Batizada com nome de uma pequena ilha de Veneza, vinícola boutique é uma das menores instaladas no Vale dos Vinhedos
Uma vinícola boutique que a partir de pequenos lotes produz grandes vinhos: a Torcello faz sua estreia na ProWine SP, trazendo seus destaques à feira, que acontece entre 1 e 3 de outubro na capital paulista.
A história da Torcello começa com a chegada do primeiro imigrante italiano da Família Valduga ao Brasil, Marco Valduga, em 1875. Com ele, outros imigrantes desbravaram matas virgens e construíram o que hoje conhecemos como Vale dos Vinhedos.
Este é o local de origem dos vinhos da Torcello, fundada em 2000 por Rogério Carlos Valduga, 4ª geração da Família Valduga e filho de Remy Valduga (viticultor, escritor e bisneto de Marco).
“Nossa produção anual de tintos e brancos é de apenas 30 mil garrafas. Essa escala permite que a elaboração seja feita de forma totalmente artesanal e controlada. Nossa essência de trabalho em pequenos lotes batiza a vinícola: uma das menores ilhas de Veneza chama-se Torcello, e dessa forma, por sermos uma das menores vinícolas instaladas no Vale dos Vinhedos, fizemos alusão a ilha”, resume Rogério.
Com garrafas numeradas, os rótulos Torcello são elaborados somente em colheitas selecionadas. Três deles foram destacados por Rogério entre os rótulos que a vinícola leva à ProWine, onde participa no espaço coletivo ‘Vale dos Vinhedos’:
- Perfetto Ancellotta 2020: produzido com uma uva incomum no Brasil, é um tinto de taninos muito aveludados, retrogosto intenso e acidez moderada. Envelhece 18 meses em barricas de carvalho americano de primeiro uso.
- Perfetto Alicante Bouschet 2022: também elaborado com uma variedade diferenciada, pouco cultivada em nosso país. Passa 12 meses em barricas novas de carvalho americano, o que lhe confere notas de baunilha, chocolate, caramelo e tabaco.
- Torcello Chardonnay: o vinho mais produzido pela Torcello, conta com maturação de 120 dias em barricas de carvalho americano de primeiro uso. Apresentação integração entre fruta e madeira, com aromas intensos e complexos de baunilha, chocolate branco, nozes, amêndoas, avelã e frutas em calda.
“Além de apresentar nossos vinhos e divulgar a marca aos profissionais que participam da feira, queremos entender melhor o mercado em São Paulo, fazer negócios e estabelecer contatos. Temos certeza de que a recepção ao nosso portfólio será um sucesso”, finaliza Rogério Carlos Valduga.
www.torcello.com.br | @vinicola_torcello