
Feira ocorreu de 10 a 12 de março, na Alemanha
A ProWein em Düsseldorf é a principal feira mundial de vinhos e bebidas espirituosas e é a maior plataforma industrial para profissionais da viticultura, produção, comércio e gastronomia. De 10 a 12 de março de 2024, cerca de 5.400 expositores de 65 nações apresentaram seus produtos.
O Brasil esteve mais uma vez presente na ProWein Düsseldorf, um dos eventos mais importantes do setor vitivinícola mundial. Com a organização do Wines of Brazil, projeto setorial desenvolvido pelo Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), a participação brasileira promete impressionar os visitantes com uma seleção diversificada de vinhos e espumantes de alta qualidade elaborados em diferentes regiões produtoras.
O espaço do Wines of Brazil contou com a presença de oito vinícolas brasileiras: Barbara Heliodora, Casa Valduga, Garibaldi, Miolo, Pizzato, Ponto Nero, Vita Eterna e Salton. Além disso, houve uma Discovery Table com produtos de mais seis empresas: Amitié, Bueno Wines, CRS Brands, Lídio Carraro, Mioranza e Tenuta Foppa, apresentados pelo sommelier e wine educator Maurício Roloff. A dinâmica do estande foi planejada com áreas dedicadas ao networking e à promoção da imagem dos rótulos nacionais. Destaca-se ainda uma masterclass exclusiva sobre espumante brasileiro no ProWein Forum, ministrada por Roloff.
A etapa ainda contou com a estreia da campanha promocional para o vinho brasileiro no mercado internacional, Enjoy the FRSH side of life. O projeto setorial usou estratégias de impulsionamento para divulgação da participação setorial nas mídias sociais e em conjunto com parceiros como Embaixadas do Brasil e escritórios da ApexBrasil na Europa.
Conforme o gestor do Wines of Brazil, Rafael Romagna, o apoio do projeto setorial viabilizou a presença das vinícolas na feira, cobrindo todos os custos de execução. Sem esse suporte, a ida à ProWein seria inviável. “A participação do Brasil na ProWein Düsseldorf é estratégica para o Wines of Brazil, pois contribui para o aumento dos negócios internacionais e reforça a imagem do país como produtor de vinhos de alta qualidade”, salienta Romagna, reforçando que o Brasil marca presença na feira alemã desde 2004, demonstrando seu compromisso com o mercado global de vinhos.
As expectativas de negócios para esta edição foram altas, com projeções superiores às edições anteriores. Na última edição, as vinícolas participantes estimaram negócios diretos durante a feira em torno de USD 152 mil, com previsão de USD 745 mil nos 12 meses seguintes, provenientes dos contatos realizados durante o evento. Com duas vinícolas adicionais participando este ano, a expectativa de geração de negócios é ainda maior.
Após o período da ProWein, quatro vinícolas brasileiras seguem para a missão técnica na Alemanha, de 12 a 14 de março, com visitas a regiões certificadas, vinícolas e distribuidores locais.
Sobre o Consevitis-RS
O Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS) atua no apoio, difusão e financiamento dedemandas relacionadas à produção de uvas, vinhos, sucos de uva e demais produtos derivados no âmbito agrícola, produtivo, técnico, promocional, cultural, ambiental, jurídico e institucional. O instituto também está envolvido em programas de ensino, pesquisa, extensão e inovação, visando ao constante desenvolvimento e aprimoramento do setor vitivinícola.
Sobre o Wines of Brazil
O projeto setorial Wines of Brazil é mantido pelo Consevitis-RS em parceria com a ApexBrasil, com o objetivo de promover junto ao mercado internacional os vinhos produzidos no Brasil. Por meio da participação em feiras, realização de eventos promocionais, missões comerciais e outras ações especiais de promoção comercial, o projeto valoriza atributos deste setor – como a qualidade, diversidade e diferenciais dos vinhos brasileiros, valorizando as marcas internacionais dos produtos e fomentando novos negócios para os exportadores brasileiros. Em 2022 o projeto ajudou o Brasil a bater recorde de exportações de vinhos e espumantes, atingindo a marca de USD 13,6 milhões exportados. Informações sobre como fazer parte do projeto setorial podem ser obtidas pelo e-mail info@winesofbrazil.com.br.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A ApexBrasil também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atrair investimentos estrangeiros diretos (IED) ao Brasil, com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.
VISITEM A PROWINE SP 2024
De 01 a 03 de outubro de 2024 – Das 12h às 19h
Local: Expo Center Norte – SP
https://prowinesaopaulo.com
FOTOS























