All4Wine

Notícias, novidades e fornecedores do mundo do vinho

Notícias, novidades e fornecedores do mundo do vinho

Port Wine Day distingue projetos de sustentabilidade no Douro

O Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP) volta a assinalar o Port Wine day, que terá lugar no dia 10 de setembro e que se estende por todo o mês.

Esta data emblemática, celebrada desde 2014, é marcada por três momentos especiais, todos dedicados a honrar a tradição, a inovação e a sustentabilidade que estão no coração da Região Demarcada do Douro (RDD) e do Vinho do Porto.

Além de ser uma celebração da rica herança do Vinho do Porto, o Port Wine Day também pretende, nestas últimas edições, ser um alerta para as questões da sustentabilidade e das alterações climáticas que afetam o Douro Vinhateiro.

O primeiro momento tem lugar precisamente a 10 de setembro, no Teatrinho Reguense, em Peso da Régua, onde serão entregues distinções nas áreas da Enologia, Viticultura, Enoturismo e Revelação, no âmbito do projeto “Douro+Sustentável”, que visa distinguir projetos e pessoas que desenvolvem a sua atividade privilegiando boas práticas ambientais, protegendo a região e o seu património.

É essencial destacar e valorizar aqueles que têm contribuído para a proteção do meio ambiente e para a promoção de práticas vitivinícolas responsáveis. A sustentabilidade é mais do que uma tendência – é uma missão educativa que todos devemos abraçar para assegurar o futuro do Douro Vinhateiro e das gerações vindouras. É uma prioridade evidenciar a relevância da sustentabilidade e das questões climáticas na produção e comércio dos vinhos da Região Demarcada do Douro em geral e do Vinho do Porto em particular. O IVDP, IP está comprometido em liderar estas iniciativas, incentivando práticas ambientalmente responsáveis e promovendo as boas práticas vitivinícolas que respeitem o equilíbrio entre natureza e a tradição”, refere Gilberto Igrejas, presidente do IVDP, IP.

Em 22 de setembro, as 18 horas, no Salão Nobre do IVDP, IP, no Porto, realiza-se a Masterclass – “Os Novos Portos Velhos”, uma oportunidade para aprimorar conhecimentos e o paladar nas categorias que foram criadas em janeiro de 2022 – os Brancos 50 anos e os Tawny Very Very Old, ou VVO. O objetivo é mostrar vinhos únicos e raros, fazer uma análise do seu perfil sensorial e, assim, mostrar a inovação e a modernidade no Vinho do Porto. “Contrariando o que ainda por teimosia se veicula de ser um vinho direcionado para um público muito específico, o Vinho do Porto está em permanente inovação possibilitando uma oferta diversificada aos consumidores, de várias gerações, sendo, indiscutivelmente o vinho que continuará a posicionar Portugal nas categorias premium”, sublinha o presidente do IVDP, IP.

Em 30 de setembro as celebrações do Port Wine Day culminarão em grande estilo com um inesquecível Sunset Party na vibrante cidade de Vila Nova de Gaia. Com o horizonte da cidade e as águas do rio Douro como cenário, os participantes poderão desfrutar de uma experiência única de degustação de vinhos da Região Demarcada do Douro, acompanhada de música ao vivo e entretenimento, com o maravilhoso enquadramento que o Cais de Gaia permite. Este evento traduz a visão do Port Wine Day em revitalizar o Vinho do Porto com um conceito jovem e moderno, tornando-o a escolha ideal para uma nova geração de apreciadores de vinho.

Utilizamos cookies em nosso site seguindo os Termos Gerais de Uso e Política de Privacidade.
Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.