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ProWine 2023 – Itália estreia com a primeira participação coletiva

 

Itália estreia com a primeira participação coletiva na ProWine 2023

Onze produtores italianos de vinho, reunidos pela ITA – Italian Trade Agency, agência do Governo Italiano que promove o Made in Italy no Exterior e capta investimentos estrangeiros para a Itália, participam pela primeira vez da feira Prowine São Paulo, no âmbito de um ambicioso projeto que tem o objetivo de aumentar a presença italiana no mercado brasileiro, ampliando o consumo de rótulos italianos já comercializados, bem como estimulando a entrada de novos produtores, de um universo que conta com mais de 255 mil empresas presentes em todas as 20 regiões do país europeu, com especial destaque para a Puglia, que reúne o maior número (36 mil), seguida pela Sicília (30 mil) e pelo Vêneto (27 mil).

As ações realizadas em 2023 pela agência italiana colaboraram para o aumento das importações de vinhos italianos realizadas pelo Brasil nos primeiros 8 meses do ano, passando de USD 23,5 milhões para USD 24,6 milhões, o que representa um incremento de 4,4%. A expansão é acompanhada por um aumento de 14,3% no custo médio dos vinhos adquiridos pelos brasileiros na Itália, de USD 3,43/litro para USD 3,92/litro, confirmando seu gradual amadurecimento e maior interesse por produtos de maior valor agregado.

A participação na ProWine São Paulo 2023 segue uma trilha que inclui a realização da maior missão de compradores à Vinitaly, uma das principais feiras do mundo dedicadas ao setor e grande embaixadora da produção vitivinícola italiana, que conta com um portfólio de 635 castas de uvas autóctones e mais de 3.000 tipos de vinhos.

As empresas do Pavilhão Italiano na Prowine São Paulo são: Antica Cantina Leonardi (Lazio), Bartali (Toscana), Cantina Sociale Colli Fiorentini (Toscana), Cantine Il IV Miglio (Campania), Cantine La Marca (Campania), Crea Vini (Abruzzo), Fattoria Pagano (Campania), Gruppo I Vinai (vinhos de toda a Itália), Scuderia Italia (Piemonte/Vêneto/Toscana), Silvio Carta (Sardenha) e Tenuta Patruno Peroniola (Puglia). Enquanto Bartali, Fattoria Pagano, Silvio Carta e Tenuta Patruno Peroniola participam da feira com o objetivo de encontrar parceiros para a introdução de seus produtos no mercado brasileiro, as demais se apresentam com um portfólio consolidado, mas nem por isso sem novidades.

A participação inédita na Feira traz uma seleção de produtos que inclui clássicos da viticultura italiana muito queridos entre os brasileiros, como o Chianti, o Brunello di Montalcino, o Amarone, o Barolo, o Primitivo di Manduria, o Montepulciano d’Abruzzo e o Nero d’Avola, mas também variedades ainda pouco notas no Brasil, como o Est! Est! Est! Di Montefiascone, do Lazio, e o Vernaccia di San Gimignano, da Toscana, vinhos que figuram entre as primeiras denominações de origem controlada italianas.

Será uma grande possibilidade de fazer uma inusitada viagem entre uma ampla diversidade de aromas, sabores e terroirs, de modo a conhecer um pouco mais a milenar tradição vitivinícola italiana.

 

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