O vinho concebido por João Maria Portugal Ramos, enólogo e filho de João Portugal Ramos, tem uma nova imagem. Mais premium, sem deixar o posicionamento jovem e leve da marca.
“O Pouca Roupa foi o nosso primeiro vinho vegan, concebido para atrair um público mais urbano, jovem, mas que gosta de ser levado a sério na sua escolha de vinho. Com nome irreverente, além de ser a designação do monte alentejano onde está implantada a vinha que dá origem a este vinho, o Pouca Roupa é um apelido muito comum no Alentejo”, afirma João Maria Portugal Ramos.
Os novos rótulos são simples e minimalistas, mantendo o seu logotipo diferenciador e com padrão subtil através de recurso a verniz serigrafado, sendo as castas escritas à mão. Os códigos vínicos são mais evidentes e a região de origem, o Alentejo, mais percetível. A adoção de cores pastéis pretende trazer mais vitalidade e frescura à marca, conferindo uma sensação de maior exclusividade.
Rebranding
O rebranding do Pouca Roupa é assinado por Duarte Pinheiro de Melo.
Com esta nova imagem, surge também o conceito “Assenta que nem uma uva”, um trocadilho com o nome do vinho, mas que remete para a boa experiência de beber Pouca Roupa.
O vinho branco é feito maioritariamente a partir da casta Sauvignon Blanc , com as uvas a serem colhidas manualmente de manhã cedo, para preservar a frescura. Tem um final de boca longo e persistente e acompanha bem saladas, peixe, marisco e carnes brancas.
O tinto é feito a partir das castas Alicante Bouschet, Touriga Nacional e Alfrocheiro. Apresenta uma cor rubi com tons violeta e na boca os taninos são suaves, mas bem presentes.
O rosé é feito a partir das castas Touriga Nacional, Aragonez e Cabernet Sauvignon. Apresenta uma cor salmão aberta e um aroma marcado por frutos vermelhos, bem casados com uma componente vegetal viva. Neste caso, a vindima é noturna. Na boca sente-se um vinho com volume, acidez bem equilibrada e um final prolongado. O acompanhamento perfeito para refeições de sushi.