Notícias, novidades e fornecedores do mundo do vinho

Notícias, novidades e fornecedores do mundo do vinho

Prowine 2024 – Wine of Moldova lança o primeiro vinho sério com IA do mundo na feira

Quase 1.000 profissionais do vinho de todo o mundo tiveram a sua primeira experiência com um vinho tinto e branco produzido sob a orientação de um Bot de Inteligência Artificial chamado Chelaris.

Produto de uma extensa colaboração entre enólogos moldavos, profissionais de tecnologia e profissionais de marketing, os dois vinhos foram apresentados pela primeira vez no estande da Wine of Moldova.

A inauguração ocorreu numa masterclass liderada pelo consultor e autor Robert Joseph no domingo, 10 de março, onde os participantes tiveram uma visão potencial do futuro da enologia – a fusão da inteligência humana e artificial. Num momento seminal para a indústria, dois cuvées (um tinto e um branco) também foram apresentados a um público global no stand da Wine of Moldova, com os participantes convidados a votar depois de compararem os vinhos AI com os seus equivalentes produzidos pelo homem. A maioria – 65% – do público ficou surpresa ao saber que o vinho branco, uma mistura de Feteasca Alb, Feteasca Regala e Viorica, foi feito e misturado sob as instruções do bot.

A maioria ficou igualmente impressionada com o tinto Feteasca Neagra da Chelaris, embora tenha surgido uma preferência pelo blend Festeasca Neagra – Rara Neagra criado pelo líder técnico do projeto, Don Elizaveta Beanha.

Os dois vinhos de IA também foram embalados com rótulos gerados por IA que intrigaram muitos visitantes. “A Moldávia prova que não tem apenas terroir e tradições, mas também um setor vitivinícola vibrante que abraça tecnologias inovadoras. A Moldávia está se tornando uma nação líder em vinhos”, disse Robert Joseph.

Este projeto inovador foi liderado em colaboração com o Gabinete Nacional da Vinha e do Vinho (ONVV), utilizando algoritmos sofisticados para apoiar as decisões humanas no planeamento – e execução – de todos os aspectos do processo de produção: colheita, vinificação, loteamento, rotulagem e comunicação. Representa uma nova e ousada visão para a vinificação no século XXI; uma sinergia de intuição humana e precisão habilitada por IA. O futuro do vinho moldavo dependerá parcialmente desta parceria crescente entre os sectores vitícola e tecnológico, uma vez que a colaboração mutuamente benéfica abre novas oportunidades para o desenvolvimento futuro.

Diana Lazăr, líder do projeto AI Wine, comentou: “Conteúdo adicional para este projeto, incluindo materiais de marketing, foi gerado com o apoio e orientação de ferramentas de IA.” Outro elemento-chave do projeto foi a criação de Chelaris, um enólogo meta-humano de IA usado para personificar a tecnologia por trás da inteligência artificial inovadora. No entanto, a maioria das pessoas na masterclass e nas degustações no estande preferem vinho produzido pelo homem, então basicamente isso ressalta que a IA ainda não pode substituir a experiência humana neste campo.

Stefan Iamandi, Diretor do Gabinete Nacional da Vinha e do Vinho, destacou que a Wine of Moldova continua a liderar um ambicioso plano de desenvolvimento sustentável, com as principais partes interessadas a planearem investir em novas vinhas, aumento de capacidade e inovação tecnológica ao longo dos próximos anos. Hoje, a indústria do vinho desempenha um papel significativo na economia da Moldávia, contribuindo com cerca de 3% do PIB e 8% do total das exportações, para a subsistência de mais de 50.000 famílias nas zonas rurais.

A ProWein 2024 viu visitantes de todo o mundo desfrutarem de uma variedade diversificada de variedades de uvas e estilos de vinho da Moldávia, aberta por 51 vinícolas. Os participantes incluíram produtores maiores e algumas marcas artesanais menores. Esta bela nação, situada no coração da Europa Oriental, ganhou muito reconhecimento pelos seus vinhos emocionantes e terroirs fantásticos.

Até à data, os vinhos moldavos ganharam mais de 6.000 prémios internacionais de uma variedade de publicações e organizações respeitadas. No entanto, à medida que o projeto inovador de IA da Moldávia continua a eletrificar a comunidade vitivinícola global, esse número só pode aumentar.

Texto publicado em: 13/03/2024

Utilizamos cookies em nosso site seguindo os Termos Gerais de Uso e Política de Privacidade.
Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.