Cordeiro e Tannat no Brasil
Depois de dois longos anos de pandemia, o Uruguai chegou à São Paulo para apresentar uma de suas tradições mais harmoniosas com seus vários e apetitosos Tannats – o Cordeiro.
O restaurante Praça São Lourenço serviu de cenário para o evento que contou com um almoço especial de Tannat uruguaio e Cordeiro, na presença de 15 rótulos: Altos de La Ballena ( Tannat/ Viognier), Barras de Mahoma ( Signature Winemaker), Bracco Bosca ( Tannat Reserva), Cerro del Toro ( Albariño Sobre Lías), Familia Deicas ( Preludio Tinto), Garzón ( Single Vineyard Albariño), Narbona ( Luz de Luna Tannat), Viña Progreso ( Old Vines Tannat), Antigua Bodega ( Protagonista), Bouza (Monte Vide Eu), Cerro Chapeu ( Castel Pujol Folklore Pet Nat), De Lucca ( Marsanne Reserve), Familia Traversa ( Viña Salort Cabernet Sauvignon), Montes Toscanini ( Carlos Montes Tannat) e Pisano ( Pisano Arretxea Tannat).
O almoço para influenciadores de vinho com os 15 rótulos uruguaios contou com Salada de quinoa tostada, com ervas e coalhada temperada como entrada, pernil de cordeiro braseado na lenha com musseline de batata e cenoura glaceada como prato principal e Pavlova – creme de mascarpone, morango fresco marinado no whisky e suspiro como sobremesa.
Em seguida o evento abriu para jornalistas, sommelieres e especialistas no mercado de vinho, a masteclass com a presença do INAVI – Instituto Nacional de Vitivinicultura do Uruguai, trazendo para o Brasil as últimas informações sobre principais variedades plantadas, terroir, climas, solos, regiões, história do vinho uruguaio, exportação e a paixão por fazer vinho, além de uma breve apresentação dos produtores falando de seus vinhos mais importantes na degustação.
Já no final da tarde, a feira de vinhos uruguaia foi aberta para convidados com 15 expositores na presença de alguns importadores e vinícolas. A organização também foi um dos pontos altos do evento realizado pelo Encontro de Vinhos de Beto Duarte e Daniel Perches.
Os destaque da feira foram: Os Tannat Bella Dona e Osiris Reserva do produtor Antigua & Bodega, Cocó do produtor Bouza, Castel Pujol da Cerro chapeu, o Sauvignon Blanc da Familia Traversa, o Tannat Rosé da Montes Toscanini, o Torrontés Río de los Pájaros dos irmãos Pisano, o Sangiovese da Viña Progreso, o Pinot Rosé da Garzón, o adorável Bizarra da Familia Deicas, o Pinot Rosé da Bodega Cerro del Toro, o Cabernet Franc da Braccobosca e o blend de Tannat com Viognier da Alto de la Ballena.
Ainda no final de semana do dia 28 e 29 de maio, a feira de vinhos do Uruguai aconteceu para público pagante na Casa da Caldeiras em SP, com muito cordeiro e Tannats.
SERVIÇO:
Tannat & Cordeiro no Brasil
Uruguay Wine
Instagram: @uruguay.wine
www.uruguay.wine