não emissão de 50 mil toneladas de CO2 na atmosfera. Automaticamente, cerca de 131 mil toneladas de matéria-prima deixaram de ser retiradas da natureza. Um fato muito importante de destacar ao Brasil. Em parceria com a ProWine São Paulo desde 2019, o projeto coletou todas as garrafas utilizadas no evento.

Dentre os destaques de 2022, estiveram os vinhos orgânicos e biodinâmicos, que foram tema de palestras da Salton, vinícola brasileira com produção sustentável pautada no o Pacto Global da ONU, Emiliana, do Chile, maior vinícola orgânica e biodinâmica do mundo e a espanhola Familia Torres, cuja temática da produção sustentável é premissa desde 2008.

O mercado ilegal de bebidas é um tema que vem chamando a atenção da indústria. De acordo com Cristiane Foja, também da ABRABE, mais de 255 mil garrafas foram apreendidas na última operação de combate ao comércio ilegal de bebidas no último ano, nos estados do Rio de Janeiro e Santa Catarina. Felipe Galtaroça, da Ideal Consulting, mostrou o mapa do consumo do vinho no Brasil: o cenário é promissor em toda a esfera da bebida, que chegou agora ao índice de 2,64 litros per capita, com expectativa de 3,3 litros per capita, para daqui a cinco anos.

Representando a WSET – Wine & Spirit Education Trust, principal organização internacional voltada para educação na área de vinhos, destilados e saquês, criada no Reino Unido, em 1969, Kimberly Dupuis, mostrou o quanto a formação na entidade que representa pode ser um divisor de águas na carreira do profissional. Seguindo o viés do saber, a dupla Sílvia Mascella, sommelière e Larissa Fin, da Vinícola Fin, subiram ao palco para defender o tema “Os Sotaques do Brasil’, no qual a premissa é olhar para os vinhos brasileiros – em crescente expansão nos últimos anos.

A pauta segue para conteúdo com “As redes sociais e o vinho”, com Nathalia Ciro, editora do canal Umami e diretora de conteúdo da Woodoo, agência de publicidade voltada para o vinho – que também estava com um estande na feira, onde produzia conteúdo, através da realização de entrevistas ao vivo com convidados e importantes nomes do mundo dos vinhos. A comunicação, agora interpessoal, foi um dos destaques da mesa-redonda “A profissão de sommelier e as suas diversas atuações”, da ABS-SP, que abordou formas mais modernas de sommelier se apresentar, dialogar com o cliente e de atuar, entre outros assuntos.

Ano que vem, a ProWine São Paulo crescerá em 20% seu tamanho para comportar os novos expositores interessados no mercado da região, mas sempre preservando aqualidade do evento, principalmente no que diz respeito aos visitantes. “Nossa meta para 2023 é crescer a feira de maneira sustentável, ou seja, aumentar a variedade de expositores, mas respeitando os limites do mercado, preservando a qualidade de nossos visitantes e serviços,”comenta Malu Sevieri, sócia da ProWine São Paulo.

A ProWine São Paulo 2022 é uma iniciativa realizada por Emme Brasil e Inner Group, em sociedade com a Messe Düsseldorf, organizadora da maior feira de vinhos e destilados do mundo, a ProWein, na Alemanha.

https://prowinesaopaulo.com/

@prowinesaopaulo

 

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