All4Wine

Notícias, novidades e fornecedores do mundo do vinho

Notícias, novidades e fornecedores do mundo do vinho

Os Vermentinos do Gambero Rosso

por Glaucia Balbachan
Foto: Empratado

Trata-se de uma variedade branca chave na Sardenha e na Toscana, a Vermentino produz vinhos que são cobertos por frutas, notas de ervas e mineralidade. Com biotipos na Ligúria e no Piemonte, este característico vinho branco pode ser encontrado em muitas mesas de jantar italiano ou agora nas casas de brasileiros.

A Vermentino aparece na Itália continental, Sardenha, sul da França e Córsega sob a variedade de outros nomes. Os biotipos da Ligúria e do Piemonte são conhecidos como Pigato e Favorita, respectivamente. No sul da França, seu nome é Rolle onde são feitos blends nos rosés da Provence.

Os ampelógrafos estão indecisos sobre até que ponto essas uvas estão intimamente relacionadas, mas geralmente se entende que são biotipos ou mutantes clonais de Vermentino. Seja qual for o nome, estes vinhos têm muito em comum no seu perfil de aroma e sabor, bem como na sua estrutura.

Vermentino faz vinhos tranquilos, secos, espumantes, passito e de colheita tardia. Esta variedade também produz vinhos monovarietais e blends, mas hoje vamos nos concentrar mais nos varietais.

A Vermentino expressa frutas cítricas, tropicais, ervas secas, amêndoas, florais leves, salinidade e mineralidade. Possui corpo leve a médio e acidez média a alta, tudo que o brasileiro gosto nos dias mais quentes.

No último 22 de setembro, aconteceu o italiano Gambero Rosso em SP. Evento grandioso que reuniu ótimos rótulos em uma feira irretocável no Hotel Intercontinental. Aquela tarde estava quente e nós nos focamos nos brancos italianos, e que bela escolha a nossa.

É claro que a feira não se resumiu em Verentinos, haviam belos Trebianos também. De uma forma geral, o evento contou com mais de 30 marcas com seus produtores e representantes, além da premiação dos melhores restaurantes italianos da cidade paulistana.

Destacamos, algumas obras de arte em formato de vinho como o Lambrusco Concerto do produtor Medici Ermete, o Cartizze da Villa Sandi, o Pecorino Biológico da Cantina Tollo, o belo Trebiano D´Abruzzo do mesmo produtor e o Etna Bianco DOC da Nicosia. Brancos impressionantemente bons, mas as marcas Luciano Ercolino com seus brancos emocionantes como: L´Ariella – Grego Di Tufo E O Le Grade – Fiano Di Avellino roubaram as atenções da feira.

Porém um produtor ainda sem importador no Brasil, o LVNAE exibiu um Vermentino da Familia Bosoni na Liguria, que nos inspirou a começar esse texto com a uva Vermentino. O Colli Di Luni que apresentou um vinho com toda a tipicidade da Vermentino do país da bota. Frescor, elegância, notas cítricas e a certeza que cairia muito bem no paladar do brasileiro. Esperamos que encontrem em breve um importador.

SERVIÇO:
Top Italian Roadshow Gambero Rosso
Instagram: @gamberowinetasting
www.gamberorossointernacional.coom

Glaucia Balbachan

É editora do site enogastronômico Empratado (www.empratado.com.br). Já foi colaboradora para a Revista Marie Claire, Site Fashion Up e Revista Adega. Tem expertise em ministrar aulas de vinho e comunicação e MKT digital de vinhos. É pós-graduada em jornalismo gastronômico pela FAAP e pós-graduada no Senac/SP em História e arte da gastronomia. É diplomada pela Wset (Wine & Spirit Education Trust) e membro da francesa Fijev (Fédération Internationale dês Journalistes et Ecrivains dês Vins et Spiritueux).

Utilizamos cookies em nosso site seguindo os Termos Gerais de Uso e Política de Privacidade.
Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.