All4Wine

Notícias, novidades e fornecedores do mundo do vinho

Notícias, novidades e fornecedores do mundo do vinho

Por mais diversidade, Portus Cale apoia iniciativa que quer levar mais pessoas negras para o mundo do vinho

Karene Viela, CEO da Portus Cale

A importadora acaba de presentear uma participante do Afrovinho com um curso WSET Nível 1 da Enocultura. O evento aproxima pessoas negras do vinho em SP

A inclusão das pessoas negras no mercado de trabalho enfrenta diversos desafios nos mais variados segmentos. O setor dos vinhos, em especial, apresenta diversas barreiras, entre elas: os cursos, que são poucos e caros.

Com o intuito de levar mais pessoas negras para esse universo, a Portus Cale, importadora com mais de 30 anos no mercado nacional de vinhos, é uma das apoiadoras do Afrovinho, idealizado pelo jornalista Djalma Campos e a sommelier Andréa Silva, evento que busca criar um ambiente acolhedor para negros e negras degustarem, conversarem e aprenderem sobre vinho. A primeira edição do Afrovinho aconteceu na Vila Madalena em São Paulo com coquetel especial.

Na ocasião, a Portus Cale presenteou uma das participantes, Carina Monteiro, com uma Certificação Internacional WSET Nível 1 da Enocultura.

Vídeo da vencedora: https://www.instagram.com/p/CwSG21fMY6i/

Por mais diversidade no setor

Com mais de 30 anos no mercado, atualmente a Portus Cale é uma das poucas empresas do setor do vinho liderada por uma mulher. Além de empresária, Karene, 36, é uma estudiosa dos vinhos. Com capacitações internacionais, fez imersão pela ABS (Associação Brasileira de Sommeliers), tornou-se sommelier formada pela Court Master Sommelier (Estados Unidos), recebeu o título DipWSET, da escola Wine & Spirit Education Trust (Londres); e foi certificada pela Wine Scholar Guild em Espanha, Itália e França. Além disso, na Portus Cale, 80% dos colaboradores são mulheres. Algo que surgiu naturalmente, mas que hoje entra no hall de indicadores e valores da empresa. Para a CEO é importante ver mais mulheres se envolvendo e mudando o mercado.

“Na maioria dos espaços que envolvem vinho, tanto no mercado, quanto nos lugares de lazer, as mulheres e pessoas negras são minoria. Ainda atrelamos o perfil do empresário e do consumidor do vinho ao homem branco de meia idade. Minha intenção é mudar esse estereótipo e mostrar que o vinho é pra todo mundo. É por isso que financiamos o curso para uma mulher negra”, conta.

A empresária é responsável pela nova plataforma digital da importadora, que descomplica a venda de vinhos com dicas de harmonização para o público leigo. O site conta com sugestões de vinho de um time diverso de experts, que vão desde o locutor esportivo Galvão Bueno até a astróloga Rita Oliva, reforçando a ideia de que “vinho é para todos”.

Sabendo da diversidade do povo brasileiro, Karene quis modernizar o mercado com novas ideias: passou a vender vinhos veganos (sem origem animal) e até uma linha de vinhos inspirada nos signos do zodíaco.

A Portus Cale

Fundada em 1985, a Portus Cale despontou como especialista na importação de grandes marcas portuguesas. Apesar da tradição, também sai do lugar comum com linha de rótulos veganos, em lata e Kosher, para a comunidade judaica. 

No intuito de aprimorar o negócio pela via digital, desde 2019 se aproxima do consumidor final a partir da criação de uma plataforma de vendas online. O novo posicionamento de marca é assinado pela CEO Karene Vilela. Para estreitar a distância entre o vinho e o público, o site fornece todas as informações sobre os rótulos, como temperatura para servir e dicas de harmonização. Na seleção “Amigos e Experts” é possível conferir rótulos indicados por curadores como Galvão Bueno, Raphael Despirite, e a fotógrafa Jane Prado.

https://www.portuscale.com.br/

https://www.instagram.com/portuscalevinhos

Utilizamos cookies em nosso site seguindo os Termos Gerais de Uso e Política de Privacidade.
Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.