A Puglia, o “salto da bota” no mapa italiano, cobre uma ampla zona costeira entre os mares Adriático e Jônico, é conhecida pelas suas vastas planícies e colinas baixas, o que a torna propícia para uma viticultura de alto rendimento. No entanto, nos últimos anos, a região tem investido cada vez mais na produção de vinhos de qualidade, com uma maior seleção de uvas e métodos de vinificação mais cuidadosos.
A Primitivo a estrela da Puglia, é a terceira uva tinta mais plantada na região, geneticamente idêntica a Zinfandel, e de origem croata. É conhecida por produzir vinhos encorpados, ricos em sabor e com alto teor alcoólico. Os vinhos produzidos com a uva Primitivo geralmente apresentam aromas intensos de frutas vermelhas maduras, como cerejas e ameixas, além de notas de especiarias, como pimenta preta e canela. Na boca, são geralmente encorpados, com taninos suaves e finais persistentes.
Além disso, o Primitivo também é usado em blends com outras uvas nativas da Puglia, como o Negroamaro, desenvolvido em vinhos complexos e interessantes.
A Belle Cave indica 3 vinhos:
Tornicola Primitivo Salento IGT 2021
“É um tinto frutado e fácil de beber, de coloração intensa, aromas de frutas maduras, quase em compota, com um sutil toque de especiarias, especialmente na boca, onde a baunilha funde-se com as notas de cerejas e ameixas, equilibradas com um delicioso frescor e agradável final de boca.”
Casta: 100% Primitivo
País e Região: Itália, Puglia
Denominação: Salento IGT
Amadurecimento: em tanques de inox e barrica de carvalho de Eslovênia.
Harmonização: Costelinha ao barbecue, burger com cheddar e cebolas caramelizadas, massas com molhos vermelhos de sabor pronunciado, amatriciana e puttanesca.
Teor Alcoólico: 13%
VERSO SALENTO IGT 2020
Notas atraentes de creme de amêndoas e de ameixas secas. Na boca é suculento e cheio de frutas escuras maduras sem ser muito alcoólico ou pesado. Há uma nota de especiarias de inverno que funciona muito bem!”
Castas: 60% Negroamaro, 35% Primitivo, 5% Malvasia Nera
País e Região: Itália, Puglia
Denominação: Salento IGT
Amadurecimento: Fermentação com temperaturas controladas entre 25/27oC, incluindo o longo contato entre o mosto e as cascas.
Harmonização: Carnes vermelhas e de caça, risotos, massas e queijos fortes.
Teor Alcoólico: 14%
Cantine Teanum Puglia IGT Otre Primitivo 2019
“Uma longa maceração pré-fermentativa resultou em uma bela complexidade dos aromas específicos, harmonia e complexidade.”
Casta: 100% Primitivo
País e Região: Itália, Puglia
Amadurecimento: Em barricas de carvalho francês (de 300 litros) com tosta média por 2 anos e amadurecimento em garrafa por 6 meses.
Harmonização: Carnes, risotos, massas e queijos. Para o enólogo, a harmonização sugeriada se dá com aves e queijos duros.
Teor Alcoólico: 15%
Os vinhos podem ser adquiridos clicando aqui!