Notícias, novidades e fornecedores do mundo do vinho

Notícias, novidades e fornecedores do mundo do vinho

ProWein 2023: Brasileiros participam da feira líder do setor entregue com sucesso

A ProWein em Düsseldorf é uma das principais feiras comercial do mundo para vinhos e bebidas espirituosas.  Cerca de 6.000 expositores de mais de 60 nações exibiram seus produtos. – Foto: Divulgação

A ProWein 2023 foi um sucesso retumbante, com as melhores avaliações de todos os lados e forte alcance internacional. Profissionais de vinhos e destilados de todo o mundo viveram três dias intensos na feira de Düsseldorf. O palco central foi a ampla e profunda variedade de vinhos e destilados de todo o mundo. Acima de tudo, tópicos como sustentabilidade, embalagens alternativas de vinho e bebidas sem e com baixo teor alcoólico moldaram a principal feira comercial deste ano.

Wines of Brazil participa mais um ano da ProWine 2023
A Wines of Brazil trouxe para a feira vários fornecedores Brasileiros entre eles a Casa Valduga, a Vinícola Miolo,  Amitié espumantes, Barbara Eliodora Vinícola, Pizzato Vinhas e Vinhos e a CRS Brands. Um grupo de Brasileiros viajaram para participar, provar e conhecer novos vinhos e espumantes do resto do mundo.

Assim como o ícone pop Kylie Minogue, que lançou seu novo espumante rosé sem álcool na ProWein. “A ProWein provou mais uma vez ser a principal feira internacional da indústria de vinhos e bebidas espirituosas. Tal como acontece com os produtores do setor – isso exige muita paixão. Mais uma vez, fizemos o possível para não apenas sermos bons, mas melhores”, disse Erhard Wienkamp, ​​diretor administrativo da Messe Düsseldorf, resumindo o sucesso do evento.

Sinta o sabor dos negócios
E esta mensagem certamente veio. Todo o quem é quem da indústria esteve presente no ProWein deste ano. Nenhuma outra feira no mundo oferece uma programação tão abrangente. Dos cerca de 6.000 expositores, 86% eram de origem internacional, vindos de mais de 60 países. Os líderes de mercado na indústria global de vinhos e bebidas espirituosas estiveram representados, bem como importadores e exportadores, agências comerciais, propriedades vinícolas “Prädikat” ou cooperativas e associações. Tradicionalmente, a Itália é a maior nação na ProWein, seguida pela França, Alemanha e Espanha. O New World também apresentou um portfólio impressionante, assim como a seção de destilados da ProWein.
Profissionais internacionais entre si
Sua gama excepcionalmente internacional é o ponto de venda exclusivo da ProWein. Para os compradores internacionais do varejo de alimentos, comércio especializado e HoReCa, o ProWein foi, portanto, mais uma vez o principal evento indiscutível do setor de negócios deste ano. Apesar das greves de advertência nos transportes públicos, um total de 49.000 visitantes profissionais (2022: 38.000) do varejo e serviços de alimentação/hospitalidade vieram a Düsseldorf. Mais uma vez, a competência de tomada de decisão dos visitantes estabeleceu novos padrões: dois terços dos visitantes estavam envolvidos nas decisões de compra. O caráter internacional da feira também foi confirmado: os visitantes vieram de 141 países (2022: 145 países). Um aspecto marcante aqui foi que a região asiática foi novamente mais fortemente representada. Este ano, o foco de interesse não foi apenas para os vinhos das principais regiões vitivinícolas. Tópicos como bebidas sem e com baixo teor alcoólico ou embalagens alternativas também tiveram grande demanda. Um em cada dois visitantes estava interessado em bebidas sem ou com baixo teor alcoólico e um em cada três em embalagens alternativas.
Os expositores também deram as melhores notas ao ProWein novamente este ano. Por exemplo, Monika Reule, diretora administrativa do German Wine Institute (DWI) disse: “Os expositores alemães deram um veredicto positivo sobre o ProWein deste ano. Eles ficaram muito satisfeitos com a qualidade e quantidade de visitantes profissionais, principalmente do exterior. Tendo em vista a situação desafiadora do mercado doméstico, o negócio de exportação está se tornando cada vez mais importante para muitos produtores. Na ProWein deste ano, muitos expositores puderam fortalecer e expandir ainda mais seus vínculos comerciais internacionais”. Paul Molleman, diretor europeu da California Wines, resumiu sua experiência na ProWein: “O estande da California Wines foi mais uma vez uma das visitas obrigatórias da feira para muitos visitantes. Em cerca de 700 m², mais de 200 vinícolas conseguiram atender à demanda muito bem. Impressionamos os visitantes com nossa exposição “Explore a Califórnia sustentável”. A viticultura sustentável foi o tema principal desta feira e pudemos apresentar nosso compromisso com isso dentro da exposição.”
O membro do conselho da Sempre idem Underberg AG, Thomas Mempel, acrescentou: “O ProWein 2023 tem um grande valor estratégico para nós. Todos os anos se reúnem aqui os mais importantes importadores e distribuidores nacionais e internacionais do setor de bebidas espirituosas.”
ProWein & ProWein World: uma rede poderosa
Não menos bem-sucedidos são os eventos satélite do ProWein World na Ásia e na América do Sul. Em 2023, um total de seis feiras estão programadas fora de Düsseldorf: Wine & Gourmet Japan – powered by ProWein (12 a 14 de abril), ProWine Singapore (25 a 28 de abril), ProWine Hong Kong (10 a 12 de maio), ProWine Sao Paulo (3 a 5 de outubro), ProWine Shanghai (8 a 10 de novembro) e ProWine Mumbai (24 a 25 de novembro).
A próximo ProWein em Düsseldorf está programada novamente para 10 a 12 de março de 2024.

FOTOS DO EVENTO:

Estande da Wines of Brazil na ProWine 2023 – Foto: Luiza Valduga

 

Estande da Wines of Brazil na ProWine 2023 – Foto: Juciane Casagrande

 

A Casa Valduga, com sua diretora Luiza Valduga, participou mais um ano da ProWine 2023. – Foto: Luiza Valduga

 

As sócias da Amitié Espumantes, Andreia Gentilini e Juciane Casagrande dentro do estande da Wines of Brazil na ProWine 2023 – Foto: Juciane Casagrande

 

A vinícola Miolo participou da ProWine 2023 – Foto: Luiza Valduga

 

Vinícola Pizzato participando da ProWine 2023 – Foto: Juciane Casagrande

 

Barbara Eliodora vinícola foi outra que participou do estande Brasileiro da ProWine 2023 – Foto: Juciane Casagrande

 

A CRS Brands também levou seus vinhos para a ProWine 2023 dentro do estande Brasileiro – Foto: Juciane Casagrande

 

Estande da Wines of Brazil – Foto: Divulgação

 

Grupo sommeliers organizado pela Bem Vino que é agência especialista em enoturismo – Foto: Juciane Casagrande

 

Foto: Luiza Valduga
Foto: Divulgação

 

 Foto: Divulgação

 

 Foto: Divulgação

 

 Foto: Divulgação

 

 Foto: Divulgação

 

Foto: Divulgação 

 

 Foto: Divulgação

 

 Foto: Divulgação

 

 Foto: Divulgação

 

 Foto: Divulgação

 

Foto: Divulgação 

 

 Foto: Divulgação

 

 Foto: Divulgação

 

 Foto: Divulgação

 

 Foto: Divulgação

 

 Foto: Divulgação

 

 Foto: Divulgação

 

 

Texto publicado em: 22/03/2023

Utilizamos cookies em nosso site seguindo os Termos Gerais de Uso e Política de Privacidade.
Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.