Notícias, novidades e fornecedores do mundo do vinho

Notícias, novidades e fornecedores do mundo do vinho

Pipa Parade 2025 encerra com chave de ouro

Credito/Foto: Divulgação

 

Mais de um milhão de pessoas impactadas pelo festival itinerante que uniu arte, gastronomia, turismo e muito vinho, durante dois meses na Serra Gaúcha

Pipa Parade consagrou-se como um verdadeiro sucesso, celebrando a cultura, a arte e o enoturismo no coração do Vale dos Vinhedos, na Serra Gaúcha. Desde o seu lançamento, em janeiro desse ano, o evento reuniu inúmeras vinícolas, talentosos artistas da região e experiências gastronômicas inesquecíveis, proporcionando um mergulho autêntico no universo do vinho. Além de encantar moradores e visitantes, a iniciativa impulsionou ainda mais o turismo local, reafirmando a força e a resiliência do setor após a enchente do ano passado. Com isso, o Rio Grande do Sul demonstra, mais uma vez, sua capacidade de se reinventar e fortalecer seu potencial turístico. “O lançamento do Pipa Parade em 2025 foi um marco importante para o RS após a enchente. Conseguimos entregar um evento lindíssimo que impactou mais de 1 milhão de pessoas. Somente o número de Wine Locals no período do projeto cresceu 54% comparado ao mesmo período de 2024. Isso nos motiva a fazer algo ainda maior em 2026”, avalia Matheus Vigel, um dos sócios da Wine Locals, criadora e responsável pelo festival.

“Como artista e entusiasta do enoturismo fiquei especialmente entusiasmado com o projeto Pipa Parede por usar uma mídia que está diretamente relacionada ao mundo do vinho que é a barrica onde ocorre a elaboração e que é carregada de um imaginário, um romance muito forte junto ao mundo que interessa às pessoas sobre o vinho. Essa iniciativa ajudou a conectar as vinícolas do próprio setor e os artistas locais em prol de uma causa temática bastante interessante que é a imigração italiana com uma curadoria diferenciada que conseguiu abordar uma série de temas e pluralidade de estilos de artistas que fez toda diferença. Além de ter um viés de instigar o público com a arte, a profissão artística em si, também fomentou as pessoas a consumir o enoturismo associado a esta arte de uma maneira democrática. Isso foi de um sucesso fantástico”, segundo Pablo Perini, Gestor de marcas e Diretor da Casa Perini – também artista participante do projeto.

Com curadoria de André Venzon, esses são os principais pontos do projeto Pipa Parede:

  • A maior exposição de arte ao ar livre da Serra Gaúcha;
  • Foi pensado para celebrar e impulsionar a vindima na Serra Gaúcha;
  • O tema abordou os 150 anos da imigração italiana no RS;
  • Reuniu 30 obras de arte em trios de barricas de vinho feitas por 30 artistas gaúchos;
  • Aconteceu em uma rota com 10 cidades, conectando as regiões Uva e Vinho e Hortênsias.

Com um impacto que ultrapassou 1 milhão de pessoas, o Pipa Parade, desde o início, destacou não apenas a valorização da cultura e do enoturismo, mas também a força da comunidade em reconstruir e fortalecer a região. O evento culminou no Pipa Festival Vale dos Vinhedos, que aconteceu no último fim de semana, proporcionando experiências inesquecíveis e já deixando expectativas para sua próxima edição. “Nossa ideia é expandir o conceito do projeto para outros tipos de artes, como música, arquitetura e moda. O Pipa Festival Vale dos Vinhedos fechou de uma forma linda esse ano de projeto e já deixou um teaser do evento de abertura do Pipa Parade 2026: o Pipa Festival Porto Alegre, que acontecerá em julho de 2025”, adianta Matheus.

Pipa Parade é realizado com o financiamento da Lei Federal de Incentivo à Cultura e apresentado pelo Governo do Rio Grande do Sul.

Texto publicado em: 01/04/2025
 - Divulgação: mailingimprensa.com.br

Utilizamos cookies em nosso site seguindo os Termos Gerais de Uso e Política de Privacidade.
Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.