All4Wine

Notícias, novidades e fornecedores do mundo do vinho

Notícias, novidades e fornecedores do mundo do vinho

Pesquisar
Close this search box.

Primeiros vinhos produzidos no Horto Botânico de Roma – 155 uvas diferentes!

Fotos: Rainews, Winenews

Imaginem vinhos feitos com quase 80 uvas diferentes, provenientes de todas as regiões da Itália. Eles existem! Foram criados com as uvas presentes no “Vigneto Italia” (Vinhedo Itália), biodinâmico, do Horto Botânico de Roma – primmeira vindima- idealizados por Luca Maroni, o famoso analista sensorial e autor do Anuário dos Melhores Vinhos Italianos. O vinho se chama “Somma Sapienza”, em homenagem ao pólo verde, universitário, da cidade. “Se trata de um vinho único e absoluto! Um blend de todas as uvas autóctones italianas plantadas em 2018″, dizem Luca Maroni e Francesca Romana Maroni, que o apresentaram nos dias 23 e 24 desse mês,  no evento ” Vendemmiata Romana Special Edition”.

Foi um experimento único no mundo, que coloca na garrafa os aromas de uvas que normalmente crescem em terroirs diferentes:  uvas muitas diferentes entre si, que encontraram um terreno fértil comum, exatamente no coração da Cidade Eterna e, que, após terem respirado o mesmo ar, foram misturadas e se transformaram em dois rótulos de grande importância. No total são 600 garrafas de meio litro: 300 com uvas brancas, 300 com uvas tintas  de “Somma Sapienza”, produtos com edição limitada e não disponíveis para venda.

Fotos: Rainews, Winenews

A Universidade “La Sapienza” de Roma, com a colaboração da Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade da Tuscia, monitorou 155 tipos de uvas (das 500 existentes e das 400 catalogadas) e fizeram garrafas (uma com um rótulo dourado e a outra com o rótulo rubi), onde estão escritas as uvas, com as suas respectivas regiões. Para o vinho branco foram usadas 79 tipos de uva que representam cada uma das 20 regiões, como a Passerina, a Trebbiano d’Abruzzo, a Fiano d’Avellino, a Malvasia Aromática de Piacenza, além também, da Bellone e da Moscato de Terracina.

No vinho tinto, são encontrados 76 tipos de uvas diferentes, como a Montepulciano e a Aglianico del Vulture, a Gaglioppo calabrese, a Piedirosso campano, além da Lambrusco di Sorbara, da Refosco dal Pedunculo Rossso, da uva Lacrima del Morro d’Alba e da Tintilla molisana.

Fotos: Rainews, Winenews

 

“A complexidade aromática que vem dessa riqueza, dessas variedades e representatividades itálicas das uvas. A integridade enológica da transformação, torna os aromas e sabores desses vinhos, uma experiência sensorial em que se deve mirar e, com certeza, será inesquecível. Um vinhedo com vinhos únicos em relação à biodiversidade”, diz Luca Maroni.

Os vinhos apresentados no evento “Vendemmiata Romana Special Editon” mostraram o quanto a “natureza é um organismo vivo e vital, rico de situações não sempre controláveis: a peronospora, por exemplo, que atingiu também o “Vigneto Italia” e destruiu as uvas, mas não impediu minimamente a vontade de celebrar os ritmos da natureza, de descobrir seus frutos e de conhecer cada vez mais e melhor, as tradições italianas, as uvas, os vinhos…as verdadeiras riquezas da Itália”, diz Francesca Romana Maroni, CEO Sens Events.

Fontes e Fotos Rainews, Winenews.

Alessandra Gomes Rodrigues

“Técnico Esperto della Filiera Vitivinicola” no Instituto Garibaldi, Roma, Itália. Sommelière – Associazione Italiana di Sommeliers – Roma – 2004 – Itália.  Finalista do concurso “Melhor Sommelier do RJ do Sul da França” na ABS em 2013. Atua com cursos, eventos, consultorias e treinamentos sobre vinhos, em restaurantes no Rio de Janeiro. Atividades constantes de sommelière e de intérprete em eventos de vinhos em várias cidades do Brasil. Publicação do artigo “A questão dos agroquímicos na viticultura e na produção de vinhos – uma breve revisão” pela revista Embrapa, n° 28.

E-mail: alessandra_sommelier@hotmail.com
Instagram: @ale.sommelier/@siduri_enogastronomia_italiana
Cel.: +55 (21) 98172-5931
Blog: http://sidurienogastronomiaitaliana.wordpress.com

Utilizamos cookies em nosso site seguindo os Termos Gerais de Uso e Política de Privacidade.
Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.