All4Wine

Notícias, novidades e fornecedores do mundo do vinho

Notícias, novidades e fornecedores do mundo do vinho

Pesquisar
Close this search box.

Os primeiros patronos unem forças com o « Cité des Climats et vins de Bourgogne

A região vinícola de Bourgogne: um patrimônio cultural milenar

Foto: divulgação

Bourgogne é conhecida em todo o mundo por sua história, seu patrimônio, seus vinhedos e seus vinhos. É, de facto, o berço de um grande modelo vitícola; é o arquétipo dos vinhedos baseados em terroir e busca constantemente alcançar resultados que se consubstanciam nos “Climats”. Em nenhum outro lugar do mundo se procurou ligar a produção de vinho ao seu local de origem de forma tão precisa e íntima, e isso tem acontecido há séculos. Isso explica por que os “Climats du vignoble de Bourgogne”, dentro da zona de Dijon a Maranges, foram registrados em 2015 como Patrimônio Mundial da Unesco, em reconhecimento ao seu valor universal.

Três locais para transmitir a cultura do vinho da Borgonha
Um grande projeto cultural, educacional e turístico foi lançado para preservar e compartilhar esse patrimônio vitivinícola milenar: a Cité des Climats et vins de Bourgogne, situada em três locais emblemáticos: Chablis, Beaune e Mâcon. Esta rede de três locais culturais e turísticos destina-se a promover a Borgonha, o seu património, os seus “climas” e os seus vinhos. Seja você um novato ou um amante do vinho experiente, a Cité des Climats et vins de Bourgogne oferece a oportunidade de descobrir o mundo dos vinhos e do vinho através de experiências amigáveis, sensoriais e educativas, e principalmente através de passeios imersivos. Ao compartilhar esta herança cultural milenar com o maior número possível de pessoas, a Cité des Climats et vins de Bourgogne certamente contribuirá para a influência cultural desta grande região vinícola.

Um investimento de 22 milhões de euros
Para criar estes três centros de 5.000 m2 de área de exposição, mais de sessenta empresas de toda a Borgonha estarão envolvidas. O investimento total para os três sítios ascende a 22 milhões de euros, incluindo a museografia. Até à data, 80 % do orçamento total foi alcançado com um forte apoio de profissionais do vinho através do Bureau Interprofessionnel des Vins de Bourgogne (BIVB) e da cidade de Beaune, que são as duas entidades adjudicantes, bem como o apoio de inúmeras instituições e organizações locais. Os restantes 20%, ou seja, 6 milhões de euros, serão financiados por angariação de fundos.

Um início de campanha promissor: 2 milhões de euros arrecadados
A campanha, liderada por um grupo de mecenas de produtores e comerciantes da Borgonha, está prevista há vários meses, com vista a angariar os primeiros fundos. Até à data, dos 6 milhões de euros necessários, foram prometidos cerca de 3,5 milhões de euros, dos quais 2 milhões foram arrecadados.

Isto foi conseguido graças ao empenho de cerca de cinquenta doadores, maioritariamente da indústria do vinho, mas também de parceiros locais e internacionais dedicados.

Desde o início do ano, a Cité des Climats et vins de Bourgogne reuniu seus primeiros doadores para visitas ao local. Os dois primeiros foram organizados em janeiro e março passados ​​em Beaune e os próximos serão organizados em Chablis e em Mâcon. Essas visitas permitem que os doadores vejam o andamento dos trabalhos e conheçam as equipes no local.

Entusiastas da Borgonha, amantes da nossa bela região, profissionais da vinha ou do vinho, amantes do vinho, empresas locais, defensores do património vivo… A Cité des Climats et vins de Bourgogne convida todos aqueles que desejam contribuir para este projeto único e círculo de clientes existentes.

Follow the progress of the Cité on www.cite-vins-bourgogne.fr/en

 

 

Divulgação: Cité Climats Vins

Utilizamos cookies em nosso site seguindo os Termos Gerais de Uso e Política de Privacidade.
Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.